A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História do Brasil No tempo dos Coronéis

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História do Brasil No tempo dos Coronéis"— Transcrição da apresentação:

1 História do Brasil No tempo dos Coronéis
5º ano onéis

2 O começo da República O começo da República foi conturbado:
Várias empresas faliram. Os preços dos alimentos subiram. O salário foi desvalorizado. Militares, cafeicultores e monarquistas lutavam pelo poder. Surgiram revoltas! Revolta da Armada No Rio de Janeiro Revolta Federalista No Sul A maioria da população vivia excluída da política.

3 As mudanças no começo da República
A intranquilidade existia por dois motivos: 1 - Não existiam leis que fortalecessem os ideais republicanos e eliminassem os monárquicos. 2- Ocorreram grandes mudanças: - Incentivo à industrialização - Incentivo à reforma de portos e cidades - A igreja católica deixou de ter funções oficiais (certidões de nascimento, casamento e falecimento passaram a ser emitidas pelo Estado.) Foi eleita uma assembléia para elaborar uma nova Constituição.

4 1891 – Uma nova constituição
Uma assembléia elaborou a nova constituição que foi promulgada em 1891. Foi criado o cargo de presidente, escolhido por voto direto, a cada 4 anos. Assembléia Constituinte de 1891

5 A vez do povo No Nordeste, os sertanejos fugiam da pobreza e da seca.
A população reagiu às mudanças! No Nordeste, os sertanejos fugiam da pobreza e da seca. No interior da Bahia, fundaram o povoado de CANUDOS. LIDERADOS POR ANTÔNIO CONSELHEIRO, OS SERTANEJOS SE REVOTARAM CONTRA A REPÚBLICA. ELES RESISTIRAM A TRÊS ATAQUES. NO QUARTO ATAQUE, CANUDOS FOI MASSACRADA. O EXERCÍTO REPUBLICANO DESTRUIU CANUDOS E SUA POPULAÇÃO!

6 A REPÚBLICA DOS FAZENDEIROS
O PODER DOS FAZENDEIROS A política do café com leite: Até 1930, a presidência foi ocupada por grandes fazendeiros: - cafeicultores de São Paulo - produtores de leite de Minas Gerais O poder dos presidentes era sustentado pelos coronéis. Os coronéis não eram militares, mas eles tinham riqueza e prestígio. Eles tinham terras ou comércio e dominavam suas regiões.

7 ATÉ 1930 – REPÚBLICA DOS FAZENDEIROS
N a época da Republica dos fazendeiros, o Brasil era essencialmente agrário e o café era a maior riqueza do Brasil. Os coronéis obrigavam os eleitores a votar em seus candidatos. Os coronéis trocavam votos por favores, remédios , comidas e empregos. O governo conquistava os coronéis oferecendo cargos públicos e outros privilégios. E foi assim que os fazendeiros ficaram tanto tempo no poder. Havia corrupção! As pessoas eram obrigadas a votar nos candidatos dos coronéis. Se não votassem, não recebiam comida, remédios, etc. Nós somos coronéis e decidimos em quem todos irão votar!

8 A República dos fazendeiros
Os fazendeiros ganharam muito dinheiro na produção do café . Os fazendeiros resolveram investir principalmente na indústria de tecidos e de alimentos. Muitos imigrantes europeus deixaram o campo e foram trabalhar nas fábricas. Primeira máquina de fiar utilizada na produção de tecidos no Brasil.

9 E foi assim que nasceram os movimentos operários que promoviam passeatas e greves.
Isso não é justo! Eu não agüento mais tanto trabalho e nenhuma folga! Nós precisamos lutar pelos nossos direitos! As condições de trabalho fabris eram ruins, com longas jornadas, baixos salários, sem direito a folgas ou férias remuneradas.

10 Os anos 1920: O Modernismo A República dos fazendeiros começou a desmoronar nos anos 1920. A sociedade brasileira passava por grandes transformações! Até então, a arte brasileira era dominada pelo estilo europeu. Os MODERNISTAS resolveram acabar com essa situação. Os modernistas queriam encontrar as verdadeiras raízes da cultura brasileira! Os modernistas buscaram novas formas de mostrar a realidade brasileira!

11 1922 – A SEMANA DA ARTE MODERNA O primeiro marco do movimento cultural MODERNISMO
As reações do público foram variadas. Muitos aplaudiram, outros vaiaram. Subúrbio Carioca- Pintura de Di Cavalcanti A semana de Arte Moderna foi composta de três noites de apresentações musicais, exposições de arte, leituras de manifestos e poesia. Uirapuru - Pintura de Tarsila de Amaral

12 Os anos de 1920 : As diversões públicas
Na s cidades, o cinema fazia grande sucesso! No Rio de Janeiro, na praça da Cinelândia, havia teatros, restaurantes e salas de cinema. Em 1922, ocorreu a primeira transmissão pública do rádio. Foi um sucesso! Ouvir música pelo rádio era uma grande diversão ! Notícia: As mulheres começaram a ficar mais independentes nesta época!

13 Exercício de revisão 1) Como foram os anos iniciais da República?
b) Conturbados a) Tranquilos b) Conturbados c) Alegres c) Uma assembléia 2) Quem elaborou a Constituição de 1891? a) O presidente b) O povo c) Uma assembléia 3) Quem perdeu poder e deixou de emitir documentos como certidões de nascimento, casamento e falecimento no começo da República? b) a igreja católica a) Os fazendeiros b) A igreja católica c) Os coronéis a) Antônio Conselheiro 4) Quem reclamava dos impostos e liderou a guerra de Canudos? a) Antônio Conselheiro b) Antônio Canudos c) Pedro Conselheiro 5) O que fizeram os trabalhadores para conseguir os seus direitos? c) Greves e passeatas a) Choraram muito. b) Não reclamaram de nada. c) Greves e passeatas.

14 Mais perguntinhas 2) Qual foi o marco do modernismo?
1) Qual o nome do movimento artístico iniciado nos anos 1920 ? 2) Qual foi o marco do modernismo? A Semana de Arte Moderna de 1922. Modernismo 3) Como estava a economia nos primeiros anos da República? A economia estava ruim. Várias empresas faliram, os preços dos alimentos subiram e o salário estava desvalorizado.

15 REVOLTA DA ARMADA Última pergunta! REVOLTA FEDERALISTA
4) Militares, cafeicultores e monarquistas lutavam pelo poder no começo da República. Foi assim que surgiram duas grandes revoltas no Rio de Janeiro e no Sul . Quais os nomes das revoltas? NO RIO DE JANEIRO REVOLTA FEDERALISTA REVOLTA DA ARMADA NO SUL

16 Relacione as colunas: a) Coronéis B) Eleitores c) Grandes fazendeiros
( ) Detinham o poder na República, principalmente os de São Paulo e Minas Gerais. a) Coronéis B) Eleitores ( ) Eram controlados pelos chefes locais, por meio de forças ou favores. c) Grandes fazendeiros ( ) Donos das riquezas, conseguidas com a terra e o comércio, sustentavam o poder dos presidentes.


Carregar ppt "História do Brasil No tempo dos Coronéis"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google