A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NIGÉRIA (Oeste da África) O norte é predominantemente muçulmano. Cristianismo é majoritário no oeste e é praticado no sudeste junto a islamismo e cultos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NIGÉRIA (Oeste da África) O norte é predominantemente muçulmano. Cristianismo é majoritário no oeste e é praticado no sudeste junto a islamismo e cultos."— Transcrição da apresentação:

1

2 NIGÉRIA (Oeste da África) O norte é predominantemente muçulmano. Cristianismo é majoritário no oeste e é praticado no sudeste junto a islamismo e cultos tradicionais africanos. A produção de petróleo está centralizada na região sudeste, onde os ibos (etnia cristianizada) já tentaram sua independência (Guerra de Biafra). A região sudoeste concentra a atividade industrial e é majoritariamente iorubá (islamizados).

3 REGIÃO DO “CHIFRE” AFRICANO Área: 1.104.300 km2. População: 60 milhões. Composição étnica: mais de 90 etnias. Religião: católicos ortodoxos muçulmanos e religiões africanas. Etiópia

4

5 Em um país cercado pelos conflitos da Somália, Etiópia e Sudão, as tensões da guerra são temas de debates em Fóruns Mundiais. A Etiópia foi à guerra na Somália com o apoio da União Africana, contra os Tribunais Islâmicos que detinham o controle de toda parte sul do país vizinho, incluindo a capital, Mogadiscio. Estes tribunais, por sua vez, têm apoio de outro país do Corno da África, a Eritréia, e, segundo os Estados Unidos, do líder da Al Qaeda, Ayman Al-Zawahiri.

6 O grupo de nações em conflito constituem, acima do Quênia, a área geográfica que tem a forma de um chifre de rinoceronte, daí o nome da vizinhança explosiva. Ela fervilha com mais de uma guerra. Ao lado da Etiópia, a noroeste do Quênia, está o Sudão, que atravessa dias não menos dramáticos, com nada menos que 2,5 milhões de habitantes desabrigados, procurando refúgio dentro e fora do país.

7 A tragédia vem de alguns anos, enquanto a ONU decidia se o que estava ocorrendo lá era ou não genocídio. O fato é que mais de 200 mil pessoas foram dizimadas na região da capital, a cidade de Darfur, desde 2003. A população africana negra acusa até hoje as milícias árabes, chamadas Janjaweed e apoiadoras do governo sudanes, de junto com este terem promovido tal genocídio.

8 LESTE DA ÁFRICA Porção ocidental: terras baixas drenadas pelos rios da bacia do Congo, recobertas por florestas equatoriais. Região de Zaire, Ruanda e Burundi (colôniasbelgas até 1960).

9 Ruanda e Burundi - conflitos étnicos (hutus, majoritários - 80% da população - e tutsis - 10%). Fronteiras com Zaire: expressivas minorias hutus e tutsis. Conflitos entre hutus e tutsis, em Ruanda (1994). Movimentos migratórios para países vizinhos. Campos de refugiados ao leste do Zaire (1 milhão de hutus). Problemática: 200 etnias e fronteira com nove países africanos. Intervenção da ONU e um cessar - fogo entre Uganda e Ruanda (08/06/00).

10 Em Ruanda, no ano de 1994, um conflito político levou à morte quase um milhão de ruandeses, no decorrer de apenas cem dias. O mundo fechou os olhos para Ruanda. Mas um homem abriu seus braços e coração e fez a diferença. Paul Rusesabagina era gerente do Hotel Milles Collines, em Kigali, capital de Ruanda, quando o conflito começou. Munido apenas da sua coragem, ele protegeu quem chegava ao hotel, adultos e crianças, mas de 1.200 pessoas, assim como sua própria família. Indicado a 3 Oscar, baseado em uma história real Hotel Ruanda conta a história de Paul para contar a história de Ruanda, como um alerta ao mundo.

11 ÁFRICA DO SUL A África do Sul tem uma economia de mercado que se baseia nos serviços, na indústria, na exploração mineradora e na agricultura. As principais riquezas do país encontram-se sobretudo nos recursos minerais, como o carvão, o cobre, o manganês, o ouro, a cromita, o urânio, o ferro e os diamantes. No entanto, a exploração de minérios é liderada pela extracção do ouro. Os principais parceiros comerciais da África do Sul são os EUA, a Itália, o Japão, a Alemanha, Holanda, Brasil e o Reino Unido.

12 É baseado nas memórias do guarda prisional que acompanhou Nelson Mandela durante o seu cárcere de 26 anos imposto pelo regime do Apartheid, acusado de planejar ações armadas e sabotagens, acusação essa que Mandela confirma. É o relato de uma progressiva mudança de mentalidade de um homem que cresceu ouvindo mensagens racistas e que aprendeu a duvidar de tudo o tinha aprendido depois de conhecer um homem fora do comum: Nelson Mandela.

13

14 Jardim Botânico - RJ


Carregar ppt "NIGÉRIA (Oeste da África) O norte é predominantemente muçulmano. Cristianismo é majoritário no oeste e é praticado no sudeste junto a islamismo e cultos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google