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INDEXAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS VISUAIS E AUDIOVISUAIS Félix del Valle Gastaminza.

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1 INDEXAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS VISUAIS E AUDIOVISUAIS Félix del Valle Gastaminza

2 CONSIDERAÇÕES INICIAIS  Documentos que devem ser tratados como objetos que necessitam de uma representação formal que os tornem manipuláveis e sobretudo recuperáveis, através de ferramentas de busca normalizadas.  Advento da Internet como ferramenta auxiliadora.  O principal problema de acesso às imagens é um problema de linguagem, ou melhor, de linguagens. (códigos diversos, visual, verbal, auditivo, audiovisual, etc.).

3 CONSIDERAÇÕES INICIAIS  Um texto nunca irá expressar a imagem de modo integral.  Documento audiovisual é frágil, e com o substituto documentário, preserva o uso do original.  São atributos característicos dos documentos visuais e audiovisuais os seguintes: 1.Atributos biográficos – história do documento. 2.Atributos temáticos – denotação, conotação e contexto de produção. 3.Atributos relacionais – relações das imagens com outros documentos.

4 ATRIBUTOS DOS DOCUMENTOS VISUAIS E AUDIOVISUAIS  Os atributos temáticos separam-se em:  Denotação: o que aparece na imagem (descrição)  Conotação: o que a imagem sugere (interpretação subjetiva)  Contexto de produção

5 ATRIBUTOS DOS DOCUMENTOS VISUAIS E AUDIOVISUAIS  Na denotação ou descrição pergunta-se: QUEM APARECE NA FOTOGRAFIA? QUE SITUAÇÃO OU QUE OBJETOS ESTÃO REPRESENTADOS PELA FOTOGRAFIA? EM QUE LUGAR FOI FILMADO OU FOTOGRAFADO? O QUE REPRESENTA? QUANDO FOI FEITA A FILMAGEM OU A FOTO? COMO? DESCREVER AS AÇÕES...

6 ATRIBUTOS DOS DOCUMENTOS VISUAIS E AUDIOVISUAIS  CONOTAÇÃO – o que a imagem sugere, mas, em muitos casos, não aparece  ASPECTOS RELIGIOSOS  ASPECTOS MÍTICOS  ASPECTOS PSICANALÍTICOS  INCONSCIENTE  IDEOLOGIA

7 ATRIBUTOS DOS DOCUMENTOS VISUAIS E AUDIOVISUAIS  CONTEXTO DE PRODUÇÃO  REVELAR MARCO DE REFERÊNCIA EM QUE ESTÁ SITUADA A IMAGEM. Exemplo: acontecimento de caráter político ou social. A época, o espaço, o tempo, etc.  ELEMENTOS SECUNDÁRIOS: Elementos intangíveis (relações entre pessoas), convenções fotográficas (retrato de família, equipe de futebol), gestos, posturas, expressões faciais, etc.

8 ATRIBUTOS DOS DOCUMENTOS VISUAIS E AUDIOVISUAIS  Atributos relacionais – que podem estabelecer entre a imagem e outros documentos.  Relações por pertencimento a um mesmo conjunto – uma série ou coleção de...  Relações intrínsecas – tem uma origem comum, exemplo, uma foto e o texto correspondente à mesma notícia.  Relações extrínsecas – hipertexto. Ilustrações de um livro infantil e o seu texto. Enciclopédia.

9 RESUMOS  É essencial traduzir imagens em palavras, até para facilitar a entrada de dados nas bases.  O texto produz um efeito tanto linguístico, quanto narrativo.  A palavra pode “dizer” um número de informações que a imagem é incapaz de veicular.  A narração ajuda a contar a história da foto...

10 ANÁLISE DOCUMENTÁRIA DE PROGRAMAS DE TELEVISÃO 1.Segmentar o vídeo hierarquicamente em segmentos, sequências e planos. 2.Descrever a informação completa: título, autor, datas, dados de publicação, formato, duração, etc. 3.Descrever cada segmento (começo, duração e descrição textual). 4.Descrever cada sequência (começo, duração e descrição textual). 5.Descrever cada plano (começo, duração e descrição textual). OBS.: PARA REALIZAR TODAS ESSAS OPERAÇÕES O DOCUMENTALISTA TEM QUE VER O DOCUMENTO COMPLETO AS VEZES MAIS DE UMA VEZ, TOMANDO NOTA E SINTETIZANDO O CONTEÚDO SONORO E VISUAL PARA TRANSFORMÁ-LO EM TEXTO.

11 ANÁLISE DOCUMENTÁRIA AUTOMÁTICA DE DOCUMENTOS AUDIOVISUAIS  Atributos visuais e sonoros  Cor  Forma  Textura  Movimento  Detecção de cenas e planos  Reconhecimento automático de caracteres (sobre a imagem)  Reconhecimento automático de voz e indicação de procedência

12 DOCUMENTOS DIGITAIS VISUAIS E AUDIOVISUAIS  Intercâmbio de sistemas (RDF)  Modelo (estrutura semântica dos dados) – ex: Dublin Core  Formato (linguagem, estruturação sintática) – ex: SGML, XML.

13 DOCUMENTOS DIGITAIS VISUAIS E AUDIOVISUAIS  Estrutura Dublin Core 1.Título 2.Autor ou criador 3.Tema e descritores 4.Descrição (resumo) 5.Editor 6.Outros colaboradores 7.Data

14 DOCUMENTOS DIGITAIS VISUAIS E AUDIOVISUAIS  Estrutura Dublin Core 8. Tipo de recurso * (Voltaremos aqui mais adiante, pra IMAGEM) 9. Formato 10. Identificador do recurso 11. Fonte 12. Língua 13. Relação (Versão x, Baseado em...) 14. Cobertura 15. Direitos

15 DOCUMENTOS DIGITAIS VISUAIS E AUDIOVISUAIS Para o recurso IMAGEM temos: Imagem em movimento, que se divide em:  Animação  Filmes - Filme - Musical - Animação - Documentário - Mudo - Curta metragem - Representação filmada - Performance

16 DOCUMENTOS DIGITAIS VISUAIS E AUDIOVISUAIS Para o recurso IMAGEM temos: Imagem em movimento, que se divide em:  Televisão - Drama - Série - Documentário - Notícia - Atualidades - Performance - Comédia - Infantil - Entrevista

17 DOCUMENTOS DIGITAIS VISUAIS E AUDIOVISUAIS Para o recurso IMAGEM temos: Fotografia - Sequência Cena / Plano / Frame (fotograma ou videograma) / Objeto / Ator / Personagem / Pessoa.


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