A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Visão, Valores, Missão Nível Operacional da Gestão – Responsabilidade Social.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Visão, Valores, Missão Nível Operacional da Gestão – Responsabilidade Social."— Transcrição da apresentação:

1 Visão, Valores, Missão Nível Operacional da Gestão – Responsabilidade Social

2 Responsabilidade Social - Princípios norteadores Declaração Universal dos Direitos do Homem; Agenda 21; Carta da Terra; Metas do Milênio; Pacto Global.

3 Declaração Universal dos Direitos do Homem Declaração Universal dos Direitos do Homem Retrata ideal comum de todos os povos e nações; Respeito aos direitos e liberdades; Reconhecimento e a aplicação universal entre Estados membros e os territórios colocados sob a sua jurisdição. 30 artigos

4 Agenda 21 Documento consensual; Governos e instituições da sociedade civil de 179 países; Consolidada - Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), em 1992, no Rio de Janeiro (ECO-92).

5 Agenda 21 Acordos resultantes da Agenda 21 Declaração do Rio, Declaração de Princípios sobre o Uso das Florestas, Convênio sobre a Diversidade Biológica, Convenção sobre Mudanças Climáticas

6 Carta da Terra Construção de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica, no século XXI, A visão ética: reconhece a proteção ambiental, os direitos humanos, o desenvolvimento humano eqüitativo e a paz como interdependentes e inseparáveis

7 Carta da Terra I. Respeitar e cuidar da comunidade de vida; II. Integridade ecológica; III. Justiça social e econômica; IV. Democracia, Não-violência e Paz.

8 Carta da Terra O CAMINHO... Requer... mudança na mente e no coração. um novo sentido de interdependência global e de responsabilidade universal. Devemos... desenvolver e aplicar com imaginação a visão de um modo de vida sustentável nos níveis local, nacional, regional e global.

9 Metas do Milênio Compromissos entre líderes de 191 países membros das Nações Unidas, na Cúpula do Milênio, Nova York –(set 2000). Estabelece números para dar significado aos objetivos de erradicar a fome ou diminuir a mortalidade infantil,

10 Metas do Milênio Exemplo: garantir, até 2015, a redução pela metade da porcentagem de pessoas que vivem na extrema pobreza, fornecer água potável e educação a todos e combater a propagação da AIDS, malária e outras doenças.

11 Metas do Milênio 1. Erradicar a extrema pobreza e a fome; 2. Atingir o ensino básico universal; 3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres ; 4. Reduzir a mortalidade infantil; 5. Melhorar a saúde materna; 6. Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças; 7. Garantir a sustentabilidade ambiental. 8.Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento.

12 Metas do Milênio Exemplo: 5. Melhorar a saúde materna Nos países em desenvolvimento, as carências em saúde reprodutiva fazem que a cada 48 partos uma mãe morra. A presença de pessoal qualificado na hora do parto será o reflexo do esenvolvimento de sistemas integrados de saúde pública.

13 Pacto Global Convite de Kofi Annan, ao setor privado, agências das Nações Unidas e outras organizações da sociedade civil, avançar a prática da responsabilidade social corporativa, busca de uma economia global mais sustentável e inclusiva.

14 Pacto Global Princípios de Direitos Humanos 1. Respeitar e proteger os Direitos Humanos. 2. Impedir violações de Direitos Humanos. Princípios de Direitos do Trabalho 3. Apoiar a liberdade de associação no trabalho. 4. Abolir o trabalho forçado. 5. Abolir o trabalho infantil. 6. Eliminar a discriminação no ambiente de trabalho.

15 Pacto Global Princípios de Proteção Ambiental 7. Apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais. 8. Promover a responsabilidade ambiental. 9. Encorajar tecnologias que não agridam o meio ambiente. Princípio contra a Corrupção 10. Combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina

16 Pacto Global A Petrobras signatária do Pacto Global desde 2003 e a única empresa da América Latina a integrar o Conselho do Pacto Global a ONU. (empresarial, sociedade civil, trabalho e Nações Unidas)

17 Pacto Global Balanço Social e Ambiental das empresas é enviado anualmente ao Pacto Global da ONU como forma de Comunicação do Progresso (Communication on Progress – COP) em relação aos dez princípios assumidos.

18 Pacto Global Atualmente, 30 organizações participam do CBPG; ABN AMRO Brasil,Ache Laboratórios, Arcelor Mittal Brasil, Associação Comercial do Paraná, Banco Bradesco, Banco do Brasil, Banco Itaú, BASF, BOVESPA, CACB, COPEL, CPFL, Endessa, ISAE/FGV, FIEMG, FIEP, Fundação Dom Cabral, Instituto Ethos, Intertv Cabugi, Natura, Novartis, O Boticário, Pão de Açúcar, Petrobrás, PNUD, PricewaterhouseCoopers, Promon, Santander Banespa, Souza Cruz S.A, e Suzano Papel e Celulose.ABN AMRO Banco BradescoBanco do BrasilBanco Itaú NaturaNovartisO BoticárioPão de Açúcar PetrobrásPricewaterhouseCoopers PromonSantanderBanespaSouza CruzSuzano Papel e Celulose

19 Pacto Global A Itaipu aderiu ao Pacto Global. 12 fevereiro 2009, sede do ONU, em Nova Iorque, anuência ao seu pedido. O próximo passo é fazer, em um prazo de até dois anos, o “Comunicado de Progresso” à ONU.

20 Instrumentos Gerenciais Fig. 52


Carregar ppt "Visão, Valores, Missão Nível Operacional da Gestão – Responsabilidade Social."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google