A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor Doutor Jacinto Núñez Regodón Universidade Pontifícia de Salamanca.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor Doutor Jacinto Núñez Regodón Universidade Pontifícia de Salamanca."— Transcrição da apresentação:

1

2 Professor Doutor Jacinto Núñez Regodón Universidade Pontifícia de Salamanca

3 I – O mundo do Apóstolo Paulo 1.1. Paulo é religiosamente judeu 1.2. Paulo é culturalmente grego 1.3. Paulo é social e politicamente romano

4

5 Tese A: A fé de Paulo em Jesus alimenta-se, em primeiro lugar, nas Escrituras, que são testemunho privilegiado da história de salvação e da esperança messiânica.

6 Tese B: O evangelizador necessita de beber da fonte da Palavra, onde o Senhor nos deu a conhecer os segredos do Seu coração.

7 Tese A: Paulo nasceu num ambiente cultural helenístico e soube aproveitar esse «meio cultural para anunciar Jesus Cristo».

8 Tese B: O evangelizador tem de conhecer o contexto cultural no qual está chamado a fazer o anúncio do Evangelho.

9 1.3. Paulo é social e politicamente romano Tese A: Paulo serviu-se da infra-estrutura do Império Romano para estender por todo o mundo o Evangelho.

10 Tese B: O evangelizador tem de aproveitar todos os meios possíveis para tornar eficaz e significativa a sua tarefa.

11 II – Três referências fundamentais 2.1. Cristo 2.2. A comunidade 2.3. O mundo

12 Tese A: O acontecimento determinante da vida de Paulo foi o seu encontro com Cristo no caminho de Damasco. 2.1. Cristo

13 Tese B: Para ser enviado a evangelizar, o discípulo tem de ter, antes de mais, a experiência do encontro pessoal com Cristo.

14 2.2. A comunidade Tese A: Paulo foi um membro «comprometido» da comunidade de Antioquia e a sua experiência crente esteve determinada pelo património doutrinal e missionário daquela comunidade.

15 Tese B: Sem deixar de ser pessoal, a vida do evangelizador está determinada pela fé da comunidade, nas suas dimensões doutrinal, moral e litúrgica.

16 Tese A: O desejo de Paulo de chegar até Roma a cominho de Espanha, manifesta o seu desejo de levar o Evangelho ao centro e ao estremo do mundo. 2.3. O mundo

17 Tese B: A missão do evangelizador é, por definição, universal, pois não há nenhum âmbito da vida do homem e do mundo que não seja tocado pelo Evangelho.

18 III – Pontos centrais da teologia de Paulo 3.1. A fé 3.2. O amor 3.3. A liberdade

19 3.1. A fé Tese A: O famoso axioma da «justificação pela fé» significa que não nos salvamos a nós próprios pela realização de (boas) obras, mas só se acolhermos pela fé, o dom de Cristo.

20 Tese B: Antes de «fazer», o evangelizador tem de assegurar a identidade do «ser». Antes de «dar», o evangelizador tem de «receber» o dom de Deus.

21 3.2. O amor Tese A: Para o Apóstolo, a comunidade é o corpo de Cristo, no qual há muitos membros, com distintos ministérios, funções e carismas. É o amor que dá coesão e unidade a esse corpo.

22 Tese B: Só há verdadeira comunidade cristã quando a relação entre os seus membros está animada pelo amor, o único que sabe respeitar a diversidade e, ao mesmo tempo, reconduzi-la à unidade.

23 3.3. A liberdade Tese A: Para Paulo, a expressão máxima da liberdade é «fazer-se escravo uns dos outros por amor», e o amor é a plenitude dos dons do Espírito.

24 Tese B: O evangelizador está chamado a ser, no meio do mundo, testemunha da nova vida no Espírito, garante da suprema liberdade, perante a escravidão da carne.


Carregar ppt "Professor Doutor Jacinto Núñez Regodón Universidade Pontifícia de Salamanca."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google