A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENADE 2015 Exame Nacional de Desempenho de Estudantes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENADE 2015 Exame Nacional de Desempenho de Estudantes."— Transcrição da apresentação:

1 ENADE 2015 Exame Nacional de Desempenho de Estudantes

2 O ENADE Criado em 2004; Aplicado anualmente pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira); Integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação (SINAES)

3 LEGISLAÇÃO Lei N , de 14 de Abril de 2004: trata da avaliação da Educação Superior – Sistema Nacional de Avaliação da Educação (SINAES) Portaria Normativa N. 40, de 12 de dezembro de 2007: consolida disposições sobre indicadores de qualidade para avaliação do Ensino Superior; Portaria Normativa 03 de 06 de março de 2015: dispõe sobre os procedimentos para o ENADE 2015.

4 SINAES Instituído pela Lei , o SINAES pretende assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, dos cursos e do desempenho acadêmico dos estudantes. IES: autoavaliação e avaliação institucional para fins de credenciamento e recredenciamento (atribui o CI – Conceito institucional); Cursos de graduação: avaliação dos cursos de graduação para fins de autorização. Reconhecimento e renovação de reconhecimento (atribui o CC – Conceito de Curso); Estudantes: avaliação de desempenho de estudantes (Conceito ENADE).

5 Instrumentos aplicados no ENADE: 1 Prova 1.1 Formação Geral: 10 questões (8 questões de múltipla escolha e 2 questões discursivas) 1.2 Componente Específico da área avaliada: 30 questões (27 questões de múltipla escolha e 3 questões discursivas) 1.3 Questionário de percepção sobre a prova. 2 Questionário do Estudante: busca levantar, junto aos estudantes, informações socioeconômicas e acadêmicas (preenchimento via Internet). 3 Questionário do Coordenador: busca reunir informações que contribuam para a definição do perfil do curso (coletado nos quinze dias subseqüentes à prova via internet) SINAES

6

7 CONCEITO ENADE Calculado para o curso da IES, localizada em um município, considerada uma área de avaliação; A nota do curso inclui o desempenho dos alunos nas provas de formação geral e componente específico; O desempenho não é divulgado, porque o que interessa é avaliação do curso; O mínimo necessário para gerar o Conceito ENADE é a inscrição de 2 (dois) alunos para fazer uma média.

8 CONCEITO ENADE

9

10

11

12

13

14

15

16 Dinâmica do ENADE Visa abranger as formações objeto das Diretrizes Curriculares Nacionais. Realizado anualmente, aplicando-se trienalmente a cada curso, observando as seguintes referências: Ano I: Saúde, ciências Agrárias e áreas afins; Ano II: ciências exatas, licenciaturas e áreas afins; Ano III: ciências sociais e aplicadas, ciências humanas e áreas afins. As áreas são definidas pelo INEP, sob a orientação do CONAES (Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior).

17 OBJETIVOS DO ENADE Contribuir para a avaliação dos cursos de graduação por meio da verificação das competências, habilidades e conhecimentos desenvolvidos pelos estudantes; Aferir o desempenho dos estudantes no que se refere ao uso, síntese e integração de conhecimentos adquiridos ao longo do curso; Possibilitar aos cursos o acompanhamento dos resultados de suas ações pedagógicas; Avaliar comparativamente a formação oferecida pelas IES aos estudantes das respectivas áreas avaliadas.

18 CURSOS DA UFRN QUE SERÃO AVALIADOS NO ENADE 2015 QUE CONFEREM DIPLOMA DE BACHAREL EM: a)Administração; b)Administração Pública - EAD; c)Ciências Contábeis; d)Ciências Econômicas; e)Comunicação Social – Jornalismo; f)Comunicação Social – Publicidade e Propaganda; g)Design; h)Direito; i)Psicologia; j)Turismo;

19 SOBRE O ENADE Constitui-se componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. Será inscrito no histórico escolar do estudante somente sua situação regular em relação ao ENADE, atestada pela sua efetiva participação ou dispensa oficial pelo MEC. É vedada a identificação nominal do resultado do estudante avaliado. A inscrição dos estudantes habilitados ao ENADE é responsabilidade do dirigente da IES. A não inscrição de estudantes habilitados pela IES poderá ensejar a aplicação das sansões previstas na legislação, como, por exemplo, a suspensão temporária de abertura de processo seletivo de cursos de graduação. Desde 2010, o ENADE tem sido censitário. A partir de 2011, somente os concluintes participaram da prova.

