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Tendências do Consumidor Responsabilidade TécnicaCoordenação.

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Apresentação em tema: "Tendências do Consumidor Responsabilidade TécnicaCoordenação."— Transcrição da apresentação:

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2 Tendências do Consumidor Responsabilidade TécnicaCoordenação

3 O SETOR DE AUTOSSERVIÇOS SEGUE COM MESMA REPRESENTATIVIDADE NO PIB, PORÉM CENÁRIO REAL, COM DESCONTO DE INFLAÇÃO REVELA QUEDA EM VALOR Fonte: Nielsen Estrutura do Varejo (ABRAS) 2015 Brasil - Total Autosserviços Faturamento em bilhões/nº de lojas em ‘ 000 Inflação 2015: 10,67 / PIB: 5,4 trilhões -3,6% Variação real +7,1 Crescimento nominal 5,3% Participação PIB (estável vs 2014) Performance do Autosserviço no Brasil - 2015 vs 2014:

4 Fonte: Nielsen Estrutura do Varejo 2015 O SETOR DE AUTOSSERVIÇOS SEGUE COM MESMA REPRESENTATIVIDADE NO PIB, PORÉM CENÁRIO REAL, COM DESCONTO DE INFLAÇÃO REVELA QUEDA EM VALOR CRESCIMENTO NOMINAL: 7,1% VARIAÇÃO REAL: -3,6% CRESCIMENTO DE LOJAS: 1,1%

5 Fonte: Nielsen Estrutura do Varejo 2015 O ESTADO DE SÃO PAULO SEGUE A MESMA TENDÊNCIA, COM LIGEIRO AUMENTO EM LOJAS E VARIAÇÃO REAL NEGATIVA CRESCIMENTO NOMINAL: 6,9% VARIAÇÃO REAL: -3,8% CRESCIMENTO DE LOJAS: 1,8%

6 ÍNDICE DE VENDAS NOS SUPERMERCADOS Fonte: APAS – Associação Paulista de Supermercados

7 ESTA É A PRIMEIRA VARIAÇÃO NEGATIVA PARA 12 MESES EM TODA SÉRIE HISTÓRICA INICIADA EM 2010... Fonte: APAS – Associação Paulista de Supermercados 3,80% 0,28%

8 PESQUISA DE CONFIANÇA DOS SUPERMERCADISTAS Fonte: APAS – Associação Paulista de Supermercados

9 INFLAÇÃO OFICIAL DESACELERA, MAS PREÇOS DOS ALIMENTOS E BEBIDAS SE MANTÉM ELEVADOS Fonte: APAS – Associação Paulista de Supermercados

10 DESTAQUE PARA OS PRODUTOS FRESCOS Fonte: APAS – Associação Paulista de Supermercados

11 COMPRAS CONCENTRADAS Fonte: KANTAR WORLDPANEL Fonte: NIELSEN BRASIL

12 MAS…HÁ OPORTUNIDADES AO LONGO DO MÊS ATRAVÉS DE PROMOÇÕES Tradicionais datas de pagamentos  5° útil do mês  Dia 20  Dia 30 Oportunidades 1º final de semana após dia 30 1º final de semana após dia 5 1º final de semana após dia 20 (Dia 20 é fim de semana: salários antecipados)

13 PARA 2016... Fonte: APAS – Associação Paulista de Supermercados Vendas – São Paulo R$ 98 bilhões 6% nominal -1,5% real Inflação IPS/APAS/FIPE São Paulo 7,5% Emprego – São Paulo 515 mil Vendas - Brasil R$ 335 bilhões 6% nominal -1,5% real Inflação IPCA/IBGE Brazil 7,5% Emprego – Brasil 1.9 mil

