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O Mercado de Remessas e Bancarização em Portugal O caso brasileiro CAIXA ECONÔMICA FEDERAL - BRASIL Lisboa, 25 de maio de 2006.

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1 O Mercado de Remessas e Bancarização em Portugal O caso brasileiro CAIXA ECONÔMICA FEDERAL - BRASIL Lisboa, 25 de maio de 2006

2 2 A CAIXA foi fundada em 1861. É o banco do desenvolvimento econômico e social do Brasil: 36 milhões de clientes e 46 milhões de contas 36 milhões de clientes e 46 milhões de contas 66 mil funcionários 66 mil funcionários Poupança : market share 32% Poupança : market share 32% (29 milhões de contas e US$ 27 bilhões em depósitos) Crédito Imobiliário : 86,0% dos financiamentos de habitações Crédito Imobiliário : 86,0% dos financiamentos de habitações 532 milhões/ano acessos ao web site: www.caixa.gov.br 532 milhões/ano acessos ao web site: www.caixa.gov.br Caixa Econômica Federal

3 3 “ Promover a melhoria contínua da qualidade de vida da sociedade, intermediando recursos e negócios financeiros de qualquer natureza, atuando, prioritariamente, no fomento ao desenvolvimento urbano e nos segmentos de habitação, saneamento e infra- estrutura, e na administração de fundos, programas e serviços de caráter social, tendo como valores fundamentais: Direcionamento de ações para o atendimento das expectativas da sociedade e dos clientes; Busca permanente de excelência na qualidade de serviços; Equilíbrio financeiro em todos os negócios; Conduta ética pautada exclusivamente nos valores da sociedade; Respeito e valorização do ser humano.” Missão da CAIXA

4 4 CAIXA 145 nos de crescimento Como o banco de todos os brasileiros, a CAIXA tem importância histórica no desenvolvimento econômico e social do país. Ela é hoje o mais importante agente operador dos programas de transferência de renda do Governo Federal Em 2005, a CAIXA injetou R$ 115 bilhões (US$ 51 billion *) na economia brasileira por meio de seus produtos, serviços e programas CAIXA – 2º maior banco: Banco Central – Relatório 50 Maiores Bancos e o Consolidado do Sistema Financeiro Nacional – pelo critério “ordem decrescente de Ativo Total deduzido da intermediação (de títulos – posição financiada)” FEBRABAN – pelo critério “ordem decrescente de Ativo Total * A taxa de conversão utilizada é a média de 2005 (US$ 1 = R$ 2,27).

5 5 Ativos Administrados A CAIXA encerrou o ano de 2005 com US$ 193,8 bilhões Dentre os ativos administrados, destacam-se:  Fundo de Garantia do Tempo e Serviço (FGTS)  Fundos de Investimentos  Programa de Integração Social (PIS)  Fundo Arrendamento Residencial (FAR)  Fundo de Compensação e Variações Salariais (FCVS)

6 6 Destaques Patrimoniais Banco Comercial Discriminação20042005Var % Ativos Totais 65.104 83.11828% Ativos de Liquidez 24.673 28.59016% Operações Compromissadas 6.190 14.234130% Aplicações em Crédito 12.766 16.38528% FCVS a Receber 7.078 8.61522% Depósitos 40.429 47.09316% Letras Hipotecárias 5.181 4.403-15% Patrimônio Líquido 2.936 3.50319% US$ milhões * A taxa de conversão utilizada é a média de 2005 (US$ 1 = R$ 2,27).

7 7 Destaques de Resultado Banco Comercial * A taxa de conversão utilizada é a média de 2005 (US$ 1 = R$ 2,27). Discriminação20042005Var % Resultado de Intermediação Financeira 9.403 11.45922% Receita de Prestação de Serviços 2.048 2.27611% Despesa de Pessoal (2.088) (2.460)18% Outras Despesas Administrativas (1.547) (1.641)6% Resultado Operacional 791 1.35772% Participação no Lucro (83) (96)15% Resultado Líquido 626 91346% US$ milhões

8 8 Financiamento de Longo Prazo Implementação Política Habitacional Acesso a Extensa Base de Clientes Oportunidades de Negócios Relacionamento de Longo Prazo Oportunidades de Negócios Transferência de Benefícios (Benefícios Sociais e Loterias) Banco Comercial Depósitos, Crédito, Tesouraria e Serviços Desenvolvimento Urbano (Habitação, Saneamento e Infra-estrutura) Áreas de Atuação e Sinergia dos Negócios

9 9 CAIXA em todo o Brasil 3.412 Agências e Postos 8.869 Lotéricas 3.522 Correspondentes Bancários 17.725 Total de Pontos 5.500 Pontos de Atendimento Eletrônico 23.225 Total Geral Rede de Atendimento

