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SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO. Turismo no Mundo.

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Apresentação em tema: "SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO. Turismo no Mundo."— Transcrição da apresentação:

1 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO

2 Turismo no Mundo

3 Contexto Atual Viver experiências sociais e culturais; Crescimento aproximado de 3,3% ao ano até 2030 (Dados OMT). Brasil ainda pouco desenvolvido – existem atrativos que recebem mais turistas internacionais que um país inteiro (Torre Eiffel com aproximadamente 6,3 milhões);

4 Dados do Turismo Mundial FONTE: Organização Mundial de Turismo (Elaboração: SECULT)

5 Dados do Turismo Mundial FONTE: Organização Mundial de Turismo (Elaboração: SECULT)

6 Turismo em Salvador

7 Contexto Atual Rede Hoteleira com mais de 400 Meios de Hospedagem (17.319 UH’s e aproximadamente 39 mil leitos); Maior Movimentação Operacional Aérea do Nordeste (9 milhões de passageiros. Dados INFRAERO - 2015); 3ª Capital em Número de Eventos Internacionais realizados entre 2006 – 2014; e 5ª cidade do Brasil em eventos realizados em 2014 (Dados - ICCA); 1º Melhor Destino do Nordeste e 6º Melhor do Brasil; (Dados TripAdvisor 2015).

8 FONTE: MTUR/ FGV (Elaboração: SECULT) Índice de Competitividade - Salvador

9 FONTE: MTUR/ FGV (Elaboração: SECULT) Continua

10 FONTE: MTUR/ FGV (Elaboração: SECULT) Continuação

11 AEROPORTOS INFRAERO Movimentação Nacional - Nordeste FONTE: INFRAERO (Elaboração: SECULT) OBS: EMBARQUES + DESEMBARQUES

12 FONTE: INFRAERO (Elaboração: SECULT) OBS: EMBARQUES + DESEMBARQUES AEROPORTOS INFRAERO Movimentação Internacional - Nordeste

13 DIAGNÓSTICO E PROGNÓSTICO TENDENCIAL DO TURISMO EM SALVADOR

14 Fonte: Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação - FeBHA (Elaboração: SECULT) DIAGNÓSTICO DOS DADOS DE SALVADOR

15 Destinos mais visitados turistas estrangeiros – Lazer 5º em 2008 e 6º em 2014 FONTE: MTUR/ FIPE – Estudo da Demanda Turística Internacional (2010 – 2014)

16 7º em 2008 e 6º em 2014 FONTE: MTUR/ FIPE – Estudo da Demanda Turística Internacional (2010 – 2014) DIAGNÓSTICO DOS DADOS DE SALVADOR Destinos mais visitados turistas estrangeiros – Negócios, Eventos e Convenções

17 Indicadores do Setor Turístico FONTE: Ministério do Trabalho e Emprego - RAIS (Elaboração: SECULT)

18 FONTE: SECULT Receita Gerada pelo Turismo - 2015 RECEITA TURÍSTICA TOTAL EM 2015: R$ 5,6 BILHÕES (DADOS ESTIMADOS, DE ACORDO COM O FLUXO TURÍSTICO) EQUIVALENTE A 10,6% DO PIB DE SALVADOR EM 2013

19 CENÁRIO ANTERIOR A REALIZAÇÃO DE NOVOS PROJETOS CENÁRIO POSTERIOR AOS NOVOS PROJETOS E INSERÇÃO DO TURISMO DENTRE AS PRIORIDADES NO NOVO PDDU A concentração dos fluxos turísticos continuará a ocorrer nos meses da "alta estação", com poucas indicações para a superação da sazonalidade da atividade. A sazonalidade será reduzida ao longo dos anos, com o fortalecimento dos atrativos complementares ao lazer litorâneo. O segmento do lazer, sobretudo o “sol e praia”, permanecerá como a maior motivação para os turistas em visita à cidade. Além do sol e praia, que será fortalecido com os novos projetos para a orla e para a náutica, os demais segmentos turísticos potenciais de Salvador serão requalificados. O CAS continuará sendo um importante atrativo para o turismo cultural de Salvador, mas tenderá a atrair, sobretudo, visitantes excursionistas e de mais baixa renda. O CAS será um atrativo de destaque em todo o país para o segmento do turismo cultural, exercendo também uma forte atratividade frente aos turistas nacionais e estrangeiros e frequentados pela população local. O Litoral Norte atrairá um maior volume de turistas que optam pela Bahia interessados no lazer litorâneo, assim como ampliará a sua participação no mercado baiano de eventos. Salvador se consolidará como polo central na Bahia para os segmentos de lazer, cultural e de eventos, atuando em parceria com o Litoral Norte e os demais municípios da BTS. TENDÊNCIAS PARA O TURISMO (Fonte: Diagnóstico e Prognóstico Tendencial do Turismo de Salvador para elaboração do PDDU).