14 Mudanças do consumidor, impacto no varejo e perspectivas

15 -2,0-0,3-1,2-2,0-1,2-4,1-3,7-2,7-1,6 -3,1-2,4-5,6-1,0-1,7-3,3-3,8-1,8-5,4 VARIAÇÃO % VALOR (Deflacionado) VARIAÇÃO % PREÇO (Deflacionado) IPCA: 10,67% Variação de Volume e Preço – 2015 x 2014 – Total Brasil – TOTAL BRASIL Base 131 Categorias de Produto – Total Brasil – Fonte: Nielsen | Retail Index 2015 FOI O ANO DE RETRAÇÃO Todas as cestas desaceleraram ou retraíram 15 Importância 2416126178107 Var% Volume

16 ONDE CATEGORIAS CONQUISTADAS NOS ÚLTIMOS ANOS DERAM LUGAR AO BÁSICO Industrializado de Carne Leite Asseptico Desodorante Água Mineral Leite Condensado Café em Pó e Grãos Biscoito Carne Congelada Açúcar Molho de Tomate Goma de Mascar Whisky Salgadinho para Aperitivos Bebida a Base de Soja Aguardente de Cana Sorvete Chocolate Cerveja Cigarro Refrigerante... Enquanto categorias de consumo fora do lar e por impulso estão entre as que mais retraíram em 2015 Categorias de uso básico e/ou familiar voltaram a se destacar em 2015... Contribuição em volume – 2015 x 2014 – Total Brasil – TOTAL BRASIL Base 131 Categorias de Produto – Total Brasil – Fonte: Nielsen | Retail Index Top 10

17 Importância em Valor% T. BRASIL AS T. BRASIL AS HIPER T. BRASIL AS SUPER T. BRASIL AS VIZINHANÇA 20142015201420152014201520142015 TOTAL 100,0 MERCEARIA 24,024,120,220,325,125,031,931,5 PERECÍVEIS 15,516,312,813,519,019,89,910,4 ELETRO 9,68,116,113,45,54,95,86,2 LIQUIDA 12,112,710,311,112,813,315,114,7 BAZAR 6,86,29,99,64,84,34,64,2 LIMPEZA E DESCARTAVEIS 9,19,38,89,18,9 10,9 PERECIVEL COMPLEMENTAR 10,310,28,58,611,611,310,510,0 PERFUMARIA 5,0 4,84,95,05,15,3 TEXTIL 3,02,84,94,61,71,61,92,1 PADARIA E ROTISSERIA 3,53,62,93,14,2 2,92,8 OUTROS 1,21,80,91,81,41,71,22,0 Fonte: Nielsen Scantrack E NO HIPER, SETORES QUE SÃO SINÔNIMO DO CANAL PERDEM RELEVÂNCIA: ELETRO, BAZAR E TÊXTIL

18 E 2016 TRAZ UM CENÁRIO DESAFIADOR...

19 Reduz suas idas ao ponto de venda COMPRA DO MÊS Tamanhos de embalagens OPÇÕES DE DESEMBOLSO Troca por marcas mais baratas TRADE DOWN Reduz volume RACIONA A COMPRA Diversifica canais BUSCA POR CUSTO BENEFÍCIO REDUZ CONSUMO FORA DO LAR e busca economia Análise das Top 20 categorias para “Opções de desembolso” Fonte: Nielsen Estudo Global Confiança do Consumidor (4Tri 2015); Nielsen Retail Index, ScanTrack e Homescan – Brasil (2015) Reduz suas idas ao ponto de venda COMPRA DO MÊS Tamanhos de embalagens OPÇÕES DE DESEMBOLSO Troca por marcas mais baratas TRADE DOWN Reduz volume RACIONA A COMPRA Diversifica canais BUSCA POR CUSTO BENEFÍCIO REDUZ CONSUMO FORA DO LAR e busca economia Atacarejo cresce +12,1% em 2015 Frequência cai -4,3% em 2015 vs 2013 60% das categorias crescem por embalagens econômicas Metade das categorias apresentam Troca por marcas mais baratas Volume da cesta Nielsen cai -1,2% 61% dos consumidores economizam com entretenimento fora do lar PARA DRIBLAR O CENÁRIO DE PRESSÃO NO BOLSO, OS CONSUMIDORES BUSCAM OPÇÕES QUE SE ENQUADREM EM SUA NOVA REALIDADE:

