A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SANTANA TEXTILES 2013 TREINAMENTO DE BRIGADA DE INCÊNDIO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SANTANA TEXTILES 2013 TREINAMENTO DE BRIGADA DE INCÊNDIO."— Transcrição da apresentação:

1 SANTANA TEXTILES 2013 TREINAMENTO DE BRIGADA DE INCÊNDIO

2 BRIGADA DE INCÊNDIO Brigada de incêndio é um grupo de trabalhadores treinados e capacitados para atuarem no atendimento a emergências. Responsável pela prevenção e combate a eventuais sinistros ou desastres ocorridos dentro de sua empresa ou setor de atuação.

3 EXIGÊNCIA LEGAL A NR 23, do MTB trata da proteção contra incêndio:
23.1. DISPOSIÇÕES GERAIS Todas as empresas deverão possuir: a) Proteção contra incêndios: b) Saídas suficientes; c) Equipamentos suficientes para combate ao fogo; d)Pessoas adestradas no uso correto desses equipamentos; Normas do Corpo de Bombeiros (IT) Instrução Técnica Nº01 / Nº 17 e demais aplicáveis NBR Nº / 99 (ABNT)

4 ATRIBUIÇÕES DA BRIGADA
Inspecionar os equipamentos de emergência e mantê-los desobstruídos (prática diária); Exercer prevenção, combater princípios de incêndio e efetuar salvamento; Conhecer e avaliar os riscos de incêndio existentes; Recepcionar e orientar o Corpo de Bombeiros; Participar das inspeções regulares e periódicas; Conhecer as vias de escape; Conhecer os locais onde estão instalados os equipamentos de proteção contra incêndio (extintores, hidrantes, detectores, alarme)

5 ATRIBUIÇÕES DA BRIGADA
Conhecer todos os setores e instalações da empresa; Conhecer o princípio de funcionamento de todos os equipamentos de proteção contra incêndio; Estar sempre atento e atender imediatamente a qualquer chamado de emergência; Agir de maneira rápida e enérgica em situações de emergência Presta os primeiros socorros Isolamento da área sinistrada Participar dos treinamentos mensais

6 LAYOUT DAS INSTALAÇÕES

7 COMBATE A INCÊNDIOS Nenhum sistema de prevenção de incêndio será eficaz se não houver o elemento humano preparado para operá-lo. Esse elemento humano, para combater eficazmente um incêndio, deverá estar perfeitamente treinado. É um erro pensar que sem treinamento, alguém, por mais hábil que seja, por mais coragem que tenha, por mais valor que possua, seja capaz de atuar de maneira eficiente quando do aparecimento do fogo.

8 COMBATE A INCÊNDIOS Nenhum sistema de prevenção de incêndio será eficaz se não houver o elemento humano preparado para operá-lo. Esse elemento humano, para combater eficazmente um incêndio, deverá estar perfeitamente treinado. É um erro pensar que sem treinamento, alguém, por mais hábil que seja, por mais coragem que tenha, por mais valor que possua, seja capaz de atuar de maneira eficiente quando do aparecimento do fogo.

9 Incêndio é o fogo fora de controle.
DEFERENÇA ENTRE FOGO E INCÊNDIO Fogo é uma reação química que produz luz e calor. Incêndio é o fogo fora de controle.

10 O que é necessário para que haja o fogo?
Para que haja o fogo é necessário a união de três elementos básicos:

11 ( É tudo que pode pegar Fogo )
ELEMENTOS QUE COMPÕEM O FOGO Comburente ( Oxigênio ) Combustível ( É tudo que pode pegar Fogo ) Calor - Ignição Para o fogo existir, são necessários os três elementos.

12 NÃO EXISTIRÁ FOGO SEM CALOR
MÉTODOS DE EXTINÇÃO resfriamento É o método de extinção mais usado, consiste em retirar o calor do material incendiado NÃO EXISTIRÁ FOGO SEM CALOR

13 SEM COMBUSTÍVEL NÃO HÁ FOGO
ISOLAMENTO Caracterizada pela retirada do material combustível do local do incêndio SEM COMBUSTÍVEL NÃO HÁ FOGO

14 NÃO EXISTIRÁ FOGO EM AMBIENTES COM MENOS DE 13 % DE O2
abafamento Ocorre com a retirada do oxigênio, é o método mais difícil, a não ser em pequenos incêndios NÃO EXISTIRÁ FOGO EM AMBIENTES COM MENOS DE 13 % DE O2

15 MÉTODOS DE EXTINÇÃO Importante!!!!!! É evidente que nos incêndios que deixam resíduos como brasas ou calor, deve-se prestar muita atenção no resfriamento, pois do contrário, uma vez extinto o fogo, as brasas remanescentes ou o calor concentrado, reiniciam o incêndio ao entrarem em contato com o comburente fornecido pelo ar.

