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Localização de instalações

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Apresentação em tema: "Localização de instalações"— Transcrição da apresentação:

1 Localização de instalações
GESTÃO DE OPERAÇÕES Localização de instalações Jurandir Peinado

2 Objetivos da aprendizagem
Estudar os aspectos da localização de instalações produtivas e fornecer uma metodologia para o estudo das possíveis alternativas de localização. Compreender e identificar os objetivos e os principais fatores qualitativos e quantitativos que influenciam na decisão de localização. Preparar avaliações das alternativas de localização, por meio do método de ponderação qualitativa, do modelo do centro de gravidade e do modelo da análise custo x lucro x volume. Jurandir Peinado

3 A importância da localização
Localizar significa determinar o local onde serão fabricados produtos ou prestados serviços. O local onde a sede administrativa deve reger as operações, não necessariamente precisa ser junto à base operacional Criar uma nova empresa Ampliar a área de atuação de um nova instalação Promover a mudança do local de uma instalação atual Decisão de longo prazo Elevado valor de investimento Impacto direto nos custos da operação Jurandir Peinado

4 Fatores que influenciam na localização
Geralmente apenas alguns poucos fatores, entre muitos existentes, devem exercer influência significativa na escolha da localização e estes poucos fatores eleitos devem ser cuidadosamente estudados. Quais os fatores influenciam as organizações industriais e as de serviço? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Jurandir Peinado

5 Fatores que influenciam na localização
Geralmente alguns poucos fatores, entre muitos existentes, devem exercer influência significativa na escolha da localização e estes poucos fatores eleitos devem ser cuidadosamente estudados. Quais os fatores influenciam as organizações industriais ou de serviço? Disponibilidade de matéria prima Energia elétrica Água Mão de obra Facilidades e incentivos fiscais Qualidade de vida e serviços essenciais Localização dos mercados consumidores Localização dos concorrentes Jurandir Peinado

6 Fatores que influenciam na localização
Fonte: acesso em 24/08/2006 Jurandir Peinado

7 Modelo da Ponderação Qualitativa
O método busca uma forma de medir e pontuar os dados que são de natureza subjetiva para permitir a comparação entre as várias alternativas de localização. Passos para o desenvolvimento do modelo de ponderação qualitativa Identificação dos fatores relevantes Atribuir pesos de ponderação aos fatores Atribuir notas aos fatores por localidade Ponderar as notas por fator Jurandir Peinado

8 Modelo da Ponderação Qualitativa
A Movebrás decidiu construir uma nova fábrica para atender seu mercado em expansão no nordeste do Brasil. A empresa analisou três locais e elaborou a tabela de pontuação ponderada abaixo. Também definiu, com a ajuda de gestores de diversas áreas, a importância relativa de cada item avaliado. Fatores relevantes Peso P Local A Local B Local C Nota N N x P 1 Capacitação mão-de-obra 2 Condições de vida 3 Facilidades para implantação 4 Benefícios fiscais 5 Acesso à rede de rodovias 6 Potencial para expansão Total Jurandir Peinado

9 Modelo da Ponderação Qualitativa
A Movebrás decidiu construir uma nova fábrica para atender seu mercado em expansão no nordeste do Brasil. A empresa analisou três locais e elaborou a tabela de pontuação ponderada abaixo. Também definiu, com a ajuda de gestores de diversas áreas, a importância relativa de cada item avaliado. Fatores relevantes Peso P Local A Local B Local C Nota N N x P 1 Capacitação da mão-de-obra 0,20 90 18,0 85 17,0 2 Condições de vida 0,05 50 2,5 70 3,5 80 4,0 3 Facilidades para implantação 0,12 35 4,2 60 7,2 10,8 4 Benefícios fiscais 0,25 20,0 17,5 22,5 5 Acesso à rede de rodovias 0,30 100 30,0 95 28,5 27,0 6 Potencial para expansão 0,08 8,0 6,4 Total 1,00 78,7 81,7 88,7 Jurandir Peinado

10 Modelo da Ponderação Qualitativa
Vantagens Desvantagens Permite considerar fatores qualitativos na localização. Permite a comparação quantitativa dos fatores qualitativos entre vários locais. A metodologia é simples de ser entendida. Pode atuar como um Check list de fatores fundamentais que poderiam passar despercebidos. A escala de notas pode não mostrar as diferenças reais de custos entre as localidades. A atribuição das notas e pesos tem certo grau de subjetividade e interpretação pessoal. Exige grande experiência no assunto para definir quais fatores devem ser considerados. Jurandir Peinado