20 E COM ESSE CENÁRIO CESTA NIELSEN DEVE SEGUIR EM RETRAÇÃO EM 2016! 20% DOS QUE TROCAM MARCAS DE ALIMENTOS PRETENDEM MANTER ESSE COMPORTAMENTO QUANDO O CENÁRIO MELHORAR Variação de Volume da Cesta Nielsen (%) 2015 vs mesmos períodos de 2014 Fonte: Nielsen Retail Index – 131 categorias – Total Brasil 20 Desemprego deve representar 38% da desaceleração da Cesta Nielsen em 2016 !

21 Mas há 5 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CONSUMIDOR para atender as novas demandas

22 CONSUMIDOR ADAPTA SEU JOGO EM 2016 ESTÁ MAIS ATENTO AOS PREÇOS

23 Fonte: Nielsen ScanTrack – Número de categorias que aumentam importância de TPR - Base 161 categorias (YTD até Per11) / Nielsen Price and Promo realizados no Brasil (2015) COM A INFLAÇÃO, CONSUMIDOR COMPARA MAIS PREÇOS. PORÉM NEM TODA PROMOÇÃO REPRESENTA INCREMENTO EM VENDAS! 23 Redução Temporária de Preço BEBIDASMERCEARIA Embalagens Promocionais HIGIENE & BELEZA LIMPEZA CASEIRA TIPOS DE PROMOÇÕES BEM SUCEDIDAS: Consumidor tem volume de compra subsidiado, pois levaria produtos das cestas mesmo sem o incentivo dos descontos De 100% do volume promocionado, qual % seria vendido sem baixa de preço? CESTAS ONDE FORAM BEM EXECUTADAS

24 CONSUMIDOR ADAPTA SEU JOGO EM 2016 TROCA CONVENIÊNCIA POR ECONOMIA

25 MAIOR PLANEJAMENTO É A RESPOSTA DO BRASILEIRO *Base ScanTrack – 122 categorias Fonte: Nielsen Retail Index – Variação em volume dos canais (Base: 131 categorias de produto) / Nielsen Homescan – Representatividade das missões nas ocasiões de consumo (2015 vs 2014) VARIAÇÃO DOS CANAIS EM VOLUME (%) Missões de compra por canal (% do faturamento): Novo consumidor do Atacarejo gasta 12% menos e leva 9% mais itens OUTRAS A compra de Abastecimento cresce de forma geral para todos os canais e torna-se ainda mais importante na primeira semana do mês. Em 2014, as compras de Abastecimento representavam 42% do volume nos Autosserviços. Em 2015 essa importância saltou para 45%

26 SUPER É CONVENIÊNCIA COMPLETA Consegue se destacar entre formatos oferecendo sortimento e proximidade Fonte: Nielsen Homescan - Penetração dos canais / Nielsen ScanTrack - Crescimento orgânico vs total dos formatos; Nº médio de itens/loja e número de lojas – T. Brasil (2015 vs 2014) SUPER TEM... % dos compradores de Super também compram no Hiper % do crescimento orgânico do Autosserviço vem do formato Super VIZINHANÇA VS. 2 X itens HIPER 7 X lojas VS.

27 VIZINHANÇA É EXTENSÃO DA DESPENSA DO BRASILEIRO T. Brasil (2015 vs. 2014) Fonte: Nielsen Total Store - Crescimento por expansão de lojas / Nielsen Homescan – Ticket médio e intensidade de compra / Nielsen ScanTrack – Crescimento em valor das categorias por canal FLV +6 % SUPER VIZINHANÇA R$ 66 R$ 38 TICKET MÉDIO 14 itens 11 itens ITENS POR OCASIÃO 48 % do crescimento do vizinhança vem por abertura de novas lojas Variação em valor % (2015 vs 2014) Canal tem a maior concentração de compras de reposição: 67% (vs 56% Total) Farinha +3 % Café +23 % Biscoito +17 %

