A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AS RELAÇÕES DE PODER NO MUNDO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AS RELAÇÕES DE PODER NO MUNDO"— Transcrição da apresentação:

1 AS RELAÇÕES DE PODER NO MUNDO
ONU – Organização das Nações Unidas

2 Fundação da ONU Num cenário de duas grandes guerras e incontáveis conflitos ocorridos no planeta durante o século XX, a preocupação com a paz assume a forma de organização internacional. A Organização das Nações Unidas (ONU) foi fundada oficialmente em 24 de outubro de 1945, com a assinatura da “Carta das Nações Unidas”.

3 O conteúdo desse importante documento consistiu em OFICIALIZAR O COMPROMISSO QUER CADA PAÍS-MEMBRO POSSUI NA LUTA PELOS: Direitos humanos; Respeito à soberania dos povos; Solidariedade internacinal.

4 Inicialmente, apenas 51 países, entre eles o Brasil, faziam parte da ONU.
Atualmente a ONU conta com 192 países-membros, a maior representatividade do mundo. Seu prédio principal, está localizado em Nova York. Entretanto a ONU é considerada território internacional.

5 MISSÃO DA ONU Promover a paz entre as nações;
Desenvolvimento sustentável; Monitorar o cumprimento dos direitos humanos e das liberdades fundamentais Organizar reuniões e conferências em prol desses objetivos.

6 Na intenção de cumprir esses propósitos, tropas e missões de paz são enviadas as locais de conflitos. O Brasil já participou de inúmeras missões da ONU, em vários países. Em 2004, uma força-tarefa para intermediar os conflitos no Haiti teve participação e liderança do nosso pais.

7 Estrutura da ONU A ONU possui diversos setores, e cada um desempenha seu papel específico. Cinco órgãos principais compõem a ONU: A Assembléia Geral; O Conselho de Segurança; A Secretaria Geral; O Conselho Econômico e Social; A Corte Internacional de Justiça.

8 Agências Especializadas
FAO – organização das nações unidas para agricultura e alimentação; FMI – fundo monetário internacional; OIT – organização internacional do trabalho; OMC – organização mundial do comércio; OMS – organização mundial da saúde; UNESCO – organização das nações unidas para educação, ciência e cultura; UNICEF – funda das nações unidas para a infância.

9 Programas A ONU mantém ainda escritórios localizados em vários países, programas e fundos que trabalham com o objetivo de melhorar as condições econômicas e sociais das populações. Entre outros, há o ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) e o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

10 A ONU na atualidade Além de seus principais objetivos, a ONU também atua em diversos segmentos da sociedade, envolvendo-se até nas questões ambientais, promovendo conferências para debater temas específicos. Após completar 50 anos ( ), a ONU definiu oito principais objetivos de desenvolvimento a serem alcançados nos primeiros quinze anos do milênio:

11 Objetivos de desenvolvimento
1. reduzir a pobreza extrema e a fome. 2. assegurar a educação primária para todos. 3. promover a igualdade de sexos e a autonomia das mulheres. 4. reduzir a mortalidade infantil. 5. melhorar a saúde materna. 6. combater o HIV/AIDS e outras doenças. 7. assegurar um desenvolvimento durável. 8. incentivar a parceria mundial pelo desenvolvimento.

12 Conferências mundiais
Temas mundiais relacionados aos problemas ambientais e sociais são discutidos em conferências, que resultam em planos e em documentos assinados pelos países participantes. Os temas são: População e desenvolvimento; Meio ambiente; Conferência mundial da mulher; Assentamentos urbanos.

13 Para reflexão...

14 FUNDAÇÃO DA ONU

15 TAREFA PARA PRÓXIMA AULA
EM 5 GRUPOS DE 5 COMPONENTES (TEM QUE SER 5!!!!!!!! SEM NEGOCIAÇÃO!!!!!!) VOCÊS DEVERÃO PESQUISAR SOBRE UM DOS CINCO ÓRGÃOS DA ESTRUTURA DA ONU. PARA APRESENTAR NA PRÓXIMA AULA.

16 SEDE DA ONU – MANHATTAN – NOVA YORK

17 INTERIOR DA SEDE EM MANHATTAN – NY

18 SEDE UNESCO - FRANÇA

19 SEDE FMI - WASHINGTON

20 TAREFA FAZER EXERCÍCIOS DO CAPÍTULO 1


Carregar ppt "AS RELAÇÕES DE PODER NO MUNDO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google