11 Modelo do Centro de Gravidade
Levando em conta as localizações já existentes das principais fontes de insumos e clientes. O modelo considera que o ponto geográfico correspondente ao “centro de gravidade” é aquele em que os custos com transportes são mínimos. Passos para o desenvolvimento do modelo do Centro de Gravidade Localização das fontes de insumos e clientes Levantamento do volume de bens movimentados Atribuição de coordenadas cartesianas Calcular o centro de gravidade da localização Jurandir Peinado

12 Modelo do Centro de Gravidade
A Transbrás é um operador logístico. De todos seus clientes produtores, três deles representam mais de 80% do faturamento. Da mesma forma, 80% das entregas destes três grandes clientes produtores são feitas para cinco clientes varejistas comuns aos três. Assim a Transbrás decidiu montar um depósito para montagem de um sistema cross docking. Qual a melhor localização deste depósito indicado pelo modelo do centro de gravidade? Instalação Cidade Toneladas transportadas Coordenadas no mapa Produtor A Apucarana 35 B Guarapuava 27 C Ponta Grossa 14 Varejista 1 Cascavel 8 2 Campo Mourão 12 3 Curitiba 29 4 Cornélio Procópio 9 5 Maringá 18 Jurandir Peinado

13 Modelo do Centro de Gravidade
Jurandir Peinado

14 Modelo do Centro de Gravidade
Custos de transporte único: Considera que o custo ou preço de frete por distância percorrida ($/km) seja único em qualquer região. onde: Gx = Coordenada horizontal do centro de gravidade Gy = Coordenada vertical do centro de gravidade Xi = Coordenada horizontal do fornecedor ou cliente i Yi = Coordenada vertical do fornecedor i Vi = Volume transportado do fornecedor i ou para o cliente i Custos de transporte variáveis Considera que o custo ou preço de frete por distância percorrida ($/km) vai variar de região para região. onde: Gx = Coordenada horizontal do centro de gravidade Gy = Coordenada vertical do centro de gravidade Xi = Coordenada horizontal do fornecedor ou cliente i Yi = Coordenada vertical do fornecedor i Vi = Volume transportado do fornecedor i ou para o cliente i Pi = Custo do transporte do fornecedor i ou para o cliente i Jurandir Peinado

15 Cálculo do Centro de Gravidade
Instalação Cidade Toneladas transportadas Coordenadas no mapa Produtor A Apucarana 35 (89,92) B Guarapuava 27 (85,40) C Ponta Grossa 14 (130,50) Varejista 1 Cascavel 8 (32,55) 2 Campo Mourão 12 (51,78) 3 Curitiba 29 (165,45) 4 Cornélio Procópio 9 (131,111) 5 Maringá 18 (70,102) Jurandir Peinado

16 Modelo do Centro de Gravidade
Vantagens Desvantagens Permite considerar os custos de transporte da localização. O estudo detalhado e comparativo dos valores de fretes pode servir para renegociação de preços. A metodologia é simples de ser entendida. Nem sempre é fácil levantar os custos reais de transporte realizados, principalmente na compra de matéria prima onde o frete é embutido no preço. O sistema de coordenadas não considera a distância real percorrida entre as localizações. Não considera a eventual mudança de fornecedores ou clientes. O local do centro de gravidade pode coincidir com uma região inviável. Jurandir Peinado

17 Passos para o desenvolvimento do modelo da análise CLV
Partindo de uma previsão da quantidade e do preço de vendas é possível a margem de contribuição associada a cada alternativa de localização, a melhor decisão será a que proporcionar o maior lucro Passos para o desenvolvimento do modelo da análise CLV Levantamento dos custos e preço de venda Custos fixos Custos variáveis Aluguel da instalação; Impostos territoriais; Seguros; Depreciações; Serviços públicos; etc. Transporte das entradas; Transporte das saídas; Mão de obra direta; Matérias primas; Gastos gerais de fabricação; etc. Jurandir Peinado

18 Passos para o desenvolvimento do modelo da análise CLV
Partindo de uma previsão da quantidade e do preço de vendas é possível a margem de contribuição associada a cada alternativa de localização, a melhor decisão será a que proporcionar o maior lucro Passos para o desenvolvimento do modelo da análise CLV Cálculo da margem de contribuição MCT = Margem de contribuição total no período n = Número de unidades produzidas e vendidas no período PVu = Preço médio de venda unitário CVu = Custo variável unitário no período Jurandir Peinado

