A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IDADE MÉDIA Capítulo 8.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IDADE MÉDIA Capítulo 8."— Transcrição da apresentação:

1 IDADE MÉDIA Capítulo 8

2 O oriente próximo e os impérios africanos
Idade Média

3 IMPÉRIO BIZANTINO SAIBA MAIS

4 IMPÉRIO BIZANTINO

5 IMPÉRIO BIZANTINO Alta Idade Média O auge deste império foi atingido durante o reinado do imperador Justiniano ( ), que visava reconquistar o poder que o Império Romano havia perdido no ocidente. Com este objetivo, ele buscou uma relação pacífica com os persas, retomou o norte da África, a Itália e a Espanha. Durante seu governo, Justiniano recuperou grande parte daquele que foi o Império Romano do Ocidente.

6 IMPÉRIO BIZANTINO A cultura Bizantina está totalmente relacionada com o cristianismo, religião oficial e obrigatório em todo território. Sua influência estava presente em todos os setores sociais. A Igreja era tão importante para esse sociedade que o historiador Steven Runciman chegou afirmar que: “A atenção principal do bizantino estava dirigida para as questões e os detalhes religiosos que lhe poderiam abrir ou fechar as portas do Céu”. Isto que dizer que para os bizantinos a vida neste tinha pouca importância o interessante era o reino dos céus. Em todos os lugares da capital do império, Constantinopla, havia pessoas que estavam envolvidas em discussões teológicas e detalhes religiosos. Podemos destacar duas discussões mais evidentes: Monofisismo: estes negavam a natureza terrestre de Jesus Cristo. Para eles Jesus possuía apenas a natureza divina, espiritual. Esse movimento teve início no século V com auge no reinado de Justiniano. Iconoclastia: para estes a ordem era a destruição das imagens de santos, e a proibição do uso delas em templos. Com base na forte espiritualidade da religião cristã oriental. Teve apoio no século VIII, com o imperador Leão II, que proibiu o uso de imagens de Deus, Cristo e Santos nos templos e teve forte apoio popular. A adoração popular a ícones religiosos gerou crises na Igreja de Bizâncio.

7 O IMPÉRIO ISLÂMICO SAIBA MAIS

8 IMPÉRIO ISLÂMICO A origem do império está na Península Arábica, região desértica ocupada pelos árabes, que se dedicavam principalmente ao comércio, seja através das caravanas de beduínos no deserto ou nas cidades próximas ao litoral, como Iatreb e Meca. Foi nesta última que nasceu Maomé, membro da tribo dos coraixitas, por volta de 570, e onde ele iniciou a difusão da crença em um deus único, Alá. Os árabes eram politeístas, adorando animais e plantas. A cidade de Meca era um centro religioso por abrigar o templo onde se encontrava a pedra negra, um possível meteorito tido como sagrado, que ficava guardado na Caaba, junto a várias imagens dos demais deuses.

9 IMPÉRIO ISLÂMICO Os preceitos ditados pelo Alcorão são considerados como verdades absolutas, incapazes de conter qualquer falha. Aceitar Deus como único e Muhammad (Maomé) como seu profeta; Dar esmola (Zakat) de no mínimo 2,5% de seus rendimentos para os necessitados; Fazer a peregrinação à cidade de Meca pelo menos uma vez na vida, pelos fiéis com condições físicas e financeiras; Rezar voltado para Meca cinco vezes por dia, em horários específicos e fazendo as genuflexões e prosternações corretas.; Observar o Jejum no mês de Ramadã com objetivo de desenvolver a paciência e a reflexão.

10 Organizado pelo professor Ítalo Gomes
fim Organizado pelo professor Ítalo Gomes


Carregar ppt "IDADE MÉDIA Capítulo 8."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google