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A Economia do Turismo. Esquema da apresentação  Conceitos Básicos  Turismo em Números  Copa 2014  Implementações em andamento.

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1 A Economia do Turismo

2 Esquema da apresentação  Conceitos Básicos  Turismo em Números  Copa 2014  Implementações em andamento

3 Turismo e Turista Turismo - atividades que as pessoas realizam durante suas viagens e permanência em lugares distintos dos que vivem, por um período de tempo inferior a um ano consecutivo, com fins de lazer, negócios e outros." Turista - é um visitante que desloca-se voluntariamente por período de tempo igual ou superior a vinte e quatro horas para local diferente da sua residência e do seu trabalho sem, este ter por motivação, a obtenção de lucro. Fonte: Organização Mundial de Turismo - OMT

4 Atividades Características do Turismo – ACTs As ACTs consideradas são: Alojamento, Transportes, Alimentação, Agência de Viagem, Aluguel de Transportes, Auxiliar de transportes, Cultura e Lazer. A distorção é mais evidente nas atividades Alimentação e Cultura e Lazer, nas quais apenas uma pequena parcela do total de ocupados está associada à demanda de turista

5 Atividades Registradas no CADASTUR CADASTUR - é o Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo. Executado pelo Ministério do Turismo, em parceria com os Órgãos Oficiais de Turismo nos 26 Estados do Brasil e no Distrito Federal

6  Bacharel em Turismo  Guia de Turismo  Acampamento Turistico  Agência de Turismo  Apoio ao Turismo Náutico  Casa de Espetáculos  Centro de Convenções  Infra estrutura para eventos  Locadora de veículos  Meio de Hospedagem  Organizadora de Eventos  Parque Aquático  Parque Temático Atividades Registradas no CADASTUR

7 Turismo em Números

8 MERCADO DE TRABALHO – GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA ( OMT)  O Turismo é responsável pela geração de 6% a 8% do total de empregos no mundo. Além disto, é uma das atividades econômicas que demanda o menor investimento para a geração de trabalho.  De acordo com metodologia da OMT e os dados da RAIS, o mercado formal de trabalho nas Atividades Características do Turismo – ACTs, no Brasil, passou de 1,71 milhões de pessoas empregadas, em 2002, para 2,27 milhões de pessoas empregadas em 2008, o que representa um crescimento da ordem de 32,70% em seis anos. No ano de 2008, este número correspondeu a 5,76 % do total de empregos formais acumulados no País.

9 MERCADO INTERNO - FLUXOS TURÍSTICOS DOMÉSTICOS  As viagens domésticas no Brasil vêm crescendo nos últimos anos. Os números apresentam uma expansão de 12,5% de 2005 a 2007, quando foram realizadas em torno de 156 milhões de viagens domésticas  Considerando a taxa de permanência média de 8,5 dias, conforme aferida pela pesquisa amostral domiciliar, foram gerados 1,33 bilhões de pernoites no ano de 2007, em todo o país.  Ainda de acordo com a referida pesquisa, o gasto médio por dia realizado pelos turistas foi de R$58,60 em 2007, o que permite estimar um montante de R$ 9,14 bilhões mobilizados pelo mercado do Turismo doméstico no Brasil naquele ano. ( Fonte: FIPE DEPES/Mtur)

10  A grande maioria dos turistas se utiliza de casas de parentes e amigos nos locais visitados (56,3%). No que se refere aos meios de hospedagem, a utilização de serviços turísticos (hotéis, pousadas, campings e resorts) correspondem a 30,8% do total de viagens realizadas.  Quanto aos meios de transportes utilizados, do total de viagens domésticas realizadas, 45,1% foram feitas em veículos particulares, 11,3% em avião, e 30,4% em ônibus.

11  Em 2009, o desembarque de passageiros de vôos nacionais foi de 55,85 milhões, 14,68% acima do verificado no ano anterior, quando o número de passageiros desembarcados foi de 48,7 milhões. O crescimento dos desembarques domésticos entre 2002 e 2009 foi da ordem de 70%.

12 MERCADO EXTERNO – ENTRADA DE DIVISAS ESTRANGEIRAS  O resultado da receita cambial turística nos últimos anos aponta para o fortalecimento da atividade no mercado internacional. De acordo com os dados do Banco Central, em 2009 o Brasil registrou uma receita cambial turística de US$ 5,30 bilhões. Apesar de inferior ao máximo histórico registrado em 2008, esse valor representa um crescimento de 165% se comparado ao ano de 2002 (US$ 2 bilhões).  No mesmo período, o crescimento da receita turística mundial foi de 66%.

13 MERCADO EXTERNO – ENTRADA DE DIVISAS ESTRANGEIRAS  Mesmo com o crescimento da receita, o saldo apresenta, desde 2005, um déficit crescente, em função da estabilidade econômica e da valorização do real em relação ao dólar, o que motivou muitos brasileiros a realizar viagens ao exterior. O saldo cambial líquido do Turismo, que apresentou resultados positivos em 2003 e 2004, após mais de 10 anos com saldos negativos, apresentou deficit de US$ 5,59 bilhões, em 2009.