28 CONSUMIDOR ADAPTA SEU JOGO EM 2016 ESTÁ DISPOSTO A TROCAR DE MARCA

29 TROCA POR MARCAS BARATAS REFLETE NOVA DINÂMICA Fonte: Nielsen ScanTrack – Número de categorias que sofrem trade down: volume dos itens mais baratos ganhando importância na categoria (2015 vs 2014) % DE CATEGORIAS QUE SOFREM COM TROCA DE MARCAS MAIS CARAS POR BARATAS TOTAL ALIMENTOSBEBIDASLIMPEZAHIGIENE E BELEZA

30 CONSUMIDOR ADAPTA SEU JOGO EM 2016 É CONECTADO E NÃO ABRE MÃO DO QUE GOSTA BRASILEIRO GOSTA, MAS COM RESSALVAS

31 Millennials : A nova cara do consumo Fonte: Nielsen Homescan – Evolução dos gastos nos domicílios (supérfluas = categoria com menos de 50% de penetração) – (2015 vs 2014) dos consumidores de 26 a 30 anos não pretendem economizar (média 31%) Compram por impulso Vivem o momento

32 NOVA GERAÇÃO NÃO ABRE MÃO DO QUE GOSTA Fonte: Nielsen Homescan – Variação dos gastos nos domicílios entre as categorias básicas e superfluas e categoria de maior alocação em gasto% nos Millennials (2015 vs 2014) 15,7% 9,1% 12,1% 5,3% BásicasSupérfluas Variação total do gasto nos domicílios: Variação do Gasto nos Lares liderados por Millennials (26 a 30 anos) O novo básico? Água de coco Cappuccino Mistura alcoólica Maquiagem Higiene Íntima 32 CATEGORIAS MAIS CONCENTRADAS NOS LARES LIDERADOS POR MILLENNIALS: Comportamento dos Millennials no Autosserviço:

33 BRASILEIROS JÁ TEM CULTURA DE E-COMMERCE Fonte: Nielsen Global survey - Connected Commerce (Jan. 2016) – Brasileiros com acesso a internet 83% dos lares que compraram produtos de rápido consumo pela internet, compraram Higiene e Beleza Comentários online influenciam na decisão de compra de mantimentos (57% vs 50% global) % de pessoas que comprou pela internet: Produtos de rápido consumo MUNDO DIGITAL É REALIDADE PARA ESTE PÚBLICO

34 Perspectivas e Oportunidades

35 ADAPTE O SEU JOGO EM 2016 PREÇO É FATOR FUNDAMENTAL Defina reajustes levando em consideração o preço de seus principais concorrentes, planejando todo o portfolio e entendendo quais as melhores promoções para vender mais com margens saudáveis. ENTENDA O QUE O BRASILEIRO VAI BUSCAR EM CADA LOJA Colaboração entre varejo e indústria é fundamental, garantindo a melhor oferta para os consumidores em cada canal. Leve em consideração a dinâmica e as tendências de mudança de missão de compra de acordo com o tipo de loja. ENCANTE SEU CONSUMIDOR PARA GARANTIR LEALDADE Excelência em execução: não permita a experimentação de seu concorrente por indisponibilidade Mídia: mensagens customizadas, eficientes e ativação de vários meios de comunicação geram um consumidor mais engajado O FUTURO COMEÇA AGORA Planeje seu portfolio entendendo as preferências dos Millenials desde já Invista em campanhas digitais Supere as barreiras do e-commerce para sair na frente nesse canal de vendas que já é realidade no Brasil para outros segmentos