16 CLASSE A CLASSES DE INCÊNDIO QUEIMA NA SUPERFÍCIE E EM PROFUNDIDADE
QUEIMA DEIXANDO RESÍDUOS

17 CLASSE A

18 QUEIMA SOMENTE NA SUPERFÍCIE E NÃO QUEIMA EM PROFUNDIDADE
CLASSES DE INCÊNDIO CLASSE B QUEIMA SOMENTE NA SUPERFÍCIE E NÃO QUEIMA EM PROFUNDIDADE

19 CLASSE B

20 É O INCÊNCIO QUE OCORRE EM MATERIAL ELÉTRICO ENERGIZADO
CLASSES DE INCÊNDIO CLASSE C É O INCÊNCIO QUE OCORRE EM MATERIAL ELÉTRICO ENERGIZADO

21 CLASSE C

22 É O INCÊNCIO QUE OCORRE EM MATERIAL PIROFÓRICOS
CLASSES DE INCÊNDIO CLASSE D É O INCÊNCIO QUE OCORRE EM MATERIAL PIROFÓRICOS É caracterizado pela queima em altas temperaturas e por reagir com agentes extintores comuns (principalmente os que contenham água).

23 CLASSE D

24 É O INCÊNCIO QUE OCORRE EM
CLASSES DE INCÊNDIO CLASSE K É O INCÊNCIO QUE OCORRE EM OLEOS E GORDURAS

25 TIPOS DE EXTINTORES CO2 ÁGUA PQS

26 EXTINTOR DE ÁGUA ÁGUA APAGA POR RESFRIAMENTO, CONTRA – INDICADO
PARA AS CLASSES B e C. ÁGUA INCÊNDIO CLASSE A SIM INCÊNDIO CLASSE B NÃO INCÊNDIO CLASSE C NÃO INCÊNDIO CLASSE D NÃO

27 EXTINTOR DE GÁS CARBÔNICO
APAGA POR RESFRIAMENTO E ABAFAMENTO, NÃO POSSUI CONTRA INDICAÇÃO CO2 INCÊNDIO CLASSE A NÃO INCÊNDIO CLASSE B SIM INCÊNDIO CLASSE C SIM INCÊNDIO CLASSE D NÃO

28 EXTINTOR DE PÓ QUÍMICO SECO
APAGA POR ABAFAMENTO, NÃO POSSUI CONTRA INDICAÇÃO PQS INCÊNDIO CLASSE A NÃO INCÊNDIO CLASSE B SIM INCÊNDIO CLASSE C SIM INCÊNDIO CLASSE D NÃO

29 Usados em principio de incêndio em óleo e gordura em cozinhas.
EXTINTOR CLASSE K Extintor portátil com 06 litros de solução aquosa de Acetato de Potássio. Fabricado em aço inoxidável polido e rotulação adesiva. Usados em principio de incêndio em óleo e gordura em cozinhas.

30 EXTINTOR CLASSE K Os extintores de agente úmido Classe K, contém uma solução especial de Acetato de Potássio, diluída em água, que quando acionado, é descarregada com um jato tipo neblina (pulverização) como em um sistema fixo. O fogo é extinto por resfriamento e pelo efeito asfixiante da espuma (saponificação).

31

32

33

34

35

36

37 Combate com água pelo interior
Na área do incêndio deve baixar-se de forma que o calor, fumaça e gases da combustão fiquem acima da sua cabeça; Perigo

38 Combate com água pelo interior
Quando tiver que abrir a porta de um compartimento em que suspeite ou tenha a confirmação de incêndio no seu interior, nunca se ponha em frente da mesma.

39 SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA
ALERTA 4141 – Portaria 4175 – SESMT 4170 – Ambulatório Ou pelos alarmes de emergência distribuídos por todo o estabelecimento. BRIGADA DE EMERGÊNCIA Será acionada para o local do sinistro pelo sistema: Alarme de emergência – acionado no local mais próximo da ocorrência, basta o brigadista verificar em um display localizado Do lado do alarme, dai o brigadista saberá a localização do sinistro.

40 SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA
PROCEDIMENTO DE ATUAÇÃO Corte de energia Em caso de incêndio, onde seja necessária a intervenção com hidrante, os disjuntores dos quadros de distribuição elétrica da área sinistrada deverão ser desligados. Neste caso deverá ser acionada a equipe de Manutenção Elétrica, para realização do corte de energia local ou geral.

41 OBRIGADO Napoleão Silva Técnico de Segurança do trabalho


Carregar ppt "SANTANA TEXTILES 2013 TREINAMENTO DE BRIGADA DE INCÊNDIO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google