A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Caríssimos, Santa Teresa de Jesus, ou de Ávila, Teresa a grande é uma das figuras mais relevantes da história da espiritualidade cristã. Andarilha pelos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Caríssimos, Santa Teresa de Jesus, ou de Ávila, Teresa a grande é uma das figuras mais relevantes da história da espiritualidade cristã. Andarilha pelos."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Caríssimos, Santa Teresa de Jesus, ou de Ávila, Teresa a grande é uma das figuras mais relevantes da história da espiritualidade cristã. Andarilha pelos caminhos da Espanha do século XVI. A vida desta mulher castelhana, mística e reformadora, divide-se em três períodos. De 1515 a 1535; de 1535 até 1562; de 1562 a A Nova Evangelização: Nova em seu ardor, em seus métodos, em sua expressão como dizia o Papa João Paulo II, em suas catequeses, deve caracterizar a evangelização de nossos dias. Creio que não poderá ser uma realidade se não fizermos o ardor, os métodos e a expressão dos místicos. Meditemos hoje com Santa Teresa de Jesus. Carinhosamente, Graziela

4 Suas atividade foram tão intensas e sua atividade espiritual foi tão forte que se percebeu que não era mais ela que agia mas sim Deus que agia nela. Eram situações conflitivas que aumentavam na vida e que com amor e diplomacia teresiana, soube superar tudo.

5 Santa Teresa, em sua missão, funda vários Carmelos pelas terras da Espanha. Foi também a reformadora do Carmelo Descalço. Nada a pode deter porque encontrou o Deus da vida e sabe que na verdade só Deus basta e que a paciência tudo alcança.

6 A palavra fundar é chave no livro das Fundações. Teresa tinha no sangue o espírito de multiplicar as coisas boas, sentia dentro dela um desejo imenso de que a Espanha fosse pontilhada de novos mosteiros e de novos conventos habitados por descalças e descalços. E nunca ela fugiu da responsabilidade e das dificuldades inerentes a este trabalho, a esta missão.

7 O Livro da Vida, o primeiro escrito por Santa Teresa, é conhecido como sua autobiografia onde ela, com riqueza de pormenores, vai contando, sem uma sequencia lógica, temporal e histórica, os acontecimentos mais importantes de sua trajetória humana.

8 As cartas de Santa Teresa constituem a metade dos escritos. Os destinatários das cartas são os mais variados: monjas, frades, bispos, pessoas importantes da política da Espanha... Mas o que importa é que Teresa, através das cartas, soube evangelizar.

9 Teresa não convence pela sua dialética, mas sim pela sua coerência de vida, santidade. A leitura dos escritos teresianos não só apresenta ao vivo, diante dos olhos, esta mulher corajosa, movida pelo Espírito Santo, que sabe buscar a Deus e ensinar aos outros o caminho para chegar à verdadeira fonte, que é Cristo.

10 Teresa abre diante de nós o conteúdo mais real e apaixonante da Boa Nova de Deus: Deus é dom de si para nós, como o é no mistério da comunidade trinitária. Vida de Deus para ser vivida, não só para ser sabida.

11 Hoje, vivemos ainda uma época de Nova Evangelização. Amplos horizontes estão se abrindo ao anúncio do Evangelho, enquanto regiões de antiga tradição cristã são chamadas a redescobrir a beleza da fé. Os protagonistas desta missão são os homens e mulheres que como São Paulo, podem dizer: Para mim, viver é Cristo (Mensagem do Papa Bento XVI).

12

13 Texto – Santos e Santas do Carmelo Descalço e Santas e Santos que influenciaram o II Milênio de Frei Patrício Sciadini, O.C.D. Imagens – Google Música – Nada te perturbe – Cânticos do Carmelo Formatação - Graziela Visite-nos em:


Carregar ppt "Caríssimos, Santa Teresa de Jesus, ou de Ávila, Teresa a grande é uma das figuras mais relevantes da história da espiritualidade cristã. Andarilha pelos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google