14 MERCADO EXTERNO – ENTRADA DE DIVISAS ESTRANGEIRAS  A geração de divisas pelo Turismo está diretamente relacionada à entrada de turistas estrangeiros no País, bem como a sua permanência e aos gastos realizados. Esta chegada de turistas estrangeiros, depois de apresentar um crescimento superior a 40% entre os anos de 2003 e 2005, chegando a 5,36 milhões, apresenta uma tendência à estabilização.  Tomando o ano de 2002 como referência, o crescimento até 2008 foi da ordem de 33,6%. No mesmo período, o crescimento do Turismo internacional no mundo foi da ordem de 31,0%.(Fonte: Departamento de Polícia Federal / Mtur)

15 MERCADO EXTERNO – ENTRADA DE DIVISAS ESTRANGEIRAS  De acordo com a Infraero os turistas estrangeiros que o Brasil recebeu em 2008, 73% chegaram ao país por via aérea.  O País registrou cerca de 6,48 milhões de passageiros desembarcados de vôos internacionais em 2009. Esses números têm mantido, assim como a entrada de turistas estrangeiros, certa estabilidade desde 2004. Se considerada a série de 2002 a 2009, o crescimento é de 39,95% no período. O ano de 2009 registrou uma pequena queda, inferior a 1%, em relação a 2008. É importante esclarecer que estes desembarques internacionais incluem, além dos turistas estrangeiros, também brasileiros voltando do exterior.

16 MERCADO EXTERNO – ENTRADA DE DIVISAS ESTRANGEIRAS Um fator que influencia positivamente e sinaliza para a expansão do mercado internacional do Turismo no Brasil refere-se à realização de eventos internacionais no País.  Nos últimos anos, o Brasil galgou posições no ranking da International Congress and Convention Association – ICCA relativo aos maiores captadores de eventos no mundo. O País passou da 19ª posição em 2003 para a 7ª posição. Em 2009, foram realizados 293 eventos internacionais.

17 MERCADO EXTERNO – ENTRADA DE DIVISAS ESTRANGEIRAS  Além deste crescimento no número de eventos captados, é importante destacar que, a cada ano, um número maior de cidades brasileiras se insere no rol de hospedeiras de eventos internacionais, indicando uma desconcentração na oferta de destinos qualificados para o turismo de negócios.  O ápice desse processo de captação de eventos internacionais se deu com a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016, além de eventos conexos, que colocam o País em destaque no cenário mundial e abrem grandes perspectivas para o desenvolvimento do Turismo brasileiro

18 Copa 2014 Movimentação Turística De acordo com a pesquisa realizada pela FGV entre junho e julho de 2010 o Brasil receberá aproximadamente 600 mil turistas para a Copa do Mundo de 2014. E cada um deles deve gastar, em média, R$ 11,4 mil em solo brasileiro. A análise abrangeu 4.835 turistas que viajaram à África do Sul exclusivamente para acompanhar a Copa de 2010. 83% dos viajantes abordados eram do sexo masculino e 70% tinham entre 25 e 44 anos.Além disso, foram visitadas, em média, 3,8 cidades e o período de permanência foi de 17,6 dias.. ( Fonte: Ministério do Turismo - http://www.copa2014.org.br/noticias/7539/MINISTERIO+DO+TURISMO+TRACA+PERFIL+DO+TURISTA+ES TRANGEIRO+DA+COPA+2014.html http://www.copa2014.org.br/noticias/7539/MINISTERIO+DO+TURISMO+TRACA+PERFIL+DO+TURISTA+ES TRANGEIRO+DA+COPA+2014.html

19  A pesquisa também mostra certa independência econômica do viajante. 87% dos viajantes daquela Copa pagaram suas viagens do próprio bolso. Somente 9% eram patrocinados.  69% dizem ter se hospedado em hotéis durante o Mundial da África do Sul. Já 10% escolheram acomodações do tipo bed & breakfast, pequenas pousadas que oferecem apenas café da manhã, opção para o turista que passa o dia todo fora do estabelecimento. É uma grande oportunidade para o Brasil investir no empreendedorismo.  83% dos entrevistados fizeram turismo adicional no Mundial sul-africano. 20% deles afirmaram já conhecer o Brasil e 92% já sabiam de antemão que o Brasil sediaria a Copa seguinte. O Rio de Janeiro deve ser a cidade brasileira que mais receberá estrangeiros: 413 mil. Logo atrás, São Paulo aparece com 258 mil, seguida de Brasília, com 207 mil.

20 Documento Referencial Turismo no Brasil 2011- 2014 - Estudo dos desafios para a Copa do Mundo de 2014  O estudo aponta para a consolidação do turismo como produto de consumo do brasileiro. Estima que os desembarques domésticos saltem dos 56 milhões, registrados em 2009, para 73 milhões, em 2014.  Projeta também a geração de 2 milhões de empregos formais e informais de 2010 a 2014.  A entrada de divisas internacionais deverá crescer 55%, no mesmo período, subindo de R$ 6,3 bilhões para R$ 8,9 bilhões no ano de realização da Copa no Brasil.

21 CARÊNCIAS DO TURISMO BRASILEIRO  Uma das carências relacionadas ao mercado de trabalho em Turismo está vinculada à eficiência e à efetividade da qualificação profissional, que tem grande impacto na qualidade dos serviços prestados e na ampliação e valorização das ocupações em Turismo. Essa carência está relacionada à limitação de informações sobre a mão de obra de Turismo no Brasil, tanto no que se refere à demanda, quanto à oferta de qualificação.  Ausência de Conta Satélite  Etc...


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