Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouDomingos Edson Corte-Real Van Der Vinne Alterado mais de 8 anos atrás
1
A Economia do Turismo
2
Esquema da apresentação Conceitos Básicos Turismo em Números Copa 2014 Implementações em andamento
3
Turismo e Turista Turismo - atividades que as pessoas realizam durante suas viagens e permanência em lugares distintos dos que vivem, por um período de tempo inferior a um ano consecutivo, com fins de lazer, negócios e outros." Turista - é um visitante que desloca-se voluntariamente por período de tempo igual ou superior a vinte e quatro horas para local diferente da sua residência e do seu trabalho sem, este ter por motivação, a obtenção de lucro. Fonte: Organização Mundial de Turismo - OMT
4
Atividades Características do Turismo – ACTs As ACTs consideradas são: Alojamento, Transportes, Alimentação, Agência de Viagem, Aluguel de Transportes, Auxiliar de transportes, Cultura e Lazer. A distorção é mais evidente nas atividades Alimentação e Cultura e Lazer, nas quais apenas uma pequena parcela do total de ocupados está associada à demanda de turista
5
Atividades Registradas no CADASTUR CADASTUR - é o Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo. Executado pelo Ministério do Turismo, em parceria com os Órgãos Oficiais de Turismo nos 26 Estados do Brasil e no Distrito Federal
6
Bacharel em Turismo Guia de Turismo Acampamento Turistico Agência de Turismo Apoio ao Turismo Náutico Casa de Espetáculos Centro de Convenções Infra estrutura para eventos Locadora de veículos Meio de Hospedagem Organizadora de Eventos Parque Aquático Parque Temático Atividades Registradas no CADASTUR
7
Turismo em Números
8
MERCADO DE TRABALHO – GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA ( OMT) O Turismo é responsável pela geração de 6% a 8% do total de empregos no mundo. Além disto, é uma das atividades econômicas que demanda o menor investimento para a geração de trabalho. De acordo com metodologia da OMT e os dados da RAIS, o mercado formal de trabalho nas Atividades Características do Turismo – ACTs, no Brasil, passou de 1,71 milhões de pessoas empregadas, em 2002, para 2,27 milhões de pessoas empregadas em 2008, o que representa um crescimento da ordem de 32,70% em seis anos. No ano de 2008, este número correspondeu a 5,76 % do total de empregos formais acumulados no País.
9
MERCADO INTERNO - FLUXOS TURÍSTICOS DOMÉSTICOS As viagens domésticas no Brasil vêm crescendo nos últimos anos. Os números apresentam uma expansão de 12,5% de 2005 a 2007, quando foram realizadas em torno de 156 milhões de viagens domésticas Considerando a taxa de permanência média de 8,5 dias, conforme aferida pela pesquisa amostral domiciliar, foram gerados 1,33 bilhões de pernoites no ano de 2007, em todo o país. Ainda de acordo com a referida pesquisa, o gasto médio por dia realizado pelos turistas foi de R$58,60 em 2007, o que permite estimar um montante de R$ 9,14 bilhões mobilizados pelo mercado do Turismo doméstico no Brasil naquele ano. ( Fonte: FIPE DEPES/Mtur)
10
A grande maioria dos turistas se utiliza de casas de parentes e amigos nos locais visitados (56,3%). No que se refere aos meios de hospedagem, a utilização de serviços turísticos (hotéis, pousadas, campings e resorts) correspondem a 30,8% do total de viagens realizadas. Quanto aos meios de transportes utilizados, do total de viagens domésticas realizadas, 45,1% foram feitas em veículos particulares, 11,3% em avião, e 30,4% em ônibus.
11
Em 2009, o desembarque de passageiros de vôos nacionais foi de 55,85 milhões, 14,68% acima do verificado no ano anterior, quando o número de passageiros desembarcados foi de 48,7 milhões. O crescimento dos desembarques domésticos entre 2002 e 2009 foi da ordem de 70%.
12
MERCADO EXTERNO – ENTRADA DE DIVISAS ESTRANGEIRAS O resultado da receita cambial turística nos últimos anos aponta para o fortalecimento da atividade no mercado internacional. De acordo com os dados do Banco Central, em 2009 o Brasil registrou uma receita cambial turística de US$ 5,30 bilhões. Apesar de inferior ao máximo histórico registrado em 2008, esse valor representa um crescimento de 165% se comparado ao ano de 2002 (US$ 2 bilhões). No mesmo período, o crescimento da receita turística mundial foi de 66%.
13
MERCADO EXTERNO – ENTRADA DE DIVISAS ESTRANGEIRAS Mesmo com o crescimento da receita, o saldo apresenta, desde 2005, um déficit crescente, em função da estabilidade econômica e da valorização do real em relação ao dólar, o que motivou muitos brasileiros a realizar viagens ao exterior. O saldo cambial líquido do Turismo, que apresentou resultados positivos em 2003 e 2004, após mais de 10 anos com saldos negativos, apresentou deficit de US$ 5,59 bilhões, em 2009.
