A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Assessoria Econômica da FEDERASUL Retrospectiva de 2013 e Expectativas para 2014.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Assessoria Econômica da FEDERASUL Retrospectiva de 2013 e Expectativas para 2014."— Transcrição da apresentação:

1 1 Assessoria Econômica da FEDERASUL Retrospectiva de 2013 e Expectativas para 2014

2 2 Cenário Externo Os principais motores da economia mundial mostraram desaceleração –Dinamismo ainda puxado pelos emergentes, no entanto, mesmo os países mais dinâmicos estão desacelerando. Redução dos déficits fiscais nos países desenvolvidos –Queda foi mais intensa nos EUA. Cenário Doméstico País apresentou uma suave recuperação do crescimento econômico Endividamento das famílias e baixa produtividade inibem uma retomada mais forte. Inflação ainda preocupa Ainda se encontra acima do centro da meta (4,5%). Situação fiscal sob relativo controle Gastos crescem acima da arrecadação. Principais Eventos de 2013

3 3 Cenário Externo Redução muito forte do déficit fiscal nos países desenvolvidos; Guerra no Oriente Médio; Elevação da taxa de juros nos Estados Unidos. Cenário Doméstico Inflação volta a acelerar devido à expansão dos gastos públicos em ano eleitoral e desvalorização do real; Mercado de trabalho se deteriora, com aumento do desemprego. Riscos para 2014

4 Cenário Externo

5 5 Fonte: FMI. *previsão. Crescimento do PIB dos Países (%)

6 6 Fonte: Dados extraídos do artigo de Regis Bonelli e Julia Fontes, Desafios brasileiros no longo prazo, texto para discussão da Fundação Getúlio Vargas, maio de Evolução da Produtividade dos Países (%)

7 7 Fonte: IBGE. Problema da Produtividade: baixa escolaridade (Nível de instrução da população brasileira com mais de 25 anos de idade, em %)

8 8 Déficit Fiscal em (% do PIB) Fonte: The Economist. *: Previsão.

9 Cenário Doméstico

10 10 Situação Econômica no Brasil Crescimento tem sido muito baixo –País apresentou uma das menores taxas de crescimento entre países emergentes e na comparação com governos anteriores; –Mercado de trabalho deve mostrar deterioração em Inflação preocupa –Anda se encontra acima do centro da meta (4,5%) e não sinais de convergência para ele; –Em janeiro de 2014, o IPCA acumulado em 12 meses chegou a 5,59%. Diante desse cenário, aumenta a preocupação de que o país esteja a caminho de um processo conhecido como estagflação –Essa situação indesejada combina inflação elevada com estagnação da economia; –Protestos de rua em junho e julho passado refletem essa insatisfação da sociedade.

11 11 Fonte: Cálculos do autor, baseado em dados do IBGE e do Banco Central. *: valores para 2013 e 2014 são estimados. Evolução do PIB, da inflação e das contas externas do Brasil (em valores médios ao ano)

12 12 Fonte: IBGE e Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Taxa de desemprego (em %) e criação de empregos formais no Brasil (em milhões)

13 13 Inflação preocupa A inflação brasileira, medida pelo IPCA, continua se mantendo em um patamar elevado –Em janeiro de 2014, o índice chegou a 5,59%, no acumulado em 12 meses. Ao longo dos últimos anos, o que mais tem preocupado não são apenas os valores, mas a resistência da inflação –Em momento algum, desde agosto de 2010, e lá se vão 41 meses, ela se situou abaixo do centro da meta – de 4,5% ao ano.

14 14 Períodos em que a inflação se manteve acima do centro da meta Fonte bruta dos dados: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Banco Central. *: O centro da meta se manteve a maior parte do tempo nesse intervalo ou valor.

15 15 Cenários para 2014


Carregar ppt "1 Assessoria Econômica da FEDERASUL Retrospectiva de 2013 e Expectativas para 2014."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google