36 O SHOPPER E SUAS “Escolhas Inteligentes” Christine Pereira Commercial Director christine.pereira@kantarworldpanel.com

37 UMA NOVA REALIDADE BRASILEIRA APÓS O BOOM DO CONSUMO VOLTA AOS ÍNDICES DE 2010 EM VOLUME Renda Real cai 5,36% (2015vx 2014) Total FMCG – Fast Moving Consumer Goods | Cestas Kantar Worldpanel 96 categorias Holistic View 2015 vs. 2008 Fonte: Kantar Worldpanel 10,7% Inflação IPCA 2015 Fonte: IBGE 10,7% Inflação IPCA 2015 Fonte: IBGE 9% Taxa de Desemprego Trimestre terminad novembro 2015 9% Taxa de Desemprego Trimestre terminad novembro 2015

38 VOLUME MÉDIO (UNIDADES) -3,4% FREQUÊNCIA DE COMPRAS -4 visitas TICKET MÉDIOFREQUÊNCIA -4 visitas UNIDADES POR VIAGEM +1,1% GASTO MEDIO -1,8% +2,7% COMPRADORES +2,0% VALOR +8,3% PREÇO MÉDIO -1,5% UNIDADES Evolução CONSUMO | Cesta Kantar Worldpanel 96 categorias % Variação 2015 x 2014 -7,5% VOLUME Lares foram ao ponto de venda 81x em 2015 versus 85x em 2014 OCORRE QUEDA DE FREQUÊNCIA E UNIDADES POR VIAGEM

39 “RACIONALIZAÇÃO DO CONSUMO - A VOLTA AO LAR” AS FAMÍLIAS BUSCAM OPÇÕES PARA EQUILÍBRIO DO ORÇAMENTO Holistic View 2015 vs. 2014 * Gasto médio mensal **ComTech – 2015 vs 2014 Gasto mensal com celular é de R$ 55 Renda mensal é de R$ 3.102 GASTOS COM COMUNICAÇÃO Cresce penetração e gasto médio Internet: + 1,5 MM e R$ 64* Tv por assinatura: + 1,8 MM e R$ 86* LAZER EM CASA +1 MM com festas em casa nos últimos anos MAIS DESPESAS EM CASA Cresce posse de Pós Pago com mensalidades mais baratas e cresce plano controle em posse e gasto médio 11%** PLANO PÓS PAGO E CONTROLE +1/2 milhão de lares deixaram de jantar fora de casa Queda de 8% nos gastos 2015 vs 2014 REFEIÇÕES FORA DE CASA Cães passam a comer comidas caseiras, rações industrializadas perdem importância, COMIDA PARA CACHORRO ENTRAM RACIONALIZAM Fonte: Kantar Worldpanel

40 CONSUMIDORES NÃO QUEREM ABRIR MÃO DE SUAS CONQUISTAS! AS CATEGORIAS NÃO PERDERAM PENETRAÇÃO Cestas Kantar Worldpanel 96 categorias Consumer Insights – Variação 2015 x 2014 Fonte: Kantar Worldpanel CARRINHO SE AJUSTANDO AO CENÁRIO ATUAL Número de categorias compradas + 70% de penetração anual Base: 84 categorias 43 41 AB C DE 40 38 2010 2015 O número de categorias adotadas pelas diferentes classes é muito próximo no ano, o diferencial entre elas é a quantidade comprada e a frequência de compra.

41 E AS FAMILIAS ESTÃO FICANDO MENORES... População % 1-2 PESSOAS 3-4 PESSOAS 5+ PESSOAS 2006 304822 2015 334720 E entre os lares de 1-2 pessoas, se destacam os que não têm crianças (até 12 anos): 30% da população (+3pp) LARES 1-2 ADULTOS COM DONAS DE CASA ATÉ 50 ANOS (13%) 72 IDAS AO PONTO DE VENDA R$ 37,57 TICKET LARES 1-2 ADULTOS COM DONAS DE CASA + 50 ANOS (17%) 83 IDAS AO PONTO DE VENDA R$ 31,54 TICKET Total População Lares com 1-2 Adultos até 50 anos A+B C+D+E 27 73 23 77 Donas de casa acima de 50 anos vão mais ao ponto de venda, mas gastam menos por compra. Cestas Kantar Worldpanel 96 categorias Fonte: Kantar Worldpanel

