A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os principais fatos ocorridos antes da proclamação da república foram: Criação do Manifesto Republicano em 1870; Na década de 1870, profissionais liberais,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os principais fatos ocorridos antes da proclamação da república foram: Criação do Manifesto Republicano em 1870; Na década de 1870, profissionais liberais,"— Transcrição da apresentação:

1

2 Os principais fatos ocorridos antes da proclamação da república foram: Criação do Manifesto Republicano em 1870; Na década de 1870, profissionais liberais, comerciantes e fazendeiros fundaram os primeiros partidos republicanos no Brasil.

3 A Abolição da escravatura A Questão Militar A Questão Religiosa

4 O Exército, apoiado por fazendeiros paulistas e pelas classes médias urbanas, dá o golpe final na já enfraquecida monarquia; Na madrugada do dia 14 de novembro de 1889 cai o ultimo ministério Imperial; O Povo assiste a tudo sem entender o que está acontecendo;

5 Proclamada a República, o que fazer com ela? Embora os republicanos tivessem o consenso que não queria a monarquia, eles não tinham consenso quanto ao que queriam da República. Essa situação de discórdia sobre os rumos do País caracterizou a Primeira República ( 1889 – 1930) Estabeleceu-se inicialmente um Governo Provisório, com Deodoro como o chefe do governo, até que uma Constituição fosse estabelecida. Um Congresso Provisório, em 1891 promulgou a Carta Constitucional Republicana e elegeu Deodoro como o primeiro Presidente do Brasil.

6 As principais diferenças entre a Constituição Republicana e a Imperial foram: O voto direto e universal e a separação entre o poder político e o religioso.

7 Presidentes militares; Governos marcados por autoritarismo e suspensão de direitos individuais e fechamentos do congresso;

8 O Mandato de Deodoro foi marcado por crises, a primeira delas econômica, causada por Rui Barbosa e a política dos encilhamentos. A segunda crise, instaurou-se por conta do caráter rígido e inflexível de Deodoro. Já em 1891 Deodoro renuncia.

9 Vice de Deodoro, Floriano segundo dizem sequer era Republicano, tendo apoiado o movimento apenas no seu fim. Conhecido como Marechal de Ferro, era autoritária e em seu governa a espada era a lei Prisões arbitrárias, suspensão de direitos individuais, censuras foram comuns em seu mandato. Seu mandato vai até Ao que parece o sonho de uma República onde os ideais de liberdade e igualdade para todos foi cortado pela raiz e com espada.

10 Apesar do voto universal, apenas 2,2% da população votou para eleger em 1894 o paulista Prudente de Morais, o primeiro presidente eleito por voto direto. A Questão do voto permaneceu um problema por toda a Primeira República, pois havia intimidações, ameaças e os mesários trocando os votos a seu bel prazer. Essa política ficou conhecida como voto cabresto.

11

12

13 No Governo de Campos Salles ( 1898 – 1902), criou-se um sistema de aliança entre os governadores estaduais e o governo federal.

14 No Governo do paulista Rodrigo Alves ocorre o Convênio de Taubaté estabelecendo que o governo seria responsável pela compra de excedentes do café. A denominação de política do café com leite vem através do domínio de São Paulo e Minas Gerais, revezando-se no poder.


Carregar ppt "Os principais fatos ocorridos antes da proclamação da república foram: Criação do Manifesto Republicano em 1870; Na década de 1870, profissionais liberais,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google