A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA PROF. JHONNY. Crise de Imigração na Europa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA PROF. JHONNY. Crise de Imigração na Europa."— Transcrição da apresentação:

1 GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA PROF. JHONNY

2 Crise de Imigração na Europa

3

4

5

6 Vindos da África  Maioria dos Imigrantes: Eritreia e Nigéria.  Portas de Entrada: Itália e Espanha.  Destino: Alemanha, França, Aústria, Reino Unido.  Motivos: Fome, Seca, Guerras Civis.

7

8

9 Vindos do Oriente Médio  Maioria dos Imigrantes: Síria e Afeganistão.  Portas de Entrada: Grécia e Turquia.  Destino: Alemanha, França, Aústria, Reino Unido.  Motivos: Guerras Civis, Conflitos Religiosos.

10

11

12 Quantas pessoas estão migrando?  Mais de 300 mil imigrantes já arriscaram suas vidas tentando atravessar o Mediterrâneo neste ano, segundo as Nações Unidas. Em todo o ano passado, foram 219 mil pessoas.  Cerca de 200 mil pessoas desembarcaram na Grécia desde janeiro, enquanto outras 110 mil chegaram à Itália.

13 A barreira Húngara  Diante desse fluxo, a Hungria está construindo uma barreira de 175 km para impedir a entrada de imigrantes.

14

15

16 Como os imigrantes obtêm asilo na União Europeia?  Eles devem provar às autoridades que são alvo de perseguição e poderiam ser feridos ou até mesmo mortos se devolvidos para seu país de origem.  De acordo com as regras da União Europeia, pessoas em busca de asilo têm direito a alimentação, a primeiros socorros e a serem abrigadas em um centro de recepção. Também deve ter suas necessidades avaliadas individualmente.  A pessoa em busca de asilo deve receber o direito de trabalhar em até nove meses após sua chegada.

17 A Convenção de Dublin  A Convenção de Dublin regulamenta o processo de candidatura para refugiados que procuram asilo político.  Pelo regulamento o pedido de asilo político deve ser analisado pelo país no qual imigrante adentrou à União Europeia.

18 A Alemanha  Derrubando as barreiras da Convenção de Dublin, a Alemanha, em agosto, parou de enviar os sírios que vinham buscar asilo em seu território aos países por onde eles tinham entrado na Europa.  Essa medida foi vista pela Comissão Europeia como um ato de solidariedade, mas levanta críticas de muitos países que se opõem a fazer o mesmo, enquanto recebe elogios de países que acabavam tendo de avaliar uma enorme quantidade de asilos.

19 A FRONTEX e os naufrágios  Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados- Membros da União Europeia.  A FRONTEX coordena a cooperação operacional entre os Estados-Membros no domínio da gestão das fronteiras externas.  Tem sido responsáveis pelos resgates de botes e barcos que naufragam no mar.

20

21

22

23

24 Como pode cair no Vestibular?

25  Geopolítica: A maioria dos migrantes que chegam atualmente na Europa são sírios que fogem da guerra. O conflito envolve diversos interesses geopolíticos no Oriente Médio entre os países que apoiam o regime do ditador sírio Bashar al-Assad e as nações que querem derrubá-lo.  Além disso, o cenário caótico na Síria e no Iraque permitiu o fortalecimento de organizações extremistas como o chamado Estado Islâmico (EI).

26 Como pode cair no Vestibular?  Demografia: A taxa de natalidade em muitos países na Europa está entre as mais baixas do mundo, o que deve gerar pressões demográficas no futuro.  Com o envelhecimento da população e o baixo índice de fecundidade, a perspectiva é que, em países como a Alemanha, haja uma diminuição da população, o que também afetaria o número de trabalhadores ativos para manter a produção e sustentar a previdência.  Diante dessa perspectiva, a chegada dos migrantes pode ajudar a reverter a queda populacional e manter a economia girando nos próximos anos.

27 Como pode cair no Vestibular?  Crise econômica: Muitos países europeus ainda não se recuperaram da crise econômica que atingiu o continente em 2008. A taxa de desemprego em países como Grécia e Espanha supera os 20%.  Neste cenário, os migrantes são vistos pelos setores mais xenófobos da sociedade como concorrentes na disputa pelas poucas vagas no mercado de trabalho. Muitos partidos de extrema-direita vêm se apoiando neste discurso para ganhar eleitores insatisfeitos com a crise.

28 Como pode cair no Vestibular?  Choque cultural: A adaptação dos migrantes muçulmanos na sociedade europeia é outro tema relacionado à atual crise. Na França, o uso do véu islâmico em lugares públicos é vetado e a Suíça proíbe os minaretes (torres no alto das mesquitas para chamar os fieis para as orações).  Sem conseguir integrar-se entre os europeus, muitos migrantes acabam vivendo de forma segregada, na periferia de grandes cidades como Paris.  Além disso, o governo de países como a Hungria resiste em permitir o ingresso maciço de refugiados muçulmanos, alegando que é preciso defender as raízes e os valores cristãos da Europa.

29 Como pode cair no Vestibular?  Globalização e tecnologia: O tema da migração também pode ser explorado nos vestibulares a partir da ótica da globalização. O desenvolvimento tecnológico permitiu avanços nos meios de transporte e de comunicação que ajudou a intensificar os movimentos migratórios.  A facilidade das transferências bancárias, por exemplo, permite a um imigrante africano que mora na Europa enviar parte de seu salário mensalmente para ajudar os familiares que vivem em sua terra natal.

30 Como pode cair no Vestibular?  História: Os movimentos migratórios fazem parte da história da humanidade desde que o homo erectus deixou a África rumo à Europa e à Ásia há 1,8 milhão de anos. Com as grandes navegações, nos séculos XV e XVI, o fenômeno se intensificou e no período entre o final do século XIX e início do século XX ocorreu a maior migração em massa da história.  Os examinadores podem cobrar nas provas as principais relações entre os fluxos migratórios históricos e atuais.

31 Como pode cair no Vestibular?  Brasil: O Brasil é uma nação formada por imigrantes – dos portugueses, que chegaram aqui a partir de 1500, passando pelos africanos trazidos como mão de obra escrava, até a onda de europeus, japoneses e árabes que chegou ao país entre o final do século XIX e início do século XX. Atualmente, o país vem recebendo imigrantes de países vizinhos como Bolívia e Paraguai, além de africanos e haitianos.  O governo também está concedendo asilo a milhares de sírios que chegam aqui desde 2013. Durante seus estudos, vale a pena estabelecer comparações entre a situação dos refugiados no Brasil e na Europa.


Carregar ppt "GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA PROF. JHONNY. Crise de Imigração na Europa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google