A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTÉTICA, MEMÓRIA E IDEOLOGIA FOTOGRÁFICA Profª Maura Bezerra.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTÉTICA, MEMÓRIA E IDEOLOGIA FOTOGRÁFICA Profª Maura Bezerra."— Transcrição da apresentação:

1 ESTÉTICA, MEMÓRIA E IDEOLOGIA FOTOGRÁFICA Profª Maura Bezerra

2 IMAGEM FOTOGRÁFICA Usada por diferentes ideologias como instrumento de: Veiculação das ideias; Formação e manipulação da opinião pública (larga utilização para a veiculação da propaganda política, dos preconceitos raciais e religiosos, entre outros).

3

4 IMAGEM FOTOGRÁFICA As imagens fotográficas, quando bem exploradas, são importantes para a reconstituição histórica, embora exista historiadores que ainda se equivocam no emprego dessas em suas investigações dando ênfase apenas ao plano iconográfico, sem perceber a ambiguidade das informações contidas nas representações fotográficas;

5 Q IMAGEM FOTOGRÁFICA Tais imagens possuem peculiaridades estéticas, e ao mesmo tempo não se esgotam em si mesmas, mas são o ponto de partida para tentar desvendar o passado; Mostram um fragmento selecionado da aparência das coisas, das pessoas, dos fatos, tal como foram (estética/ideologicamente) congelados num dado momento de sua existência.

6 IMAGEM FOTOGRÁFICA Seu potencial informativo poderá ser alcançado na medida em que esses fragmentos forem contextualizados na trama histórica em seus múltiplos desdobramentos (sociais, políticos, econômicos, religiosos, artísticos, culturais enfim). Cabe aos especialistas no estudo das imagens a tarefa da desmontagem de construções ideológicas materializadas em testemunhos fotográficos;

7 O QUE VOCÊ CONSEGUE EXTRAIR DESSA FOTOGRAFIA?

8 IMAGEM FOTOGRÁFICA Essa imagem é do fotógrafo Walker Evans um grande crítico da sociedade americana e, contratado pelo governo dos EUA, para documentar os resultados de um programa de redução de pobreza no interior do país. Na época, os EUA acabavam de sair da Grande Depressão, que estourou em 1929. O presidente Franklin Roosevelt, queria que Evans registrasse os resultados (que ele imaginava positivos) das obras de sua política New Deal, que visava tirar o país da ruína econômica.

9 Evans foi à campo, e o resultado das imagens ficou longe do que Roosevelt esperava. Através da fotografia direta, característica primordial do cubismo, o fotógrafo evidenciou a tristeza e a miséria dos moradores dos estados do Sul americano (o sul, escravagista e perdedor da guerra de Secessão dos EUA, demorou um pouco mais para se se desenvolver do que os estados do norte). As imagens tornaram clara a toda a devastação moral e econômica que estava passando aquele país.

10 A mulher na fotografia é Allie Mae Burroughs, esta imagem é o símbolo maior da obra de Evans, é repleta de elementos que escondem outros significados. O meio sorriso, com a boca fechada, por exemplo, parece evidenciar que a mulher possuía dentes dos quais não se orgulhava. Os olhos marcados, parecem que foram obrigados a enxergar, de forma direta, a luz dura do interior americano por muitas vezes. É evidente que ela não é feliz, é evidente que é miserável. Nada mais precisa ser dito.

11 PODEMOS CONCLUIR QUE: Logo que olhamos para esta fotografia conseguimos tirar algumas conclusões mesmo sem conhecer o contexto histórico dela, mas a partir do momento que tomamos conhecimento do tempo ao qual a imagem fotográfica pertence, passamos a compreender com mais profundidade a verdadeira intenção do autor desta imagem.

12 FOTO DE WALKER EVANS

13 ELEMENTOS CONSTITUTIVOS INCORPORADOS À IMAGEM FOTOGRÁFICA  Kossoy define os elementos constitutivos incorporados à imagem fotográfica como aqueles que tornam possível a fotografia, ou seja, o assunto a ser retratado, a tecnologia utilizada e o próprio fotógrafo. Veja o esquema a baixo: Assunto/Fotógrafo/Tecnologia = Fotografia elementos constitutivos produto final Espaço e Tempo coordenadas de situação

14 Elementos constitutivos: assunto = objeto de registro, resulta de uma sucessão de escolhas; tecnologia = viabiliza tecnicamente o registro; fotógrafo = autor que idealiza e elabora a imagem, através de um processo cultural, estético e técnico e tem como resultado a imagem fotográfica.

15 NA FOTOGRAFIA ESTÃO INCORPORADOS DOIS COMPONENTES: de ordem material  recursos técnicos, ópticos, químicos ou eletrônicos; de ordem imaterial  são os mentais e culturais. Motivação interior e exterior, pessoal ou profissional, para a criação da fotografia, quando o fotógrafo seleciona o assunto em função de uma finalidade/intencionalidade. A motivação vai influir na concepção e construção da imagem final.

16 ETAPAS INERENTES AO FAZER FOTOGRÁFICO: seleção do próprio assunto; seleção de equipamentos: câmara, objetivas, filtros, etc.; seleção do quadro ou enquadramento do assunto (composição) - organização visual dos elementos constantes do assunto no visor da câmara, considerando a luz, o efeito plástico; seleção do momento – decisão de apertar o obturador num determinado instante, visando um resultado determinado; seleção de materiais e produtos necessários para o processamento do filme negativo ou positivo – operações do laboratório fotográfico, cópias e ampliações; seleção de possibilidades – produzem determinadas atmosferas na imagem final, realizadas em laboratório.

17 REFERÊNCIAS KOSSOY, Bóris. Realidades e Ficções na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 1999. ________. A imagem fotográfica: Sua trama, suas realidades. Disponível em: http://blogs.band.com.br/portrasdaobjetiva/2011/0 7/11/683/


Carregar ppt "ESTÉTICA, MEMÓRIA E IDEOLOGIA FOTOGRÁFICA Profª Maura Bezerra."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google