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Marcas Próprias Abmapro. FONTES UTILIZADAS: Painel Nacional de Domicílios Brasil 8.200 domicílios 81% da população 91% do potencial de consumo Fonte:

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1 Marcas Próprias Abmapro

2 FONTES UTILIZADAS: Painel Nacional de Domicílios Brasil domicílios 81% da população 91% do potencial de consumo Fonte: Kantar Worldpanel Estudo Anual Composição do Orçamento Domiciliar e Individual domicílios indivíduos Fonte: Kantar Worldpanel Estudos Shopper domicílios 81% da população 91% do potencial de consumo Fonte: Kantar Worldpanel Estudo Especial Fevereiro / 2010

3 CRESCIMENTO DO CONSUMO DENTRO DO LAR Variação em Volume Médio/ Domicilio 2009 vs 2008 Volta ao lar! Alavanca consumo cesta Kantar Fonte: Kantar Worldpanel CRESCIMENTO +10%

4 © Kantar Worldpanel Foram 32,8 milhões de famílias brasileiras que consumiram pelo menos 1 produto Marca Própria...

5 © Kantar Worldpanel *Já experimentaram ao menos 1 vez algum produto – Base Estudo Especial – Fevereiro/2010 Marcas Pr ó prias conquistam novos adeptos.. Com diferentes penetra ç ão por setor

6 © Kantar Worldpanel Número de novos lares compradores - Variação em número de lares compradores (Penetração) – 2010 x 2008 Com crescimento significativo em todos os setores....

7 © Kantar Worldpanel 7,2% sempre compram produtos de Marca pr ó pria … (+0,2pp versus 2009) Com grande oportunidade de crescimento, tornando o h á bito de compra mais frequente ….

8 © Kantar Worldpanel 22% compram as vezes produtos de Marca Pr ó pria … era 20% em 2009 Mas que vem aumentando o n ú mero que passam a comprar com maior regularidade.. Aproximadamente 820 mil lares compraram Marca Própria com maior frequência

9 © Kantar Worldpanel Com espaço para crescer em todas as classes, em especial, via maior freqüência de compra % AB1 B2C1 C2 DE Marca Própria GERAL Sempre Compra

10 © Kantar Worldpanel 10 Onde 15% declara ser muito importante que a loja possua Marca Pr ó pria, mas ….. Apenas 43% estão satisfeitos com o que encontram % Muito Bom + Bom Embalagem 58 Qualidade Preço Exposição Info / Comun 57 Variedade

11 © Kantar Worldpanel Fonte: Estudo Especial para APAS – Fevereiro/2009 Kantar Worldpanel 19% PREÇO E QUALIDADE 9% 3 Quais são as razões que levam você a não comprar Marca Própria? 1 NÃO CONHECER 48% 31% A LOJA NÃO TEM 2 11 © Kantar Worldpanel 1 em cada 3 brasileiros nunca compra produto Marca Pr ó pria

12 © Kantar Worldpanel Razões da não compra.... Será que a loja não tem mesmo??????? 12 © Kantar Worldpanel 31% A LOJA NÃO TEM 2 25% COMPRAM HIPER 70% COMPRAM GRANDES SUPER NÃO RECONHECEM!!!!

13 © Kantar Worldpanel Grande Oportunidades Regionais 3,7% SEMPRE COMPRAM NNE 5,8% SEMPRE COMPRAM 18,8% SEMPRE COMPRAM 9,5% SEMPRE COMPRAM GRJ GSP ISP 7,5% SEMPRE COMPRAM SUL 0,8% SEMPRE COMPRAM COESTE

14 © Kantar Worldpanel Com concentra ç ões distintas em rela ç ão as razões para não compra 56% NÃO CONHECE NNE 11% INFO / COMUN. 23% CONFIANÇA 15% QUALIDADE 17% CONFIANÇA 15% INFO / COMUN. 51% LOJA NÃO TEM GRJ GSP ISP 11% QUALIDADE 38% NÃO CONHECE SUL 24% PREÇO 42% LOJA NÃO TEM COESTE 11% QUALIDADE LESTE

15 © Kantar Worldpanel 15 © Kantar Worldpanel Em um ambiente de grande diversidade: Diferentes consumidores X Comportamentos distintos X DIFERENTES ESCOLHAS.....É preciso fazer algo DIFERENTE......

