A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Características (Arte e Literatura) Naturalismo Alunos: -Bruno Correia, nº2 -Diogo Santos, nº4 Disciplina: Português Professora: Cristina Pimentel Ano.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Características (Arte e Literatura) Naturalismo Alunos: -Bruno Correia, nº2 -Diogo Santos, nº4 Disciplina: Português Professora: Cristina Pimentel Ano."— Transcrição da apresentação:

1 Características (Arte e Literatura) Naturalismo Alunos: -Bruno Correia, nº2 -Diogo Santos, nº4 Disciplina: Português Professora: Cristina Pimentel Ano Lectivo 2009/2010 Escola Secundária Cacilhas-Tejo

2 Origem No final do século XIX surgiram novas concepções a respeito do homem e da vida em sociedade e os estudos da Biologia, Psicologia e Sociologia estavam em alta. O Naturalismo surgiu em França, em 1870, com a publicação da obra “Germinal” de Émile Zola. O livro fala das péssimas condições de vida dos trabalhadores das minas de carvão, na França do século XIX. O naturalismo é uma ramificação do Realismo e uma das suas principais características é a retratação da sociedade de uma forma bem objectiva.Realismo

3 O Naturalismo Deu-se o nome de naturalismo à tendência a impor à arte, especialmente à prosa narrativa e ao teatro, um carácter do que é natural. Escola literária que, aplicando à arte os métodos da ciência positiva, visava reproduzir a realidade com uma objectividade perfeita e em todos os aspectos, mesmo os mais vulgares. No teatro, o naturalismo exerceu mudanças marcantes, com o aparecimento do director, do cenógrafo e do figurante. Até então, o próprio actor escolhia as suas próprias roupas, um único cenário era usado para diversas montagens, e não estava definida a posição do director como coordenador de todas as funções. A iluminação passou a ser mais estudada. É um radicalismo do Realismo.

4 Os Naturalistas Os naturalistas abordam a existência humana de forma materialista. O homem é encarado como produto biológico passando a agir de acordo com seus instintos, chegando a ser comparado com os animais. Segundo o Naturalismo, o homem é desprovido do livre-arbítrio, ou seja, o homem é uma máquina guiada por vários factores: leis físicas e químicas, hereditariedade e meio social, além de estar sempre à mercê de forças que nem sempre consegue controlar. Para os naturalistas, o homem é um brinquedo nas mãos do destino e deve ser estudado cientificamente.

5 Características A principal característica do Naturalismo é o cientificismo exagerado que transformou o homem e a sociedade em objectos de experiências. Descrições minuciosas e linguagem simples. Preferência por temas como miséria, adultério, crimes, problemas sociais, taras sexuais, etc. A exploração de temas patológicos traduz a vontade de analisar todas as podridões sociais e humanas sem se preocupar com a reacção do público. Ao analisar os problemas sociais, o naturalista mostra uma vontade de reformar a sociedade, ou seja, denunciar estes problemas, com o objectivo de tentar reformar a sociedade.

6 Anexos


Carregar ppt "Características (Arte e Literatura) Naturalismo Alunos: -Bruno Correia, nº2 -Diogo Santos, nº4 Disciplina: Português Professora: Cristina Pimentel Ano."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google