Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Pesquisa do Impacto Econômico dos Eventos Internacionais realizados no Brasil
Resultado Consolidado Setembro/2007 – Julho/2008 Recife/PE, 28 de agosto de 2008 Marcelo Pedroso Diretor de Turismo de Negócios e Eventos - EMBRATUR 1
2
Objetivos 1. Identificar a Movimentação Econômica dos participantes (turistas) estrangeiros de eventos internacionais associativos e esportivos realizados no Brasil; 2. Apresentar informações sobre a organização da viagem destes participantes internacionais; 3. Identificar o perfil destes turistas estrangeiros ,participantes dos eventos internacionais; e 4. Fornecer informações aos prestadores de serviços de eventos, e de turismo, para melhor aproveitar as oportunidades de negócios geradas por estes eventos. 2
3
Método de Coleta de dados
Locais da pesquisa: Espaços onde se realizaram os eventos pesquisados até o momento. Tipos de eventos: Eventos técnico-científicos (Congressos, Fóruns, Conferências, Simpósios e Colóquios) e esportivos, promovidos por entidades internacionais, com o mínimo de 20% de participantes estrangeiros. Tipo de abordagem: Entrevistas diretas com aplicação de questionários em inglês ou espanhol. 3
4
Eventos Pesquisados - Set/2007 – Julho/2008
A margem de erro da pesquisa é de 5%. 4
5
Abrangência da Pesquisa
42 eventos em 11 cidades
6
Eventos Internacionais Associativos no Brasil
7
Ranking ICCA - International Congress & Convention Association 2002 / 2007
Market share do Brasil na América Latina por número de Congressos em 2007: 45% Fonte: ICCA
8
Principais resultados:
Movimentação Econômica
9
Impacto Direto dos Gastos
9
10
Efeito Direto dos Gastos Turísticos na Cadeia Produtiva da Economia Local
Alimentação: Bares e Restaurantes presentes no evento; Bares e Restaurantes da cidade-sede do evento; Hospedagem: Meios de hospedagem parceiros do evento; Transportes: Empresas Aéreas/Rodoviárias Operadoras de receptivo Locadoras de automóveis Governo: Estadual e Municipal: Impostos (ISS, ICMS etc.)
11
Gasto Total (US$) Consolidado 14 eventos 11
12
Gasto Individual Médio Total (US$)
Consolidado 14 eventos 12
13
Itens adquiridos no Brasil
Consolidado 14 eventos Consolidado 2 eventos Pernambuco 13
14
Atividades pessoais realizadas (Pernambuco)
14
15
Utilização de Produtos e Serviços Turísticos (Pernambuco)
15
16
Perfil dos participantes estrangeiros
16
17
Faixa Etária (Pernambuco)
17
18
Escolaridade (Pernambuco)
18
19
Faixa de Renda Mensal - US$ (Pernambuco)
19
20
Informações sobre a viagem
20
21
Primeira Visita ao Brasil
Consolidado 14 eventos Consolidado 2 eventos em Pernambuco 21
22
Influência do País-sede na decisão de participar nos eventos (Pernambuco)
22
23
Organização da Viagem (Pernambuco)
23
24
Tipos de Hospedagem (Pernambuco)
24
25
Acompanhantes (Pernambuco)
25
26
Permanência adicional na cidade sede
Consolidado 14 eventos Consolidado 2 eventos em Pernambuco 26
27
Realização de Pré e Pós-Tours (em outras cidades/estados)
Consolidado 14 eventos Consolidado 2 eventos em Pernambuco 27
28
Cidades visitadas em pré ou pós tours (Pernambuco)
28
29
Principais motivações para a realização
de pré ou pós tours (Pernambuco) 29
30
Fonte de informações turísticas (Pernambuco)
31
Desdobramentos e Avaliações
31
32
Intenção de retornar à cidade sede
Consolidado 2 eventos em Pernambuco 32
33
Mudança positiva da imagem da cidade-sede (Pernambuco)
33
34
Avaliação do evento em comparação a outros do mesmo porte (Pernambuco)
34
35
O que mais gostou em Pernambuco
35
36
36
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.