16 © Kantar Worldpanel Diversidades na cesta Consumidor experimenta 3 fabricantes diferentes e 4 versões em 9 meses. MarcasCategorias Em % dos domicílios mixam mais de 6 categorias de bebidas. Em 2007 era 25%. Mais escolhas, maior diversidade, mais mixidade.... Acirra a concorrência... Share of Wallet!!! 81% dos Shopper frequentam 3 ou mais canais... Canais Fonte: Painel Domiciliar 2009 Kantar Worldpanel 16 © Kantar Worldpanel

17 15% Sempre compram Pratos Prontos (7% no geral) 17 © Kantar Worldpanel 16% Sempre compram Orgânicos (12% no geral) 4% Sempre Compram Cama/Mesa/Banho (2% geral) Novos desafios: Produtos 21% Sempre compram Bazar (14% geral) 33% Sempre compram Artigos para Casa (30% geral)

18 © Kantar Worldpanel 24% Sempre Verificam calorias (17% no geral) 18 © Kantar Worldpanel 75% Verificam Prazos de Validade (70% no geral) 34% Sempre Compram Produtos com Baixo Teor Gordura (25% geral) Novos desafios: Saudabilidade 44% Sempre Lêem Rótulos (36% geral) 21% Sempre Praticam Atividades Físicas (18% geral)

19 © Kantar Worldpanel A Era do Consumo verde: Consumidores que compram Marca Própria - 30% sempre + regularmente Maior consciência ambiental 70% dos consumidores que compram Marca Própria (sempre + regularmente) se preocupam com Meio Ambiente

20 © Kantar Worldpanel Controlam o consumo de água (76%) Utilizam lâmpadas econômicas (54%) Praticam dentro do lar a coleta seletiva (47%) (reciclagem) – 29% no geral Maior consciência Ambiental....

21 © Kantar Worldpanel 26% utilizam sacolas retornáveis (15% geral) SACO é um SACO Pra cidade, pro planeta, pro futuro e pra você Maior consciência Ambiental....

22 © Kantar Worldpanel Preferem e compram produtos com embalagens recicláveis Um conceito mais desenvolvido dentre os compradores de Marca Própria 47% compradores regulares de Marca Própria contra 29% da população Maior consciência Ambiental.... Compram produtos em embalagens já recicladas (29%) (reutilizada) 15% no geral Compram produtos biodegradáveis (45%) contra 21% no geral

23 © Kantar Worldpanel Destaque 4 setores lideram em matéria Green bancosretail cosméticos energía

24 © Kantar Worldpanel Higiene e Beleza BebidasLimpeza 7%10%7% 15%16% Alimentos 20% 15% 10% Unidades Compradas Valor Fonte: Kantar Worldpanel SEGUE MUITO PROMISSOR: COM UM 1º TRIMESTRE COM GELADEIRA CHEIA Destaque são para Alimentos e Bebidas Variação 1º Tri10 x 1º Tri09 7% 16% 12% Unidades compradas Variação 1º Tri 09 x 1º Tri 08 6% Higiene/Beleza Bebidas Limpeza Alimentos Alimentos com preços mais competitivos e maior acesso. 13 de 34 categorias cresceram acima de 2 pontos percentuais em penetração.

25 © Kantar Worldpanel DE C AB +15% +14% +15% valor +18% +16% +11% unidade 25 Variação 1ºTri10 vs 1ºTri09 Fonte: Kantar Worldpanel ACESSO DA CLASSE BAIXA Maior poder de compra. C1 C2 14% 18% 13% 16%

26 © Kantar Worldpanel 26 Mais escolhas para produtos que ofereçam Benefícios Fonte: Kantar Worldpanel MUDANÇAS DE VALORES Variação Valor 1º Tri10 x 1º Tri09 Indulgências +21% Saúde +20% Conveniência +19% Saúde = Iogurtes Funcionais Conveniência = Sucos, Água Mineral, Refrigerantes, Chá Líquido para beber, Leite Aromatizado, Maionese, Catchup, Molhos, Iogurte, Sobremesa Pronta, Petit Suisse, Leite Fermentado, Café Solúvel, Sopa Desidratada, Biscoito, Salgadinhos, Cereal Matinal, Requeijão, Cream Cheese, Massa Instantânea, Sorvete Indulgências = Manteiga, Creme de Leite, Maionese, Polpa+Purê de Tomate, Catchup, Molhos, Iogurte, Sobremesa Pronta, Petit Suisse, Leite Fermentado, Café Solúvel, Leite Aromatizado, Modificador do Leite, Leite Condensado, Caldos/Tempero Feijão, Sopa, Temperos, Deo Colônia, Detergente Líquido para Roupa, Amaciante, Pos Shampoo, Cremes & Loções, Absorvente Higiênico, Inseticidas, Sucos, Salgadinhos, Cereal Matinal, Adoçante, Requeijão, Massa Instantânea, Esponja Sintética, Tintura para Cabelo, Refrigerante, Sorvete, Cera para Assoalho, Água Mineral, Cerveja, Fralda Descartável, Cleaners

27 © Kantar Worldpanel Muito Obrigada... Fatima Merlin Diretora de Retail & Shopper Insigths MUITO OBRIGADA! © Kantar Worldpanel 27


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