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Representante nacional e internacional das entidades empresariais da Indústria da Construção e do Mercado Imobiliário.

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Apresentação em tema: "Representante nacional e internacional das entidades empresariais da Indústria da Construção e do Mercado Imobiliário."— Transcrição da apresentação:

1 Representante nacional e internacional das entidades empresariais da Indústria da Construção e do Mercado Imobiliário

2 62 entidades 26 estados e DF / Obras rodoviárias Saneamento Mercado imobiliário Segmentos da construção SINDICATOS, ASSOCIAÇÕES E CÂMARAS

3 DADOS GERAIS BRASIL

4 DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO Fonte: IBGE, Censo 2010.

5 TAXAS DE CRESCIMENTO DO PIB Fonte: IBGE. * Elaboração e estimativas do Ministério da Fazenda Para , a consolidação do investimento (impulsionado pela construção) e o fortalecimento da demanda doméstica deverão permitir que a economia cresça a média anual de 4,7%.

6 CRESCIMENTO COM REDUÇÃO DA POBREZA Fonte: FGV. Elaboração e estimativas do Ministério da Fazenda O crescimento de forma sustentável associado a políticas inclusivas permitiram reduzir em quase 70% a pobreza entre 2003 e 2014 POPULAÇÃO DE POBRES (% DA POPULAÇÃO)

7 ASCENÇÃO DA CLASSE MÉDIA Observação: Renda per capita mensal do domicílio por classes a preços de 2009: Classe A/B: mais que R$ 4.800; Classe C: entre R$ e R$ 4.800; Classe D: entre R$ 804 e R$ 1.115; Classe E: até R$ 804 Fonte: FGV/PNAD. Elaboração e estimativas do Ministério da Fazenda De 2002 a 2009 (7 anos), foram incorporados a classe média (C) 27,5 milhões de pessoas (em 2011 a Classe C já representa 55% da população).

8 EVOLUÇÃO DA GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS NO BRASIL Fonte: CAGED do Ministério do Trabalho e Emprego. Elaboração Ministério da Fazenda *Acumulado em 12 meses até janeiro.

9 BÔNUS DEMOGRÁFICO (elevação da população economicamente ativa). Fonte: IBGE. EXPANSÃO DOS MERCADOS De 1995 a 2040 o Brasil terá mais pessoas em idade ativa do que dependentes (maior oferta de mão-de-obra e de novos consumidores)

10 MERCADO IMOBILIÁRIO

11 PRINCIPAIS FONTES DE RECURSOS Fonte: BACEN e Caixa Econômica Federal - Canal do FGTS. Elaboração CBIC. US$ = R$ 0,526

12 Fonte: BACEN, ABECIP e Caixa Econômica Federal - Canal do FGTS. Elaboração CBIC. US$ = R$ 0,526 EVOLUÇÃO DO CRÉDITO IMOBILIÁRIO 2002 – 2011 (volume financiado) 28 O primeiro trimestre de 2012 já superou em 10% o volume de financiamentos contratados em comparação ao mesmo período do ano anterior

13 Fonte: BACEN, Elaboração Ministério da Fazenda OPERAÇÕES DE CRÉDITO PARA PESSOAS FÍSICAS O volume de crédito imobiliário vem demonstrando crescimento acima das demais linhas de crédito a pessoa física. (R$ bilhões)

14 Fonte: Banco Central e ABECIP SBPE - Contratos com mais de 3 prestações em atraso assinados após 1998 Garantia Hipotecária + Alienação O CRÉDITO IMOBILIÁRIO É DE QUALIDADE

15 Fonte: Banco Central e ABECIP FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO EM PERCENTUAL DO PIB

16 PORQUÊ OCORREU ESTE DESENVOLVIMENTO ?

17 BRAZILIAN ECONOMY: FORECAST * IMF Forecast Source: Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE). Preparation and estimates by the Ministry of Finance.

18 Maior segurança jurídica; Destinação expressiva de recursos ; Simplificação de procedimentos; Decisão de ser alavanca do crescimento; LEI /2004 Segmento financeiro descobre o crédito imobiliário;

19 A PARTIR DA LEI /2004 Redução das taxas de juros Redução de custos Aumento do nível de empregos Aumento da procura por imóveis Aumento de recursos para mercado imobiliário CICLO VIRTUOSO DO MERCADO IMOBILIÁRIO

20 Reduz os juros; Amplia prazos; Reduz taxas; Aporta recursos para subsídio; Desburocratiza procedimentos; Aumenta o poder de compra das famílias de baixa renda. PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA

21 FAIXA 1 Famílias com renda até US$ subsídio quase total. FAIXA 2 Famílias com renda de US$ a US$ 1, Redução de taxas e custos; Juros reduzidos. FAIXA 3 Famílias com renda de US$ 1, a US$ 2, Redução de taxas e custos; Juros reduzidos. PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA Fonte : Programa Minha Casa, Minha Vida. US$ = R$ 0,526

22 OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS Investimento em empresas de capital aberto; Produção de empreendimentos Novas tecnologias.

23 OUTRAS OPORTUNIDADES

24 SHOPPING CENTERS Fonte: ABRASCE Foto do Shopping Pátio Brasil - DF

25 TURISMO Fonte: Departamento de Polícia Federal e Ministério do Turismo Foto do Shopping Pátio Brasil - DF CHEGADA DE TURISTAS AO BRASIL

26 OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS Buit to Suit ; Empreendimentos comerciais

27 RECOMENDAÇÕES Parceria local; Escolher corretamente seu negócio; Analisar oportunidades em todo o Brasil; Entender Normas Técnicas e legais.

28 COMO A CBIC PODE CONTRIBUIR ? Ações institucionais Junto ao Governo Executivo Legislativo Sociedade Civil ONGs e Movimentos Sociais Entidades empresariais Centrais sindicais (trabalhadores) Banco de dados A CBIC possui associados: Em todo o país; Em todas as atividades da construção; Fatores que permitem maior apoio aos investidores

29 Tel.: (61) Fax: (61) Câmara Brasileira da Indústria da Construção


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