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Universidade Federal de Rondônia Campus Cacoal Curso de Graduação em Administração Prof. Dr. Flavio de São Pedro Filho Ambientes de Atuação da Gestão da.

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1 Universidade Federal de Rondônia Campus Cacoal Curso de Graduação em Administração Prof. Dr. Flavio de São Pedro Filho Ambientes de Atuação da Gestão da Qualidade com Foco na Coleta da Matéria Prima Utilizada em um Laticínio de Espigão do Oeste Acadêmicos: Alessandra Brito Débora Louzada Egisele Arévalo Jeisa Furlan Marcos Brandão Oalaci Tesch Renilda Medeiros Salete Deina Simone Ramalho Cacoal, Novembro de 2009

2 1. Introdução A Gestão da Qualidade nos laticínios é especialmente importante, dada sua relação com a segurança do alimento. Este trabalho apresentará o modelo utilizado e as melhorias que estão sendo implantadas numa empresa de Laticínios, para a longo prazo ser referência em Gestão da Qualidade. 1.1 Apresentação O presente trabalho tem como objetivo, o método de estudo de caso e visita in loco para melhor acompanhamento da Qualidade da matéria prima utilizada na empresa pesquisada. Para o desenvolvimento deste trabalho foi utilizado os seguintes passos: Revisão Literária; Metodologia; Desenvolvimento; Reunião dos discentes; Apresentação do Seminário.

3 1.2 Revisão literária A revisão teórico conceitual do presente trabalho abordará as Teorias de Gestão da Qualidade Total (TQM). A revisão teórico conceitual do presente trabalho abordará as Teorias de Gestão da Qualidade Total (TQM). Qualidade e suas definições; Evolução histórica da Qualidade; Ferramentas da Qualidade; Teoria de W. Edward Deming e Conceito de Total Quality Management (TQM).

4 2. Gestão da Qualidade 2.1 Qualidade e suas definições 2.1 Qualidade e suas definições A Qualidade de uma organização é definida a partir dos seguintes fatores: Expectativa dos clientes; Exigências do mercado ou ambiente competitivo; Objetivos organizacionais e Requisitos legais (normas, padrões, regulamento, leis, etc)

5 Gestão da Qualidade 2.1.1 Significados do termo Qualidade 2.1.1 Significados do termo Qualidade Um grau de excelência; Conformidade com requerimentos; A totalidade de características de uma entidade que garantem suas habilidades em satisfazer necessidades implícitas ou não; Adequação ao uso; Adequação ao propósito; Inexistência de defeitos, imperfeições, ou contaminação; Consumidores satisfeitos.

6 Gestão da Qualidade 2.1.2 Definições de qualidade 2.1.2 Definições de qualidade “um estado dinâmico associado a produtos, serviços, pessoas, processos e ambientes que atendem ou excedem expectativas”. ( Goetsch, 2000, p 50.) “um objetivo estratégico que é estabelecido para contemplar as necessidades e expectativas de todas as partes interessadas, e portanto equivale aos objetivos corporativos” ( Hoyle, 2001, p xi.)

7 Gestão da Qualidade 2.2 Evolução histórica da qualidade 2.2 Evolução histórica da qualidade Qualidade total é uma abordagem de gestão da qualidade que procura maximizar a competitividade da organização por meio da melhoria contínua da qualidade de seus produtos, serviços, pessoas, processos e ambientes, em toda a organização. Seus expoentes são: W. Edwards Deming, Joseph M. Juran, Philip B. Crosby.

8 Gestão da Qualidade 2.3 Ciclo PDCA 2.3 Ciclo PDCA O ciclo PDCA, idealizado por Shewhart e difundido por Deming, é um ciclo de desenvolvimento que tem foco na melhoria contínua. Gerenciando as tomadas de decisões garantindo assim o alcance das metas necessárias à sobrevivência de uma organização.

9 Gestão da Qualidade 2.3.1 Ciclo PDCA – Estado da arte 2.3.1 Ciclo PDCA – Estado da arte PLAN – Planejar a partir de pesquisas sobre o consumidor; DO – Produzir, Fazer; CHECK – Verificar se o produto foi produzido de acordo com o planejado; ACT – Ação, disponibilizar o produto. Analisar como o produto foi recebido pelo mercado em termo de qualidade, custos e outros critérios.