20 PROVA 22/11/2015

21 Questionário do Estudante De 21/10/2015 A 22/11/2015 É obrigatório o preenchimento do questionário, caso contrário, o estudante ficará em situação irregular junto ao ENADE, conforme a Portaria Normativa N. 40/2007 em sua atual redação.

22 Questionário do Coordenador De 23/11/2015 até 06/12/2015

23 Boletim de desempenho do Estudante É a nota detalhada obtida pelo estudante e quadros comparativos de seu desempenho

24 Relatório-Síntese da Área Apresenta, resumidamente os resultados nacionais do ENADE em cada área avaliada no exame

25 Estudantes Selecionados É exibida à partir de 12 até 21 de agosto de 2015 a lista dos estudantes convocados a participar do ENADE 2015; É de responsabilidade da IES, a ampla divulgação da lista dos estudantes selecionados para o ENADE 2015; É responsabilidade do estudante, verificar os dados de sua inscrição. Identificando qualquer erro, o estudante deve procurar a Coordenação de seu curso para que seja feita a correção, dentro do período citado; À partir de 18 de setembro será exibida a lista de estudantes selecionados, obrigados a participar do Exame.

26 Alteração da Localidade da Prova Estudantes em desenvolvimento de atividades curriculares obrigatórias fora da sede do curso e para estudantes da modalidade de Educação à Distância; A IES, no período de 12 até 31 de agosto de 2015 poderá alterar o local de prova do estudante, dentre as diversas opções previstas para a respectiva área de abrangência do ENADE 2015.

27 Local de Prova Informará ao Coordenador de Curso a situação do estudante em relação ao acesso à informação do próprio local da prova; A informação do local é fornecida somente após o preenchimento do Questionário do Estudante; O município de funcionamento do curso (ou a informação da localidade da prova) é determinante à alocação de estudantes.

28

29

30 AMBIENTE DA IES

31 TELA DE ACESSO AO SISTEMA

32 Funcionalidades do Ambiente do PI Enquadrar Curso Listar Enquadramentos Histórico de Inscrições Relatório de Presença Relatório de Regularidade

33 TELA DE ACESSO AO SISTEMA - COORDENADOR

34 PRIMEIRO ACESSO Permite a criação de senha de acesso, viabilizando o acesso a todos os cursos do mesmo coordenador já enquadrados pelo PI.

35 PROBLEMAS NO PRIMEIRO ACESSO

36 ESQUECI MINHA SENHA Executa procedimentos análogos à opção ‘primeiro acesso’, permitindo ao Coordenador de Curso criar uma nova senha de acesso ao Sistema Enade.

37 TELA INCIAL DO AMBIENTE DO COORDENADOR

38 ALTERAR SENHA Permite ao Coordenador de Curso a alteração da própria senha de acesso ao Sistema Enade. A senha de acesso é vinculada ao CPF do Coordenador de Curso. Um coordenador que acumula a função em mais de um curso terá apenas uma senha de acesso ao Sistema Enade.

39 ALTERAR SENHA – MENSAGEM DE SUCESSO

40 INSCRIÇÃO – DADOS CADASTRAIS

41 INSCRIÇÃO – ATENDIMENTO ESPECIAL

42 INSCRIÇÃO – DADOS ESCOLARES - INGRESSANTE A situação da inscrição (regular ou irregular) é preenchida automaticamente pelo sistema, conforme o período de inscrição e não permite alterações. Se o tipo de inscrição for ingressante, o ano de conclusão do ensino médio é de preenchimento obrigatório.

43 INSCRIÇÃO – DADOS ESCOLARES - CONCLUINTE Se o tipo de inscrição for concluinte, o ano de conclusão do ensino médio e o ano letivo em que iniciou o curso de graduação são de preenchimento obrigatório. O ano de conclusão do ensino médio deve ser anterior ao ano de início do curso de graduação.

44 INSCRIÇÃO – DADOS ESCOLARES – PÓLOS EAD No caso de cursos EaD, é necessário informar o polo do curso para cada estudante. Esta escolha definirá o local de aplicação da prova.

45 INSCRIÇÃO – MENSAGEM DE CONFIRMAÇÃO

46 INSCRIÇÃO EM LOTE Permite a inscrição de dois ou mais estudantes do mesmo curso, num mesmo lote. É indispensável a preparação de arquivo texto, segundo as orientações do Manual do Enade 2015.

