A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONTAS CONTÁBEIS. CONTAS É um recurso contábil utilizado para reunir sob um único item todos os eventos e valores patrimoniais (bens, direitos ou obrigações)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONTAS CONTÁBEIS. CONTAS É um recurso contábil utilizado para reunir sob um único item todos os eventos e valores patrimoniais (bens, direitos ou obrigações)"— Transcrição da apresentação:

1 CONTAS CONTÁBEIS

2 CONTAS É um recurso contábil utilizado para reunir sob um único item todos os eventos e valores patrimoniais (bens, direitos ou obrigações) de mesma natureza. Exemplos: A conta Banco “X” reúne todos os movimentos, depósitos e retiradas de dinheiro realizados no Banco “X”.

3 FUNÇÃO DAS CONTAS É representar graficamente a variação patrimonial que um fato promoveu no Patrimônio da empresa. Esta variação pode ser a débito ou a crédito da conta. A diferença ente o débito e o crédito de uma conta chama-se SALDO, o qual pode ser DEVEDOR ou CREDOR.

4 PLANO DE CONTAS É o elo de comunicação da entidade com os diversos usuários da informação contábil, como os administradores, os investidores, os agentes financeiros, os clientes, os fornecedores e o fisco. Os fatos contábeis devem ser classificados dentro de um sistema metódico e organizado para a contabilização dos mesmos seja feita de forma uniforme.

5 PLANO DE CONTAS A inexistência de um Plano de Contas dá margem a improvisações que podem produzir sérios inconvenientes. Contém os seguintes elementos básicos: elenco de contas; função atribuída a cada conta; funcionamento (quando debitar/creditar).

6 CLASSIFICAÇÃO DAS CONTAS QUANTO À COMPOSIÇÃO CONTAS SINTÉTICAS – são aquelas que dispensam ou não exigem desdobramentos. Cada conta deste tipo reúne débitos e créditos de várias subcontas à mesma relacionadas. Exemplo: Bancos, Contas Correntes, Caixa. CONTAS ANALÍTICAS – exigem desdobramentos. São subcontas filiadas a determinadas contas gerais. Exemplo: Banco do Estado do Piauí, Banco Português do Brasil (são desdobramentos da conta sintética Bancos).

7 QUANTO À POSIÇÃO OU NATUREZA DOS SALDOS CONTAS UNILATERAIS – são aquelas que sofrem variações apenas num sentido. Por isso, o saldo dessas contas aumenta (positivamente ou negativamente) sempre. Estão nesse caso as contas Receitas, que sempre serão creditadas, e as contas Despesas, que sempre serão debitadas. CONTAS BILATERAIS – são aquelas que sofrem variações nos dois sentidos, ou seja, seu saldo pode aumentar ou diminuir. Elas são divididas em três classes: contas do ativo, contas do passivo ou contas mistas.

8 QUANTO À MOVIMENTAÇÃO CONTAS DINÂMICAS – são aquelas que atendem à rotina do processo contábil, sendo debitadas ou creditadas a cada passo. Exemplo: Caixa, Bancos, Despesas Gerais, Duplicatas a Receber. CONTAS ESTÁTICAS – são aquelas que se movimentam apenas em virtude de eventos específicos e acidentais, como constituição da empresa, construções, constituição de reservas, reforma de instalações e apuração de resultados. Exemplo: Capital, Prédios, Reserva Legal, Gastos com Instalação.

9 QUANTO À DURAÇÃO CONTAS PERMANENTES – são aquelas que registram os fatos da administração econômica em seus movimentos usuais. Exemplo: Mercadorias, Capital, Contas a Receber, Contas a Pagar. CONTAS TRANSITÓRIAS – são aquelas criadas para atender a situações especiais e que perdem a razão de existir quando elas se extinguem. Exemplo: Balanço de Abertura (usada para receber valores ativos e passivos de um inventário levantado ao iniciar-se um negócio. Ela deixa de existir quando estes valores são debitados nas contas de bens e de direitos conforme o caso, e creditados nas contas de obrigações e de capital).

10 Q UANTO A L EI DAS S/A CONTAS PATRIMONIAIS – são aquelas que representam e expressam valores do patrimônio, ou seja, do ativo, do passivo e do patrimônio líquido. Exemplo: Duplicatas a Receber, Fornecedores, Empréstimos. CONTAS DE RESULTADO – são aquelas que representam e expressam valores das despesas e receitas. Exemplo: Salários, Juros, Passivos, Receitas Financeiras.

11 CONTAS DE RESULTADO DESPESAS OPERACIONAIS VENDAS ADMINISTRATIVAS FINANCEIRAS RECEITAS VENDAS DESCONTOS OBTIDOS RECEITA DE JUROS

12 METODO DAS PARTIDAS DOBRADAS Para trilharmos um caminho mais simples e objetivo por onde se possa, com segurança, fazer um lançamento contábil correto, basta ter em mãos o seguinte esquema de lançamentos a débito e a crédito.


Carregar ppt "CONTAS CONTÁBEIS. CONTAS É um recurso contábil utilizado para reunir sob um único item todos os eventos e valores patrimoniais (bens, direitos ou obrigações)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google