A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ONU – ORIGEM E SEU PAPEL NA ATUALIDADE.. A ONU, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Começou a existir oficialmente em 24 de outubro de 1945, após a ratificação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ONU – ORIGEM E SEU PAPEL NA ATUALIDADE.. A ONU, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Começou a existir oficialmente em 24 de outubro de 1945, após a ratificação."— Transcrição da apresentação:

1 ONU – ORIGEM E SEU PAPEL NA ATUALIDADE.

2 A ONU, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Começou a existir oficialmente em 24 de outubro de 1945, após a ratificação da Carta das Nações Unidas pelos países signatários que participaram da Conferência de São Francisco, em abril de Atualmente, é integrada por 192 dos 194 países do mundo. Tal fato converte a ONU em uma das organizações mais representativas do planeta.Não fazem parte da ONU: Taiwan, Vaticano e o recém-independente Kosovo.

3 POR QUE TAIWAN NÃO FAZ PARTE DA ONU? Localização de Taiwan. Relações entre China e Taiwan. Quando a China se tornou socialista os grupos que lutavam para resistir ao socialismo tiveram que fugir para Taiwan e ali tentaram criar um país independente. A China não reconhece a independência de Taiwan e quer estender seu poder sobre esse território, que originalmente pertencia a China. Como os Estados Unidos é aliado do governo de Taiwan a China não intervêm militarmente mas ao mesmo tempo impede a declaração de independência e a formalização de Taiwan como país. Sem o reconhecimento de Taiwan como país soberano ele não pode fazer parte da ONU.

4 A CARTA DAS NAÇÕES UNIDAS Fixa quatro objetivos principais para a organização e seus países membros, sendo eles: - Manter a paz e a segurança internacionais. - Fomentar a amizade e as boas relações entre as nações. - Defender a cooperação como solução para problemas internacionais. - Desenvolvimento dos direitos humanos e das liberdades da população mundial. Colocar em prática os quatro objetivos da ONU nem sempre é fácil, pois é extremamente complicado harmonizar os pontos e vista e os interesses de todos os seus membros; o que com frequência tem impedido a obtenção de progressos ou a adoção de algumas medidas. Veja nos slides a seguir alguns exemplos dessas dificuldades.

5 Velha Ordem A NOVA ORDEM MUNDIAL O mundo atual, diferentemente do que ocorria no período da Guerra Fria, não é mais polarizado por dois centros de poder – EUA e ex-URSS. Hoje, novos centros de poder e liderança estão despontando, sobretudo na Ásia e na América Latina. São exemplos desses novos pólos de poder a Alemanha, o Japão, a China, a Índia e a Rússia. Nova Ordem

6 REALIDADE DA NOVA ORDEM MUNDIAL Além dos novos pólos de poder que confrontam os EUA, o mundo atual convive com crises (financeira, de alimentos, de energia e do meio ambiente no âmbito global). Há novas erupções de guerra e violência, materializada pelos numerosos conflitos em todo planeta. Tudo isso dificulta o sucesso da ONU em sua missão. Acredita-se que o alto preço dos alimentos, que penaliza o orçamento das famílias pobres em países como os africanos e do Oriente Médio, tenha sido uma das principais causas das revoltas ocorridas durante a Primavera Árabe. Desde 2008 o mundo, sobretudo os países desenvolvidos, vivem uma forte crise econômica, devido ao caos instalado no sistema bancário. O elevado consumo de energia tem pressionado os preços para cima, e pior ainda, originado o risco de falta de acesso a energia o suficiente. Além disso a matriz energética mundial ainda é suja e prejudica o meio ambiente.

7 recessao-2009/ Entenda a crise mundial que se arrasta desde 2008

8 PAPEL DA ONU NA NOVA ORDEM MUNDIAL POSSIBILITAR UMA MAIOR COLABORAÇÃO ENTRE OS PAÍSES PARA QUE ELES VENÇAM OS DESAFIOS DA ATUALIDADE, UMA VEZ QUE PRECISAM UNS DOS OUTROS PARA SEREM BEM SUCEDIDOS NESSA TAREFA PROTEGENDO ASSIM OS INTERESSES DE SEUS CIDADÃOS. As Metas do Milênio da ONU. As Metas do Milênio visam melhorar a qualidade de vida da população mundial e só podem ser alcançadas com a colaboração e empenho internacional. Apesar de sua importância a ONU tem sido prejudicada por ações unilaterais de alguns países que impedem a busca de um consenso internacional. Reunir os países para negociar medidas de mitigação para as inúmeras questões que afligem o planeta.

9 O SISTEMA DAS NAÇÕES UNIDAS Conta com numerosas agências e organizações especializadas que trabalham, às vezes, de forma coordenada e outras de forma independente. Os cinco orgãos principais: Conselho de Segurança, constituído por 5 países membros. Assembléia Geral Secretaria Geral Conselho Econômico e Social Corte Internacional de Justiça

10 A ASSEMBLÉIA GERAL: Principal instância deliberativa, é formada por todos os países- membros, que participam com direitos iguais (cada Estado corresponde a um voto). Reuni-se uma vez por ano, de setembro a dezembro. Presidente Dilma abre a Assembléia-Geral da ONU.

11 O CONSELHO DE SEGURANÇA Encarregado da manuntenção da paz e da segurança mundial, é integrado por 15 países, dos quais dez são eleitos para mandato de dois anos, em sistema rotativo. Reino Unido, EUA, Federação Russa, França e China são membros permanentes e têm poder de vetar resoluções. Alemanha, Azerbaijão, Colômbia, Guatemala, Índia, Marrocos, Paquistão, Portugal, África do Sul e Togo. EI8140,00- Argentina+sera+membro+rotativo+do+Conselho+de+Segu ranca+da+ONU.html OS MEMBROS ROTATIVOS DO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU PAZ? OU GUERRA? O PAPEL DA ONU É Muitos impasses têm surgido porque alguns membros não concordam com intervenções armadas contra outros países.

12 SECRETARIADO GERAL Administra os programas e as políticas elaboradas pelos orgãos da ONU. O atual Secretário-Geral é o sr. Ban Ki-Moom. O Secretário-Geral da ONU Ban Ki-Moom.

13 CONSELHO ECONÔMICO E SOCIAL Coordena os trabalhos econômicos e sociais da ONU, seus organismos especializados e as instituições vinculadas à organização. Tem sessões anuais de um mês de duração. Veja a seguir os organismos ligados ao CES:

14 CORTE INTERNACIONAL DE JUSTIÇA Com sede em Haia, na Holanda, julga as disputas entre as nações. É integrada por 15 juízes de todo o mundo, eleitos pela Assembléia Geral e pelo Conselho de Segurança.

15 AGÊNCIAS ESPECIALIZADAS A ONU possui agências especializadas que atuam em diversas áreas, como direitos humanos, educação, saúde, desenvolvimento, finanças, agricultura, aviação civil e telecomunicações.


Carregar ppt "ONU – ORIGEM E SEU PAPEL NA ATUALIDADE.. A ONU, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Começou a existir oficialmente em 24 de outubro de 1945, após a ratificação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google