A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revisão República!.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revisão República!."— Transcrição da apresentação:

1 Revisão República!

2 Os Antecedentes Os principais fatos ocorridos antes da proclamação da república foram: Criação do Manifesto Republicano em 1870; Na década de 1870, profissionais liberais, comerciantes e fazendeiros fundaram os primeiros partidos republicanos no Brasil.

3 As três bases perdidas pela Monarquia
A Abolição da escravatura A “Questão Militar” A “Questão Religiosa”

4 A Proclamação O Exército, apoiado por fazendeiros paulistas e pelas classes médias urbanas, dá o golpe final na já enfraquecida monarquia; Na madrugada do dia 14 de novembro de 1889 cai o ultimo ministério Imperial; O Povo assiste a tudo sem entender o que está acontecendo;

5 Primeira República Proclamada a República, o que fazer com ela? Embora os republicanos tivessem o consenso que não queria a monarquia, eles não tinham consenso quanto ao que queriam da República. Essa situação de discórdia sobre os rumos do País caracterizou a Primeira República ( 1889 – 1930) Estabeleceu-se inicialmente um Governo Provisório, com Deodoro como o chefe do governo, até que uma Constituição fosse estabelecida. Um Congresso Provisório, em 1891 promulgou a Carta Constitucional Republicana e elegeu Deodoro como o primeiro Presidente do Brasil.

6 A Primeira Constituição Republicana a gente nunca esquece...
As principais diferenças entre a Constituição Republicana e a Imperial foram: O voto direto e universal e a separação entre o poder político e o religioso.

7 A República da Espada! Presidentes militares;
Governos marcados por autoritarismo e suspensão de direitos individuais e fechamentos do congresso;

8 O Mandato de Deodoro (1889- 1891)
O Mandato de Deodoro foi marcado por crises, a primeira delas econômica, causada por Rui Barbosa e a política dos encilhamentos. A segunda crise, instaurou-se por conta do caráter rígido e inflexível de Deodoro. Já em 1891 Deodoro renuncia.

9 Floriano Peixoto ( 1891 – 1894) Vice de Deodoro, Floriano segundo dizem sequer era Republicano, tendo apoiado o movimento apenas no seu fim. Conhecido como Marechal de Ferro, era autoritária e em seu governa a espada era a lei Prisões arbitrárias, suspensão de direitos individuais, censuras foram comuns em seu mandato. Seu mandato vai até 1894. Ao que parece o sonho de uma República onde os ideais de liberdade e igualdade para todos foi cortado pela raiz e com espada.

10 Prudente de Moraes ( 1894 – 1898) Apesar do voto universal, apenas 2,2% da população votou para eleger em 1894 o paulista Prudente de Morais, o primeiro presidente eleito por voto direto. A Questão do voto permaneceu um problema por toda a Primeira República, pois havia intimidações, ameaças e os mesários trocando os votos a seu bel prazer. Essa política ficou conhecida como “voto cabresto”.

11 Voto Universal e Direto???

12 E hoje, o que mudou?

13 Campos Salles e a Política dos Governadores
No Governo de Campos Salles ( 1898 – 1902), criou-se um sistema de aliança entre os governadores estaduais e o governo federal.

14 Política do Café com Leite
No Governo do paulista Rodrigo Alves ocorre o Convênio de Taubaté estabelecendo que o governo seria responsável pela compra de excedentes do café. A denominação de política do café com leite vem através do domínio de São Paulo e Minas Gerais, revezando-se no poder.


Carregar ppt "Revisão República!."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google