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© Kantar Worldpanel BRASIL A LARGADA PARA O 2º SEMESTRE JÁ FOI DADA E A CORRIDA PARA A RETOMADA DO CONSUMO CONTINUA!

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1 © Kantar Worldpanel BRASIL A LARGADA PARA O 2º SEMESTRE JÁ FOI DADA E A CORRIDA PARA A RETOMADA DO CONSUMO CONTINUA!

2 © Kantar Worldpanel O BRASIL MELHOROU MUITO SUA SITUAÇÃO SOCIOECONÔMICA NOS ÚLTIMOS ANOS… Fonte: IBGE * Maio 2013 R$ 240 R$ 678 + DINHEIRO NO BOLSO EM 10 ANOS O SALÁRIO MÍNIMO BRASILEIRO CRESCEU 183% +183% 12,3 5,8 -53% DESEMPREGO EM BAIXA MENORES TAXAS DE DESEMPREGO NOS ÚLTIMOS 10 ANOS 7.3 11.3 + EMPREGOS COM CARTEIRAS ASSINADAS O NÚMERO DE TRABALHADORES COM CARTEIRA ASSINADA CRESCEU 54% EM 9 ANOS 54 % 69 % + QUALIFICAÇÃO NO MERCADO A EVOLUÇÃO DA ESCOLARIDADE NO MERCADO DE TRABALHO Unidade: 1000 pessoas Distribuição dos trabalhadores com carteira de trabalho assinada no setor privado com 11 anos ou mais de estudo** +15 p.p.

3 © Kantar Worldpanel BOTANDO A BOCA NO TROMBONE MESMO COM A MELHORA SOCIOECONÔMICA DOS ÚLTIMOS ANOS, O BRASILEIRO MANIFESTOU O DESEJO DE MUDANÇA OTIMISMO DO PAÍS ESTAVA EM ALTA DURANTE OS ÚLTIMOS 3 ANOS AINDA ASSIM, PERSPECTIVAS PESSOAIS SÃO MELHORES BRASILEIROS FORAM ÀS RUAS PROTESTAR NÃO SOMENTE PELO TRANSPORTE, MAS POR TODA UMA CONJUNTURA DE FATOS 200820092010201120122013 Fonte: Consumer Watch 2013 – Questionário aplicado em julho 2013 Como está a situação econômica do país/pessoal em relação ao ano passado? BAIXO NÍVEL DE OTIMISMO PARA O BRASIL EM 2013 FRENTE A 2012 MANIFESTAÇÕES DE JUNHO COMO DESTAQUE PARA QUEDA

4 © Kantar Worldpanel ACALMANDO A FERA A INFLAÇÃO QUE FOI A GRANDE VILÃ NO INÍCIO DO ANO, PASSA A DAR SINAIS DE ESTABILIDADE jul/12ago/12set/12out/12nov/12dez/12jan/13fev/13mar/13abr/13mai/13jun/13jul/13 NOVAS PREOCUPAÇÕES PARA O GOVERNO : AUMENTO DO DÓLAR, AUMENTO DE PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS E CONTROLE PARA MANTER O DESCONTO NA CONTA DE LUZ DO BRASILEIRO ALIMENTOS, BEBIDAS E TRANSPORTES FORAM OS RESPONSÁVEIS PELA DESACELERAÇÃO DA INFLAÇÃO

5 © Kantar Worldpanel Evolução CONSUMO % Variação em relação ao mesmo período do ano anterior FMCG VOLTA A CRESCER EM VOLUME E GASTOS EM 2013 LEVE QUEDA EM VALOR NO SEGUNDO TRIMESTRE Valor Unidades Variação 1º Sem 2013 x 1º Sem 2012 Total Cesta KWP sem pães – 76 categorias Fonte: Kantar Worldpanel

6 © Kantar Worldpanel VAREJO TRADICIONAL PROXIMIDADE E NESTE CENÁRIO, OS EXTREMOS… HIPERMERCADO E ATACAREJO ABASTECIMENTO INTERNET PRATICIDADE O SHOPPER BUSCA O CANAL DE ACORDO COM A SUA NECESSIDADE

7 © Kantar Worldpanel CONSUMIDOR MULTICANAL E CROSS CANAL, MESCLANDO AMBIENTES FÍSICOS E VIRTUAIS INTERNET FAZENDO PARTE NA VIDA DAS PESSOAS O BRASILEIRO GASTA R$ 629,50 AO ANO COM INTERNET ( MENSALIDADE, INSTALAÇÃO, ETC) Fonte: Holistic View 2013 PORÉM, ATENÇÃO! A PENETRAÇAÕ DE INTERNET AINDA É BAIXA Variação 1º Sem 2013 x 1º Sem 2012 Total Cesta KWP sem pães – 76 categorias Fonte: Kantar Worldpanel

8 © Kantar Worldpanel E NA LINHA DE CHEGADA... CANAIS RETOMANDO POSIÇÕES SHOPPER MULTICANAL E CROSS CANAL MESCLANDO AMBIENTES FÍSICOS E VIRTUAIS NÃO-BÁSICOS: CLASSES BAIXAS DIRECIONANDO O CONSUMO O CONSUMO NO DESTAQUE CESTA FMCG VOLTA A CRESCER EM 2013


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