A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Por: Dom Julio Endi Akamine  O Catecismo da Igreja Católica foi publicado no dia 11 de outubro de 1992 pelo Beato Papa João Paulo II. Mas ele começou.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Por: Dom Julio Endi Akamine  O Catecismo da Igreja Católica foi publicado no dia 11 de outubro de 1992 pelo Beato Papa João Paulo II. Mas ele começou."— Transcrição da apresentação:

1

2 Por: Dom Julio Endi Akamine

3  O Catecismo da Igreja Católica foi publicado no dia 11 de outubro de 1992 pelo Beato Papa João Paulo II. Mas ele começou a ser escrito muito tempo antes. Já em 1985, a assembléia extraordinária do Sínodo dos bispos solicitou ao Papa que fosse redigido um Catecismo que servisse como um ponto de referência para uma catequese renovada

4  O Papa João Paulo II acolheu com carinho essa solicitação e tomou a resolução corajosa de publicar um novo Catecismo. Tratava-se de uma decisão realmente corajosa:  Primeiro, porque naquela época muitos não sabiam com clareza em que os cristãos realmente acreditavam,  segundo, porque muitos não sabiam com clareza o que a Igreja ensinava  e em terceiro, porque muitos não tinham sequer a certeza se a Igreja ainda podia ensinar alguma coisa.

5  Em 1986, o Beato João Paulo II constituiu a uma Comissão de doze Cardeais e Bispos. Esta comissão era presidida pelo então Cardeal Joseph Ratzinger que depois se tornou o Papa Bento XVI. Essa comissão foi auxiliada por uma outra comissão: a comissão de redação, que era composta por sete Bispos especialistas em teologia e em catequese.

6  “Fiquei assustado com essa missão. Tenho de confessar: duvidei que isso fosse possível. Pois como seria possível que autores espalhados por todo o mundo compusessem juntos um livro legível? Como poderiam pessoas que vivem em diferentes continentes, continentes não apenas geográficos, mas também em diferentes continentes intelectuais e espirituais conseguissem escrever juntos um texto que tivesse coesão interna e fosse compreensível? Mais ainda. Esses bispos deveriam escrever não simplesmente como autores individuais, mas também em contato com as Igrejas locais. Tenho de confessar que, ainda hoje, a publicação do Catecismo continua a me parecer um milagre!

7  Foram seis anos de trabalho duro e intenso. A comissão de redação elaborou ao longo desses seis anos nove sucessivas composições. Preste atenção! Foram nove redações em apenas seis anos! Procure imaginar: quanto trabalho! Quanto estudo! Quantas consultas foram feitas! Quantas contribuições chegaram até a comissão de redação! Quantas correções, mudanças, emendas, melhoramentos até chegar ao texto final!

8  O título, Catecismo da Igreja Católica, parece antiquado, mas o seu conteúdo é muito atual e a sua linguagem é nova. O Catecismo mostra o que a Igreja crê e como alguém pode crer razoavelmente. Este é um livro cativante porque nos fala do nosso destino, da nossa origem, da nossa identidade, fala do que Deus quer de nós, do desígnio que Ele tem para nós. Muita coisa pode ser até criticada, mas o catecismo é uma obra prima: ele testemunha a unidade na diversidade, testemunha o sadio pluralismo convergente da nossa Igreja, ele recolhe numerosas vozes para constituir com elas e a partir delas um coro comum. Um coro que segue uma partitura que é a fé dos Apóstolos.

9  Nos encontros semanais que teremos daqui em diante, vamos conversar sobre a primeira parte do o catecismo.  Este é o primeiro encontro. No próximo vamos ver juntos como a matéria do catecismo é organizada e qual é o seu valor para a vida cristã.


Carregar ppt "Por: Dom Julio Endi Akamine  O Catecismo da Igreja Católica foi publicado no dia 11 de outubro de 1992 pelo Beato Papa João Paulo II. Mas ele começou."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google