42 LARES 1-2 ADULTOS COM DONAS DE CASA ATÉ 50 ANOS (13%) LARES 1-2 ADULTOS COM DONAS DE CASA + 50 ANOS (17%) DESTAQUES EM FREQUÊNCIA DE COMPRA VS MÉDIA POPULAÇÃO Sobremesa Pronta Lanche Pronto Polpa+ Pure Prod. p/ barba Cream Cheese Torrada Indust. Água de coco Cream Cheese Adoçante Tintura p/ cabelos Cestas Kantar Worldpanel 96 categorias Fonte: Kantar Worldpanel

43 LARES 1-2 ADULTOS COM DONAS DE CASA ATÉ 50 ANOS (13%) LARES 1-2 ADULTOS COM DONAS DE CASA + 50 ANOS (17%) Supermercado de Rede Porta a Porta Supermercado de Rede Supermercado Independente OPORTUNIDADES Embalagens menores Produtos práticos Apelo à saudabilidade CANAIS DE COMPRA DESTAQUES EM VALOR VS MÉDIA POPULAÇÃO Cestas Kantar Worldpanel 96 categorias Fonte: Kantar Worldpanel

44 PLANEJAMENTO O SHOPPER RACIONALIZA E SE PLANEJA PARA COMPRAR VALOR Busca a entrega de valor entre categorias e segmentos SAUDABILIDADE Procura integração do saudável e do saboroso CUSTO x BENEFÍCIO 3 P’s: Produtos, Promoção, Praça O MOMENTO DAS ESCOLHAS INTELIGENTES OFERECER O QUE O SHOPPER QUER, DE MANEIRA ORGANIZADA

45 1. PLANEJAMENTO O SHOPPER RACIONALIZA E SE PLANEJA PARA COMPRAR ESPAÇA AS COMPRAS 85 81 Idas ao pdv/ano (2014/2015) MANTEM UNIDADES POR IDA 14 Itens por ocasião de compra (2015) Fonte: Kantar Worldpanel T. Brasil | T. Alimentar sem Pão Caseiro (MAT NOV15 x 14)

46 2. VALOR O SHOPPER TAMBÉM BUSCA ENTREGA DE VALOR ENTRE CATEGORIAS E SEGMENTOS Spreads Bebidas Cremes p/ Rosto Limpadores Margarina -1,2% Manteiga +10% Cream Cheese +12% Refrigerantes -5% Agua de Coco +11% Básicos -4,2% Clareadores +27% Total categorias -7,5% Simples -7% Desengordurantes +7,2% *1º Sem’15 x 1º Sem’14 / Importância em Volume / variação Volume Fonte: Kantar Worldpanel

47 Leite UHT Leite Baixa Lactose -2% +78% Açúcar -6,4% 27% Óleo Azeite -3% +3% Pães Industrializados Pão Integral -3,5% +7% Demerara 3. SAUDABILIDADE A PREOCUPAÇÃO COM SAÚDE E BEM ESTAR ESTÁ CRESCENDO SAUDÁVEIS E SABOROSOS SAÚDE Gastos com saúde consomem 7% do orçamento (6% em 2014) PREOCUPAÇÃO 2ª MAIOR PREOCUPAÇÃO DO BRASILEIRO É COM A SAÚDE 49% Fonte: Kantar Worldpanel Estudo Consumer Watch 2015

48 3. SAUDABILIDADE ESTUDO RELEVA RAIO X DO BRASILEIRO 79% Trocou sua alimentação para comidas mais saudáveis 60% Caminha 17% Corre ao ar livre 16% Faz academia 76% Peso 75% Colesterol 75% Pressão Arterial Hábitos Exercícios Preocupações Porque não Diet/Light? 37% Preferem naturais (vs 24% 2011) 35% Preço é caro (vs 30% 2011) LINKQ – THINK FIT- SAUDABILIDADE – JUL 2015 Fonte: Kantar Worldpanel