14
MERCADO EXTERNO – ENTRADA DE DIVISAS ESTRANGEIRAS A geração de divisas pelo Turismo está diretamente relacionada à entrada de turistas estrangeiros no País, bem como a sua permanência e aos gastos realizados. Esta chegada de turistas estrangeiros, depois de apresentar um crescimento superior a 40% entre os anos de 2003 e 2005, chegando a 5,36 milhões, apresenta uma tendência à estabilização. Tomando o ano de 2002 como referência, o crescimento até 2008 foi da ordem de 33,6%. No mesmo período, o crescimento do Turismo internacional no mundo foi da ordem de 31,0%.(Fonte: Departamento de Polícia Federal / Mtur)
15
MERCADO EXTERNO – ENTRADA DE DIVISAS ESTRANGEIRAS De acordo com a Infraero os turistas estrangeiros que o Brasil recebeu em 2008, 73% chegaram ao país por via aérea. O País registrou cerca de 6,48 milhões de passageiros desembarcados de vôos internacionais em 2009. Esses números têm mantido, assim como a entrada de turistas estrangeiros, certa estabilidade desde 2004. Se considerada a série de 2002 a 2009, o crescimento é de 39,95% no período. O ano de 2009 registrou uma pequena queda, inferior a 1%, em relação a 2008. É importante esclarecer que estes desembarques internacionais incluem, além dos turistas estrangeiros, também brasileiros voltando do exterior.
16
MERCADO EXTERNO – ENTRADA DE DIVISAS ESTRANGEIRAS Um fator que influencia positivamente e sinaliza para a expansão do mercado internacional do Turismo no Brasil refere-se à realização de eventos internacionais no País. Nos últimos anos, o Brasil galgou posições no ranking da International Congress and Convention Association – ICCA relativo aos maiores captadores de eventos no mundo. O País passou da 19ª posição em 2003 para a 7ª posição. Em 2009, foram realizados 293 eventos internacionais.
17
MERCADO EXTERNO – ENTRADA DE DIVISAS ESTRANGEIRAS Além deste crescimento no número de eventos captados, é importante destacar que, a cada ano, um número maior de cidades brasileiras se insere no rol de hospedeiras de eventos internacionais, indicando uma desconcentração na oferta de destinos qualificados para o turismo de negócios. O ápice desse processo de captação de eventos internacionais se deu com a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016, além de eventos conexos, que colocam o País em destaque no cenário mundial e abrem grandes perspectivas para o desenvolvimento do Turismo brasileiro
18
Copa 2014 Movimentação Turística De acordo com a pesquisa realizada pela FGV entre junho e julho de 2010 o Brasil receberá aproximadamente 600 mil turistas para a Copa do Mundo de 2014. E cada um deles deve gastar, em média, R$ 11,4 mil em solo brasileiro. A análise abrangeu 4.835 turistas que viajaram à África do Sul exclusivamente para acompanhar a Copa de 2010. 83% dos viajantes abordados eram do sexo masculino e 70% tinham entre 25 e 44 anos.Além disso, foram visitadas, em média, 3,8 cidades e o período de permanência foi de 17,6 dias.. ( Fonte: Ministério do Turismo - http://www.copa2014.org.br/noticias/7539/MINISTERIO+DO+TURISMO+TRACA+PERFIL+DO+TURISTA+ES TRANGEIRO+DA+COPA+2014.html http://www.copa2014.org.br/noticias/7539/MINISTERIO+DO+TURISMO+TRACA+PERFIL+DO+TURISTA+ES TRANGEIRO+DA+COPA+2014.html
19
A pesquisa também mostra certa independência econômica do viajante. 87% dos viajantes daquela Copa pagaram suas viagens do próprio bolso. Somente 9% eram patrocinados. 69% dizem ter se hospedado em hotéis durante o Mundial da África do Sul. Já 10% escolheram acomodações do tipo bed & breakfast, pequenas pousadas que oferecem apenas café da manhã, opção para o turista que passa o dia todo fora do estabelecimento. É uma grande oportunidade para o Brasil investir no empreendedorismo. 83% dos entrevistados fizeram turismo adicional no Mundial sul-africano. 20% deles afirmaram já conhecer o Brasil e 92% já sabiam de antemão que o Brasil sediaria a Copa seguinte. O Rio de Janeiro deve ser a cidade brasileira que mais receberá estrangeiros: 413 mil. Logo atrás, São Paulo aparece com 258 mil, seguida de Brasília, com 207 mil.
20
Documento Referencial Turismo no Brasil 2011- 2014 - Estudo dos desafios para a Copa do Mundo de 2014 O estudo aponta para a consolidação do turismo como produto de consumo do brasileiro. Estima que os desembarques domésticos saltem dos 56 milhões, registrados em 2009, para 73 milhões, em 2014. Projeta também a geração de 2 milhões de empregos formais e informais de 2010 a 2014. A entrada de divisas internacionais deverá crescer 55%, no mesmo período, subindo de R$ 6,3 bilhões para R$ 8,9 bilhões no ano de realização da Copa no Brasil.
21
CARÊNCIAS DO TURISMO BRASILEIRO Uma das carências relacionadas ao mercado de trabalho em Turismo está vinculada à eficiência e à efetividade da qualificação profissional, que tem grande impacto na qualidade dos serviços prestados e na ampliação e valorização das ocupações em Turismo. Essa carência está relacionada à limitação de informações sobre a mão de obra de Turismo no Brasil, tanto no que se refere à demanda, quanto à oferta de qualificação. Ausência de Conta Satélite Etc...
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.