A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

© Kantar Worldpanel BRASIL AS APOSTAS PARA UM FINAL DE ANO DE MAIOR CONSUMO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "© Kantar Worldpanel BRASIL AS APOSTAS PARA UM FINAL DE ANO DE MAIOR CONSUMO."— Transcrição da apresentação:

1 © Kantar Worldpanel BRASIL AS APOSTAS PARA UM FINAL DE ANO DE MAIOR CONSUMO

2 © Kantar Worldpanel TEM SE MOSTRADO UM ANO DE INCERTEZAS E INSTABILIDADES... 2013 ALTA DA INFLAÇÃOAUMENTO DA TAXA DE JUROS CRESCIMENTO TÍMIDO DO PIB ELEVAÇÃO DA TAXA DE CÂMBIO

3 © Kantar Worldpanel INFLAÇÃO FEZ INDÚSTRIA E VAREJO SOFREREM COM O CONSUMO EM 2013 Produção industrialVendas no varejo IPCA Out 12Nov 12Dez 12Jan 13Fev 13Mar 13 Abr 13Mai 13Jun 13 Jul 13Ago 13Set 13 Out 13 Set 12 Out 12 Nov 12 Dez 12 Jan 13 Fev 13 Mar 13 Abr 13 Mai 13 Jun 13 Jul 13 Ago 13 Set 13 Set 12 Out 12 Nov 12 Dez 12 Jan 13 Fev 13 Mar 13 Abr 13 Mai 13 Jun 13 Jul 13 VAR% Mensal VAR% 12 Meses

4 © Kantar Worldpanel Evolução CONSUMO % Variação em relação ao mesmo período do ano anterior Valor Unidades Q1 10Q2 10Q3 10Q4 10Q1 11Q2 11Q3 11Q4 11Q1 12Q2 12Q3 12Q4 12Q1 13Q2 13Q3 13 12 2 YTD Set 2013 O IMPACTO CONTINUA SENDO SENTIDO NO BOLSO VALOR CONTINUA AUMENTANDO EM 2 DÍGITOS, ENQUANTO O VOLUME APRESENTA PEQUENO CRESCIMENTO

5 © Kantar Worldpanel A CLASSE C SUSTENTANDO AS CESTAS! MIGRAÇÃO DA CLASSE D/E PARA C REFLETE NO AUMENTO DE CONSUMO. QUEM PERMANECE NA CLASSE MAIS BAIXA SENTE O IMPACTO NO BOLSO *Volume ponderado entre as diferentes unidades de medidas kg, litros e unidades Variação YTD Set 2013 x YTD Set 2012 Total Cesta KWP sem pães – 76 categorias Fonte: Kantar Worldpanel Classe AB Classe DE Valor Preço Médio Frequência (idas ao PDV) +11%+14% +8% -4 Classe C TOTAL +12% -2 Volume* +2% +6% -2% +3% VARIAÇÃO DO CONSUMO Unidades +3%+5% Est. +2% +9%+8% +10% +9% Itens por Ocasião Est.+2 +7 +3 APESAR DA RETRAÇÃO NO CONSUMO, ATÉ AS CLASSES BAIXAS AUMENTARAM SEU NÚMERO DE ITENS COMPRADOS POR VIAGEM

6 © Kantar Worldpanel GANHANDO O JOGO! O QUE FEZ O CENTRO NORTE DO BRASIL PARA ALAVANCAR O CONSUMO? Essas regiões estão indo menos ao PDV, porém aproveitam mais suas viagens levando mais itens, causando impacto positivo em volume

7 © Kantar Worldpanel MAS TEMOS UM NOVO JOGADOR NO TABULEIRO: VAREJO TRADICIONAL QUE ANTES ERA PARA POUCOS ITENS E BAIXO TÍQUETE, ENTROU NA JOGADA DOS GRANDES Contribuição Volume Tíquete Médio Itens por ocasião de compra %Volume YTD Set 2012 YTD Set 2013 +22% R$ 20,18 9 +2% R$ 16,53 8 -20% R$ 15,10 7 YTD Set 2011 Variação YTD Set 2013 x YTD Set 2012 Total Cesta KWP sem pães – 76 categorias Fonte: Kantar Worldpanel 30 29 Frequência Idas ao PDV no período Em 2013, 12% das compras de Despensa foram realizadas no Varejo Tradicional, 27% a mais que em 2012.

8 © Kantar Worldpanel 8 VOLTAMOS AOS ANOS 80? Ameaça de inflação Compra de despensa no início do mêsAumento de preço

9 © Kantar Worldpanel 9 Anos Móveis Rolling Total Cesta KWP sem pães – 76 categorias Fonte: Kantar Worldpanel NÃO! MAS OS CONSUMIDORES MUDAM SUA ESTRATÉGIA DE JOGO OS LARES VÃO MENOS VEZES AO PDV E APROVEITAM MELHOR SUAS VIAGENS COM MAIS ITENS Entre os dias 29 e 08 de cada mês (período de recebimento de salários e benefícios), os lares compram 10% a mais que a média. No final do mês a compra diminui 8%

10 © Kantar Worldpanel E NA CARTADA FINAL... VAREJO TRADICIONAL O CANAL QUE ANTES ERA DE BAIXO TÍQUETE E VOLUME, AGORA JUNTA-SE AOS GRANDES EM 2013 A CLASSE C QUE MIGROU DA D/E CONTINUA CONSUMINDO E IMPULSIONANDO A COMPRA CLASSE D/E NÃO SUSTENTA O AUMENTO DOS PREÇOS. O QUE ESPERAR PARA O FECHAMENTO DO ANO? AS REGIÕES QUE ANTES ERAM DE BAIXO DESEMBOLSO, AGORA CRESCEM NA COMPRA DE DESPENSA

11 11 © Kantar Worldpanel Muito Obrigado! Mais detalhes entre em contato: 4133 9700 ou 4133 9708 ou info.br@kantarworldpanel.com *A utilização das informações Kantar Worldpanel descritas neste documento são de propriedade da Kantar Worldpanel, podendo ser utilizados pelo cliente para seu uso interno. Ao cliente é vedada sua reprodução, no todo ou em parte, por qualquer método reprográfico, bem como sua divulgação e/ou transferência a terceiros sem prévia autorização expressa e por escrito da Kantar Worldpanel.


Carregar ppt "© Kantar Worldpanel BRASIL AS APOSTAS PARA UM FINAL DE ANO DE MAIOR CONSUMO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google