49 4. CUSTO BENEFICIO: PRODUTO A DECISÃO DE COMPRA CONSIDERA O CUSTO/BENEFÍCIO Formatos e Embalagens Refrigerante Maionese ECONÔMICA (3 litros) DESEMBOLSO (Até 260 ml) USUAL (2 Litros) + 1 p.p + 3 p.p - 2 p.p ECONÔMICA (1 Kg) DESEMBOLSO (Doypack) USUAL (500g) + 1 p.p + 2,4 p.p - 1 p.p TAMANHOS ALTERNATIVAS Fonte: Kantar Worldpanel

50 + 21% na Promoção ”Leve+ Pague –” em 2015 43% dos shoppers, antes de irem de compras, consultam os tabloides Desafio no Brasil é ampliar as demais promoções, além de redução de preço 4. CUSTO BENEFICIO: PROMOÇÃO DESCONTO DE PREÇO SEGUE SENDO A PROMOÇÃO MAIS PERCEBIDA PELOS SHOPPERS

51 4. CUSTO BENEFICIO: PRAÇA / CANAIS DESTAQUE PELO CRESCIMENTO DO ATACAREJO Est.-5+1 +3 -7+2-9 +32 +5 Variação Valor (%) – 2015 X 2014 Fonte: Kantar Worldpanel T. Brasil | T. Bens de Consumo Não Duráveis (FMCG)

52 E PROPORCIONAR EXPERIÊNCIAS NO PDV É FUNDAMENTAL! O SHOPPER SABE O QUE QUER… Questionamento sobre atitude no PDV - 2015 Estudo: Shopper Dinamics Latam / Kantar WorldPanel 75% “Sempre compro produtos em ofertas e promoções” PROMOÇÕES 71% “Quando vou às compras tento ser o mais planejada e racional possível para evitar o desperdício de tempo ” ORGANIZAÇÃO 68% “Quando eu vou comprar um produto, se não encontro a marca que compro normalmente, procuro outras opções” SORTIMENTO 59% “Gosto de caminhar pela loja e encontrar novidades” NOVIDADES

53 LEALDADE DO SHOPPER CONVERSÃO DO SHOPPER O DESAFIO É AUMENTAR... SORTIMENTO É A BASE

54 SORTIMENTO É A CHAVE NESTE MOMENTO 20.955 2014 35.208 2015 E OS CONSUMIDORES ESTÃO INDO CADA VEZ MENOS AO PONTO DE VENDA (-4 IDAS) PORÉM O CARRINHO SE MANTÉM COM 56 CATEGORIAS/ ANO Ou seja, a quantidade de lançamentos NÃO AUMENTA O CONSUMO… mas o CONSUMIDOR FAZ ESCOLHAS DIFERENTES LANÇAMENTOS DE SKUS

55 MAS APESAR DE TODO ACESSO, HÁ AINDA MUITO A CONQUISTAR Base 96 categorias 24 categorias Lista considerando penetração Antissépticos bucais Sobremesa pronta Água de Coco Molho para Salada Água mineral Leite fermentado Azeites Tintura para cabelo Penetração anual Inferior a 30% Penetração anual > 30% a 50% Penetração anual > 50% a 70% Extrato de tomate Sobremesa em pó Escova dental Leite aromatizado 12 categorias 14 categorias Período: ano fechado 2015 Fonte: Kantar Worldpanel

56 Perspectivas e Oportunidades

57 PALAVRAS DE ORDEM PARA VAREJISTAS VENCEDORES CONHECER SEUS consumidores e NÃO consumidores PLANEJAR Loja Abastecida na 1ª Semana e aos Sábados. Opções para pagamento SAÚDE Destaque Funcionais, Integrais, Com ou Sem Ingredientes INOVAR com diferenciação FACILITAR A vida do consumidor CUSTO-BENEFÍCIO Promoções Inteligentes e Sortimento com Opções VALOR Acesso para Desenvolver Sofisticação para Desenvolvidas

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