A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conflito entre os dois brasis: tradicionalismo agrário, hegemônico versus as ideologias progressistas, a urbanização, a imigração, o crescimento industrial.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conflito entre os dois brasis: tradicionalismo agrário, hegemônico versus as ideologias progressistas, a urbanização, a imigração, o crescimento industrial."— Transcrição da apresentação:

1

2 Conflito entre os dois brasis: tradicionalismo agrário, hegemônico versus as ideologias progressistas, a urbanização, a imigração, o crescimento industrial e as revoltas sociais, que o questionam.

3 Principais acontecimentos político-sociais: Guerra de Canudos (Bahia, ). Revolta contra a vacina obrigatória (Rio de Janeiro, 1904).

4 Revolta da Chibata (Rio de Janeiro, 1910). Levante de Juazeiro (Ceará, ). Revolta do Contestado (Santa Catarina, ). As duas greves de operários (São Paulo, )

5 CRONOLOGIA DO PRÉ-MODERNISMO NO BRASIL Momento de transição entre a tradição literária (século XIX) e sua ruptura radical, que inaugura o Modernismo (século XX).

6 INÍCIO: por volta de 1902 – Publicação de Os sertões, de Euclides da Cunha E Canaã, de Graça Aranha. TÉRMINO: 1922 – Semana de Arte Moderna.

7 CARACTERÍSTICAS DO PRÉ- MODERNISMO Visão crítica da realidade brasileira Regionalismo Retrato dos tipos humanos marginalizados

8 PRINCIPAIS ESCRITORES E OBRAS DO PRÉ-MODERNISMO BRASILEIRO Euclides da Cunha - Os sertões (1902) Lima Barreto – Triste fim de Policarpo Quaresma (1915) Monteiro Lobato – Urupês (1918), cidades mortas (1919) Graça Aranha – Canaã (1902)


Carregar ppt "Conflito entre os dois brasis: tradicionalismo agrário, hegemônico versus as ideologias progressistas, a urbanização, a imigração, o crescimento industrial."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google