A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GERAÇÃO DO DESERTO MESSIANISMO Guido Wilmar Sassi.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GERAÇÃO DO DESERTO MESSIANISMO Guido Wilmar Sassi."— Transcrição da apresentação:

1 GERAÇÃO DO DESERTO MESSIANISMO Guido Wilmar Sassi

2 Origem do Messianismo O profeta Issaias é um dos primeiros a proclamar a ideia de um Messias, embora tal ideia já se encontrasse na Pérsia entre os zoroastristas. Ele escreveu relatos que ainda não tinham ocorrido, mas estavam prestes a acontecer, como a vinda do messias aceito e conhecido, Jesus Cristo. líder religioso Na história do Brasil, o termo messianismo é usado para dar nome aos movimentos sociais nos quais milhares de sertanejos fundaram comunidades comandadas por um líder religioso.

3 Canudos Guerra de Canudos Ocorreu no sertão baiano no século XIX. O líder Antônio Conselheiro defendia a volta da monarquia e classificava o republicanismo como uma manifestação contra a Cristandade. Como a fama do movimento começou a se espalhar pelo país, os governos estadual e federal se uniram para destruí-lo. Em 1897, Canudos foi completamente destruída. Sem dúvida foi o maior movimento messiânico ocorrido no Brasil e deu origem ao livro Os Sertões de Euclides da Cunha.

4 Contestado Guerra do Contestado: Surgido em na divisa dos estados de Santa Catarina e Paraná, era um movimento liderado por monges que defendiam a volta do Império (um fazendeiro da região chegou a ser nomeado imperador do Brasil (Manuel Alves de Assunção Rocha ) por um dos monges. Em 1916, a comunidade foi destruída pelo exército brasileiro.


Carregar ppt "GERAÇÃO DO DESERTO MESSIANISMO Guido Wilmar Sassi."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google