47 INSCRIÇÃO EM LOTE – MENSAGEM DE ALERTA

48 IMPORTANTE: ALTERAÇÕES NO ARQUIVO DE IMPORTAÇÃO DE DADOS

49

50 INSCRIÇÃO EM LOTE – SELECIONAR ARQUIVO

51 INSCRIÇÃO EM LOTE – MENSAGEM DE SUCESSO

52 INSCRIÇÃO EM LOTE – MENSAGEM DE ERROS

53 SOLICITAR INSCRIÇÃO DE ESTRANGEIROS Permite a inscrição de estudantes estrangeiros que não possuem CPF. Anexar cópia do passaporte ou documento de identidade do estudante estrangeiro, emitido nos termos da Lei nº /1980.

54 Solicitar inscrição de estrangeiros – mensagem de confirmação

55

56 Estudantes inscritos

57 Estudantes selecionados Exibe a lista dos estudantes convocados a participar do Enade A partir de 2011, todos os estudantes concluintes inscritos. É responsabilidade da IES, nos termos da legislação vigente, a ampla divulgação da lista de estudantes selecionados para o Enade 2015.

58 Estudantes não selecionados Permite à IES conhecer a lista dos estudantes não selecionados (ingressantes e irregulares de anos anteriores) para o Enade 2015.

59 Alteração da localidade da prova Aplica-se a estudantes em desenvolvimento de atividades curriculares obrigatórias fora da sede do curso e a estudantes da modalidade de educação a distância. A IES poderá alterar o local de prova do estudante durante o período de 12 a 31 de agosto de 2015, de acordo com as opções previstas para a respectiva área de abrangência no Enade 2015.

60 Alteração da localidade da prova

61 LOCAL DE PROVA

62 QUESTIONÁRIO DO ESTDANTE serão apresentadas informações quantitativas acerca do preenchimento do Questionário do Estudante.

63 QUESTIONARIO DO COORDENADOR

64 ENCERRAR INSCRIÇÕES Permite ao Coordenador de Curso informar ao Inep o encerramento das atividades de inscrição de estudantes habilitados ao Enade 2015.

65 ENCERRAR INSCRIÇÕES – MENSAGEM DE ERRO Caso não haja ingressantes ou concluintes inscritos, é necessário declarar na página inicial do sistema.

66 REABRIR INSCRIÇÕES Permite a reabertura do processo de inscrição pelo Coordenador de Curso, viabilizando novas inscrições, alterações e/ou exclusões de estudantes, respeitados os períodos específicos de inscrição.

67 DISPENSA DE ESTUDANTES Art. 33-G da MEC nº 40/ O ENADE é componente curricular obrigatório dos cursos superiores, devendo constar do histórico escolar de todo estudante a participação ou dispensa da prova, nos termos desta Portaria Normativa.

68 Dispensa de Estudantes – conforme art. 33-G, §4º Caso o estudante dispensado tenha sido inscrito no Enade 2015: § 4º O estudante que não tenha participado do ENADE por motivos de saúde, mobilidade acadêmica ou outros impedimentos relevantes de caráter pessoal, devida e formalmente justificados perante a instituição, terá no histórico escolar a menção "estudante dispensado de realização do ENADE, por razão de ordem pessoal".

69 DISPENSA DE ESTUDANTES O sistema atribui o motivo e solicita uma justificativa para a dispensa.

70 ESTUDANTES DISPENSADOS Apresenta a lista dos estudantes dispensados, explicitando os motivos da dispensa. Permite editar as informações preenchidas.

71 SAIR Encerra as atividades do Coordenador de Curso no Sistema Enade.

72

73 Período para inscrições na DACA

74 Maiores esclarecimentos Setor de Registro Acadêmico / DACA / PROGRAD Telefone: (Ramais 116/117) Gracinha; Tibério; Procurador Educacional Institucional (PI) Telefone: (Ramal 109)

75 COLABORADORES Deborah Lima – Bolsista SeRA Profa. Elizama Cunha – Assessora Institucional Profa. Fernanda Mittelbach – Diretora DACA Vanessa Chaves – Assessoria Técnica; Participaram do Seminário em Brasília – 11 de maio de Profa. Elizama Cunha – Assessora Institucional e Profa. Erica dos Reis Gusmão Andrade – Pró Reitora Adjunta/PROGRAD

76 OBRIGADA !!!


Carregar ppt "ENADE 2015 Exame Nacional de Desempenho de Estudantes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google