10 10 16 milhões de famílias beneficiadas nos programas de transferência de renda do Governo Federal Acréscimo de 25,4% em relação ao número de famílias atendidas no mesmo período de 2004 Para viabilizar esta ação e os demais pagamentos sociais a CAIXA já emitiu 56 milhões de Cartões do Cidadão A CAIXA efetua mais de 22 milhões de pagamentos de benefícios sociais por mês US$16.290 bilhões pagos em benefícios sociais em 2005 Transferência de Renda

11 11 Em 2000 havia no Brasil 56 milhões de pessoas com conta em bancos. Considerando uma população que superava 160 milhões, calcula-se que pelo menos 45 milhões de brasileiros adultos não tinham acesso aos serviços bancários Diante daquele cenário, a CAIXA desenvolveu um projeto para viabilizar, a esses brasileiros excluídos, o acesso ao sistema bancário por meio da abertura de contas simplificadas chamadas de “CAIXA AQUI” Para o sucesso do projeto era importante que o cliente se sentisse à vontade dentro de um estabelecimento e tivesse um ponto sempre próximo e de fácil acesso Para abertura da conta simplificada não é necessário comprovar renda, nem efetuar depósito inicial - as contas CAIXA AQUI têm limite de movimentação mensal limitado a US$ 450.00 Em agosto/2003 a CAIXA lançou o crédito “CAIXA AQUI”, atual “CAIXA Fácil”. Um crédito de até US$ 90, com taxas de juros de 2% ao mês, é disponibilizado aos correntistas após 3 meses da abertura da conta Já foram abertas mais de 4 milhões de contas Inclusão Financeira

12 12 Bancarização 35% das contas correntes Posição: MAIO 2006

13 13... e por 58% dos novos valores contratados A CAIXA é responsável por 86% das novas unidades financiadas... Posição: 2005 Crédito Imobiliário

14 14 Em junho de 2004, a CAIXA inicia sua atividade internacional Em harmonia com o objetivo do governo brasileiro de reduzir os custos das remessas de recursos dos brasileiros que vivem no exterior e ampliar o número de transferências por canais formais. Posicionamento: a CAIXA está a trabalhar por meio da parceria com grandes instituições financeiras Internacionalização O Início e a Motivação

15 15 Servi ç o banc á rio desenvolvido para os brasileiros residentes no exterior Permite a forma ç ão de poupan ç a e remessa de valores Conceito: loja virtual, por meio da internet, com oferta de produtos banc á rios no Brasil Produtos em Oferta: poupan ç a, Investimento de largo prazo, renda fixa e Previdência Privada Serviços Internacionais

16 16 Parceria CAIXA / bcpbank dos EUA para o Brasil

17 17 Em 23 de março de 2005, as operações tiveram início Serviços: atendimento em português, remessa de recurssos e recepção de documentos para abertura de conta na CAIXA no Brasil Política: busca por melhores Tarifas, Taxas de Câmbio e Segurança Parceria CAIXA / bcpbank dos EUA para o Brasil FLUXO DAS REMESSAS EM MOEDAS ESTRANGEIRAS

18 18 Parceria CAIXA / Millennium bcp de Portugal para o Brasil

19 19 Em 24 de novembro de 2005, as operações tiveram início Serviços: atendimento em português, remessas de recurso e recepção de documentos para abertura de conta na CAIXA no Brasil Os serviços são exclusivos para os clientes do Millennium bcp e da CAIXA Política: busca por melhores Tarifas, Taxas de Câmbio e Segurança € € € € FLUXO DE REMESSAS EM MOEDAS ESTRANGEIRAS Parceria CAIXA / Millennium bcp de Portugal para o Brasil

20 20 Parceria CAIXA / Iwata Shinkin Bank do Japão para o Brasil

21 21 Parceria CAIXA / Iwata Shinkin Bank do Japão para o Brasil Início das operações previsto para junho 2006 Serviço: remessas de recursos em duas agências-piloto na região de Iwata, com atendimento em português Via SWIFT Política: busca por melhores Tarifas, Taxas de Câmbio e Segurança

22 22 Rede Internacional Outras parcerias nos seguintes países estão em estudo:  Espanha  Itália  França  Inglaterra. Além dos bancos parceiros, os brasileiros que estão no exterior podem contar com o serviço de transferência de recursos para contas da CAIXA por meio do sistema SWIFT, que conta com aproximadamente 8.000 bancos interligados A CAIXA também está ampliando sua presença internacional com a instalação de escritórios de representação nos EUA e Japão

23 23 O Brasil que todo mundo conhece O Brasil que desenvolve

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