19 Passos para o desenvolvimento do modelo da análise CLV
Partindo de uma previsão da quantidade e do preço de vendas é possível a margem de contribuição associada a cada alternativa de localização, a melhor decisão será a que proporcionar o maior lucro Passos para o desenvolvimento do modelo da análise CLV Cálculo do ponto de equilíbrio q = quantidade de vendas para o ponto de equilíbrio CFT = Custo fixo total no período PVu = Preço médio de venda unitário CVu = Custo variável unitário no período Jurandir Peinado

20 Modelo da análise CLV Um empreendedor de Minas Gerais deseja abrir uma loja. As pesquisas de mercado selecionaram três cidades. Para cada cidade foram levantados os custos fixos, os custos variáveis, a demanda e preços unitários. Qual a melhor localização através do modelo CLV? Dados Levantados Localidades Selecionadas Araxá Ipatinga Juiz de fora Custo fixo anual – R$ ,00 ,00 ,00 Custo variável unitário – R$ 25,00 29,00 30,00 Preço unitário de venda – R$ 60,00 57,00 56,00 Demanda anual prevista – un. 13.500 15.000 17.000 Resultados Localidades Selecionadas Araxá Ipatinga Juiz de fora Receita Bruta Custo fixo anual Custo variável total Margem de contribuição total Ponto de equilíbrio Lucro Jurandir Peinado

21 Problema proposto Uma empresa fabricante de produtos de limpeza precisa decidir sobre a localização de uma nova unidade fabril. Após vários estudos, foram eleitos três locais possíveis. Alguns locais apresentam maior número de clientes potenciais, mas, em compensação os custos fixos nos locais de maior população são maiores. Outro levantamento realizado diz respeito à diferença de preços dos produtos, que podem ser praticados nestas localidades. Utilizando as informações coletadas e uma análise CLV, qual localização é mais lucrativa? R. Lucros: (A = ,00; B = ,00; C = 9.400,00) Dados levantados Localidades selecionadas A B C Custo fixo anual – R$ ,00 ,00 ,00 Custo variável unitário – R$ 0,20 0,25 0,18 Preço unitário de venda – R$ 1,20 1,10 1,00 Demanda anual prevista – un. ,00 ,00 Jurandir Peinado

22 Custo variável (por unidade)
Problema proposto Deseja-se escolher a melhor localidade para construir uma fábrica de sorvetes, em função dos custos fixos anuais e dos custos variáveis de produção de uma caixa de 15 kg do produto. Três locais foram prospectados em um estudo prévio, de acordo com a Tabela abaixo. Acredita-se que cada caixa de 15 kg do produto possa ser vendida a R$ 25,00, podendo-se atender o mesmo mercado a partir de qualquer das três localizações. Local Custo fixo anual Custo variável (por unidade) A 60.000,00 20,00 B ,00 15,00 C ,00 10,00 Jurandir Peinado

23 Problema proposto Jurandir Peinado

24 Problema proposto Um torneiro mecânico decidiu abrir um negócio próprio de manutenção de matrizes de estampagem. Os clientes em potencial estão localizados no bairro industrial da cidade. Caso ele decida montar seu empreendimento próximo a eles, o custo fixo mensal será de R$ 4.000,00 e o custo variável será de R$ 550,00 por matriz trabalhada. Se decidir montar o novo negócio na garagem de sua própria casa, que fica bem distante do bairro industrial, o custo fixo mensal será de apenas R$ 1.500,00, porém, o custo variável por peça aumentará para R$ 700,00 por matriz trabalhada. O preço médio praticado na região, para cada serviço executado, é de R$ 900,00, já livre de impostos. Pergunta-se: Qual o melhor local caso a demanda pelos seus serviços seja de nove peças por mês? (R. em casa) E se a demanda dobrar para 18 peças? (R. no bairro industrial) Qual o lucro mensal em cada caso? (R. casa: L9 = 300,00; L18 = 2.100,00; bairro:L9 = -850,00; L18 = 2.300,00) Qual a demanda mensal pelos seus serviços que tornaria indiferente o local da instalação? (R. 16,67 matrizes) Jurandir Peinado

25 Modelo da análise CLV Vantagens Desvantagens
Permite considerar importantes análises econômicas da localização. O estudo detalhado e comparativo dos custos e margens serve de parâmetros de avaliação e controle. A análise CLV é amplamente divulgada e conhecida nos meios empresariais. Considera como premissa que os custos fixos permaneçam constantes. A variação dos custos variáveis precisa ser linear. Depende da acuracidade da previsão de demanda. Dificuldades de aplicação para empresas produtoras de grande variedade de produtos. Jurandir Peinado


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