10 TOTAL

11 Gestão da Qualidade 2.4 Total Quality Management – TQM 2.4 Total Quality Management – TQM Segundo Edward Deming, com o uso dessas ferramentas as organizações podem: Segundo Edward Deming, com o uso dessas ferramentas as organizações podem: Eliminar o medo, de modo que todos possam trabalhar eficientemente; Eliminar barreiras entre departamentos, de modo que todos possam trabalhar como equipe; Eliminar barreiras, exortações.

12 Gestão da Qualidade Total Quality Management (TQM) Total Quality Management (TQM) Baseada em estratégia; Foco no cliente; Obsessão por qualidade; Abordagem científica; Comprometimento a longo prazo; Trabalho em equipe;

13 Gestão da Qualidade Total Quality Management – TQM Total Quality Management – TQM Melhoria contínua dos processos; Educação e treinamento; Liberdade através de controle; Unidade de propósito; Envolvimento e empowerment dos empregados.

14 3. Metodologia Para a elaboração do presente trabalho foram utilizados os seguintes procedimentos: Aulas Teóricas; Reuniões da equipe; Seleção dos conceitos a serem tratados; Montagem do referencial teórico; Comunicação Prévia com a Empresa Pesquisada Visita in loco; Preparo das lâminas; Apresentação do seminário.

15 4. Ambientes de Atuação da Gestão da Qualidade com Foco na Coleta da Matéria Prima Utilizada em um Laticínio de Espigão do Oeste 4.1 Histórico da empresa 4.1 Histórico da empresa A indústria pesquisada está em funcionamento na cidade de Espigão do Oeste desde 1989, e conta hoje com um quadro de 72 funcionários diretos e faz parte de um grupo de quatro laticínios que fornecem seus produtos para uma distribuidora de alimentos da cidade de São Paulo. A unidade de Espigão do Oeste coordena as atividades das outras unidades (Canelinha, Alto Alegre dos Parecis e Alta Floresta do Oeste). A indústria pesquisada está em funcionamento na cidade de Espigão do Oeste desde 1989, e conta hoje com um quadro de 72 funcionários diretos e faz parte de um grupo de quatro laticínios que fornecem seus produtos para uma distribuidora de alimentos da cidade de São Paulo. A unidade de Espigão do Oeste coordena as atividades das outras unidades (Canelinha, Alto Alegre dos Parecis e Alta Floresta do Oeste).

16 Gestão da Qualidade 4.2 10 Passos da Ordenha Manual 4.2 10 Passos da Ordenha Manual 1.Conduzir a vaca para a ordenha com tranquilidade; 2.Lavar as mãos com água e sabão; 3.Lavar as tetas da vaca sem molhar o úbere; 4.Secar as tetas com papel toalha descartável; 5.Fazer o teste da caneca; 6.Fazer a ordenha sem interrupção; 7.Desinfetar as tetas após a ordenha; 8.Levar as vacas para o cocho; 9.Coar o leite em coadores de nylon ou inoxidável; 10.Lavar os vasilhames.

17 Gestão da Qualidade 4.3 Análise da matéria prima 4.3 Análise da matéria prima O leite deve ser coletado pelo motorista da indústria, que faz a primeira análise ainda no tanque de resfriamento; Chegando ao laticínio é realizado novos testes para verificação da qualidade do leite, podendo ficar estocado por no máximo 48h; Mensalmente é enviado ao MAPA uma amostra do leite para verificar se o produto está dentro dos padrões exigidos.

18 Gestão da Qualidade RequisitosLimites Gordura/g – 100g Teor original com o mínimo de 3,0% Densidade Relativa A 15/15 C – g/ml (3) 1,028 a 1,034 Acidez Titulável (g), ácido lático 100ml 0,14 a 0,18 Extrato Seco Desengordurado (g) – 100g Mínimo 8,4 Índice Crioscópico Máximo -0,530°H (equivalente a 0,512°C) Proteínas (g) – 100g Mínimo 2,9 Fonte: www.territoriosdacidadania.gov.br

