A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conflitos Nacionais na África.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conflitos Nacionais na África."— Transcrição da apresentação:

1 Conflitos Nacionais na África

2 Colonização Européia

3 Descolonização

4 Esperança de Vida

5 Norte da África e Oriente Médio

6 Tunísia: Revolução de Jasmim
Integrante do MAGREB. 17 de dezembro de 2010 – protesto individual contra a polícia. (Problemas internos – preços elevados e subempregos). Ditadura com cerca de 20 anos – Zine El Abidine Bem Ali. Importante participação jovem através dos novos meios de comunicação (redes sociais). Base da economia na agricultura, setor têxtil e turismo.

7 Revolução na Praça Thrir
EGITO Revolução na Praça Thrir Ditadura de Hosni Mubarak durante 30 anos. Problemas econômicos e sociais (elevadas taxas de desemprego) O Governo egípcio possuía acordos com o Ocidente. País estratégico por causa do Canal de Suez. Oposição feita pela Irmandade Muçulmana e pelo Nobel da Paz Mohamed El Baradei.

8

9 Líbia: eixo do mal Ditadura de Muamar Kadafi há 42 anos.
Problemas sociais e econômicos. Grandes reservas de petróleo e gás. Guerra civil e ataque militar aos rebeldes – intervenção da ONU. O governo central não é mais aceito pelos países da UE e pelos EUA.

10

11

12 Sudão Maior país da África e independente desde 1956.
Norte do país possui o domínio econômico e político – maioria islâmica. Luta armada no sul em busca do separatismo. 2004- intensos conflitos em Darfur, homogêneo na questão religiosa (islâmicos), mas com grande diversidade étnica. Grandes períodos de seca intensificaram os problemas e resultaram em milhares de refugiados para o Chade. Grupos étnicos majoritários: Árabes e Berberes

13

14 Chifre da África Conflito entre Etiópia e Eritréia:
Colonização italiana e britânica. Autonomia em meados do século XX, mas com a Eritréia sob o controle da Etiópia. Rebeldes islâmicos lutam pela independência da Eritréia. Influência comunista na região. Eritréia torna-se um país independente em 1993, mas os conflitos continuam a existir, ocorrendo a intervenção da ONU. Reflexo desta disputa no conflito interno da Somália.

15 Chifre da África

16 África do Sul

17 Ocupação da Namíbia até 1990. (rica em diamante)
África do Sul População Negra – 68% População Branca – 18% Leis discriminatórias que se tornaram oficiais em 1948: Apartheid – forte segregação racial 1- Formação dos bantustões 2- Negros proibidos de realizarem alguns trabalhos. 3- Não poderiam ter cargos políticos 4- CNA – Congresso Nacional Africano, cujo líder Nelson Mandela fora preso durante duas décadas. 1994 primeiras eleições multiraciais. Ocupação da Namíbia até (rica em diamante)

18 Congo

19 Tutsi x Hutus

20 Nigéria e sua Diversidade

21 Nigéria Hauçás 21% norte muçulmano Fulas 9% norte Iorubas 20% sudoeste
Principais etnias: Hauçás 21% norte muçulmano Fulas 9% norte Iorubas 20% sudoeste todos Ibos 16% sudeste cristianismo

22 Região de Biafra


Carregar ppt "Conflitos Nacionais na África."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google