20 CENÁRIO ANTERIOR A REALIZAÇÃO DE NOVOS PROJETOS CENÁRIO POSTERIOR AOS NOVOS PROJETOS E INSERÇÃO DO TURISMO DENTRE AS PRIORIDADES NO NOVO PDDU A iniciativa privada reduzirá o interesse por investir em Salvador, reduzindo as possibilidades de entrada de recursos para a atividade; as oportunidades e o posicionamento das pequenas e médias empresas turísticas se apresentarão bastante restritas. A iniciativa privada ampliará o seu interesse pela cidade, que passará a atrair novos investidores para as suas áreas potenciais, inclusive paras as indústrias criativas. As pequenas e médias empresas serão incentivadas a realizarem investimentos no turismo. O turismo náutico permanecerá pouco representativo, absorvendo uma fatia restrita do fluxo para Salvador. Salvador e a BTS serão reconhecidas no mercado náutico nacional e internacional, atraindo um maior número de visitantes e investimentos para essa área. Os equipamentos culturais permanecerão pouco inovadores e interativos não despertando a atenção de um fluxo expressivo de turistas. O interesse dos turistas pela qualidade dos novos equipamentos e serviços desse segmento e pelas "novas experiências" proporcionadas aos visitantes. TENDÊNCIAS PARA O TURISMO (Fonte: Diagnóstico e Prognóstico Tendencial do Turismo de Salvador para elaboração do PDDU).

21 CENÁRIO ANTERIOR A REALIZAÇÃO DE NOVOS PROJETOS CENÁRIO POSTERIOR AOS NOVOS PROJETOS E INSERÇÃO DO TURISMO DENTRE AS PRIORIDADES NO NOVO PDDU Os empregos gerados pelo turismo, assim como a participação da atividade no PIB municipal tenderá a declinar. Um número maior de visitantes tenderá a ser atraído para Salvador, cujo turismo se fortalecerá, inclusive, para a atração de um público de mais elevado poder aquisitivo. A oferta de atrativos locais permanecerá direcionada apenas a um público jovem; o consumo também será realizado por jovens de baixo a médio poder aquisitivo. As diversas faixas etárias serão contempladas pelos novos investimentos, ampliando a demanda de faixas etárias mais elevadas e de mais alto poder aquisitivo pelo turismo de Salvador. As dificuldades socioeconômicas da cidade - desemprego, violência urbana, assédio aos visitantes tende a intensificar-se reduzindo o poder de atração da cidade. Com melhoria no seu quadro social, Salvador será uma cidade extremamente agradável para passear, passar férias, realizar negócios, viver. TENDÊNCIAS PARA O TURISMO (Fonte: Diagnóstico e Prognóstico Tendencial do Turismo de Salvador para elaboração do PDDU).

22 PERFIL DO TURISTA Salvador

23 FONTE: Pesquisa de Turismo Receptivo 2014/ 2015 SECULT (Convênio ABIH) Perfil dos Turistas que Visitam Salvador

24 Média da Renda Mensal em Reais (R$) FONTE: Pesquisa de Turismo Receptivo 2014/ 2015 SECULT (Convênio ABIH)

25 Média do Gasto Total em Reais (R$)

26 Plataforma de Eventos Por meio dos eventos, promovidos ou apoiados pela Prefeitura, contribuir para: -Estratégia de atração turística da cidade; -Promoção da cidade no cenário nacional e internacional – “Marca Salvador”; -Fomento à atividade cultural; -Dinamização e ocupação dos espaços públicos; -Criação de oportunidades de lazer e entretenimento à população; -Gerar desenvolvimento econômico por meio de atividades socioculturais – “vocação da cidade”.

27 Objetivo Geral Incrementar o emprego e renda gerados pelo setor turístico para a população do município do Salvador, em particular para a sua população afrodescendente. Objetivo Específico Incrementar o gasto turístico no município do Salvador, mediante fomento do turismo cultural e de sol e praia dirigido a segmentos de visitantes. PRODETUR SALVADOR

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29 COMPONENTES E PROJETOSVALOR EM USD% 1. ESTRATÉGIA DO PRODUTO TURÍSTICO 81.560.00077,66 2. ESTRATÉGIA DE COMERCIALIZAÇÃO6.300.0006,00 3. FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL 5.600.0005,33 4. INFRAESTRUTURA DE SERVIÇOS BÁSICOS 1.800.0001,71 5. GESTÃO SOCIOAMBIENTAL3.160.0003,01 6. ENCARGOS, GERENCIAMENTO, SUPERVISÃO, AUDITORIA E RESERVA DE CONTINGÊNCIA6.604.6826,29 TOTAL105.024.682100,00 *Câmbio considerado: US$1,00 = R$3,20 O valor total acima terá um financiamento BID de US$ 52.512.341(Aprovado pela Carta COFIEX). Quadro Resumo

30 TURISMO NA ECONOMIA DE SALVADOR Aumento da diversidade de segmentos turísticos (sol e praia, náutico-ambiental, étnico, religioso, terceira idade, eventos, gastronomia - ênfase no turismo cultural); Plataforma de eventos como uma das estratégias de atração de visitantes; Melhor qualidade da infraestrutura urbana; Aumento do tempo de permanência do turista; Reforço na promoção do destino Salvador. Aumento da Receita Turística;

31 ÉRICO PINA MENDONÇA JUNIOR SECRETÁRIO DE CULTURA E TURISMO ericomendonca@salvador.ba.gov.br

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