19 Gestão da Qualidade P DC A PLANEJAR. Definir Metas e Métodos FAZER. Executar, Treinar, Educar. CHECAR. Metas Resultados AÇÃO. Corretiva e Melhorias FONTE: Equipe Top Nine. 4.5 Aplicação do PDCA

20 Gestão da Qualidade 4.4 Gráfico de Ishikawa RESULTADO EFEITO (Produto de má Qualidade) MÉTODOSALIMENTAÇÃOMAQUINAS MAO DE OBRA MATERIAL FONTE: Equipe Top Nine Não utilização de BPH Falta de cuidados com a limpeza e manutenção dos tanques Animais mal nutridos Falta conscientização a cerca da utilização da BPH Problemas na higienização dos vasilhames Utilização de água sem tratamento CAUSAS

21 Etapa P - Planejamento O que fazer? Como fazer? Quem executará? Porquê?Quando? Providen- ciar cursos de BPH aos produtores. ciar cursos de BPH aos produtores. Através de cursos, palestras e dias de campo, onde serão trabalhado Através de cursos, palestras e dias de campo, onde serão trabalhado temas relacionados à BPH. à BPH. O fiscal do SIF que atua na empresa juntamente com a técnica responsável pela área de qualidade de produção na empresa, em parceria com técnicos da Emater e do Idaron. Para conscienti- zar o produtor quanto às suas responsabi- lidades em relaçâo à qualidade e segurança do produto que ele fornece zar o produtor quanto às suas responsabi- lidades em relaçâo à qualidade e segurança do produto que ele fornece A campanha terá inicio na segunda quinzena do mês de novembro de 2009 FONTE: Equipe Top Nine

22 5. Conclusão 5. Conclusão Conforme apresentado, a empresa utiliza práticas da Gestão da Qualidade que garantem a segurança de seus produtos de maneira satisfatória. Tal fato é justificado pela adoção das práticas exigidas por lei e o consequente aval de funcionamento do estabelecimento segundo as normas do CIF. Conforme apresentado, a empresa utiliza práticas da Gestão da Qualidade que garantem a segurança de seus produtos de maneira satisfatória. Tal fato é justificado pela adoção das práticas exigidas por lei e o consequente aval de funcionamento do estabelecimento segundo as normas do CIF. É necessário ressaltar que a compreensão da Qualidade no setor deve abranger a Qualidade Ampliada do produto (ex. qualidade no uso, satisfação do cliente, qualidade da iguaria etc) e não exclusivamente em relação à segurança do alimento (ex. atendimento das práticas exigidas pelo SIF). É necessário ressaltar que a compreensão da Qualidade no setor deve abranger a Qualidade Ampliada do produto (ex. qualidade no uso, satisfação do cliente, qualidade da iguaria etc) e não exclusivamente em relação à segurança do alimento (ex. atendimento das práticas exigidas pelo SIF).

23 Gestão da Qualidade 5 Conclusão 5 Conclusão Conforme apresentado, a empresa utiliza práticas da Gestão da Qualidade que garantem a segurança de seus produtos de maneira satisfatória. Tal fato é justificado pela adoção das práticas exigidas por Lei e o consequente aval de funcionamento do estabelecimento segundo as normas do SIF. É necessário ressaltar que a compreensão da Qualidade no setor deve abranger a Qualidade Ampliada do produto (ex. qualidade no uso, satisfação do cliente, qualidade da iguaria, etc) e não exclusivamente em relação à segurança do alimento (ex. atendimento das práticas exigidas pelo SIF).

24 Referencial teórico Referencial teórico CAMPOS, Vicente Falconi. Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia-a- Dia. 1994. JANK, M.S.; FARINA, E.M.M.Q.; GALAN, V.B. O Agribusiness do Leite no Brasil. São Paulo. Milkbizz, 1999. 108p. SPERS, E. E. Qualidade e Segurança em Alimentos. In: ZYLBERSZTAJN, D.; NEVES, M.F (cords.). Economia & Gestão dos Negócios Agroalimentares. São Paulo: Pioneira, 2000. ZYLBERSZTAJN, Decio; SCARE, Roberto Fava. Gestão da Qualidade no Agrobusiness: Estudos e Casos. São Paulo: Atlas, 2003.. http://www.territoriosdacidadania.com.br. http://www.territoriosdacidadania.com.br

25 Thanks.


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