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Glossário Autor: Skyup Informática. Atividade - Glossário A atividade glossário permite que o administrador crie páginas de definições, um dicionário.

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1 Glossário Autor: Skyup Informática

2 Atividade - Glossário A atividade glossário permite que o administrador crie páginas de definições, um dicionário de termos ou até mesmo FAQs. Há a possibilidade também de criar um glossário colaborativo, que é aberto aos alunos, sendo mais do que uma simples página de definições, o glossário pode ser usado como uma ferramenta de avaliação, permitindo algumas soluções criativas.

3 Adicionando o Módulo Com o modo de edição ativado dentro de um curso temos a possibilidade de adicionar uma atividade ou um recurso, através dos botões “Adicionar uma atividade ou recurso” Atividades e Recursos são módulos, portanto eles afetam diretamente o conteúdo programático de um curso.

4 Adicionando Atividade – Glossário Ao lado a lista das atividades e dos recursos disponíveis. Ao lado da atividade ou recurso já selecionado, aparecerá uma breve explicação falando sobre o módulo escolhido. Após selecionado, basta clicar em acrescentar para começar as configurações para o glossário

5 Principais campos do Glossário Os campos comuns e obrigatórios como Nome e Descrição estão aqui, os outros campos serão melhores explicados abaixo. Numero de itens mostrados em cada página - Mostra o numero de itens que vão ser mostrados em cada página do glossário. Definir o glossário como global - Apenas os Administradores e usuários com capacidades ilimitadas no site podem configurar um glossário como global. Estes glossários podem ser utilizados em todos os cursos. Tipo de glossário – Permite definir um glossário como tipo principal ou como secundário, permitindo ao administrador exportar itens do secundário para o principal.

6 Principais Campos do Glossário Formato de Visualização - Esta configuração define o modo em que cada item será visualizado no glossário. Há diversos formatos disponíveis, como: Dicionário simples, Continuo sem autor, Completo com autor, Completo sem autor, Enciclopédia, Lista de Itens e FAQ. Mostrar link Especial - A navegação e a pesquisa estão sempre disponíveis em um glossário. é possível definir os seguintes parâmetros: Especial – Habilita ou desabilita o menu de navegação por caracteres especiais tais como @,#, etc. Alfabeto – Habilita ou desabilita o menu de navegação por letras do alfabeto. Todos – Habilita ou desabilita o menu de navegação de todos os itens de uma só vez. Editar Sempre - Esta opção define se os estudantes são autorizados a editar os seus itens a qualquer momento os textos. Você pode selecionar: Sim: Os itens sempre são editáveis. Não: Os itens só são editáveis durante o período definido.

7 Exemplo: Utilizando o Glossário (formato Dicionário) Caminho do Módulo – Aqui é mostrado o caminho onde encontra-se o módulo, esse caminho está presente em todo o ambiente e é uma das principais meios de navegação do Moodle. Descrição do Glossário – Área destinada a descrição do glossário, configurada anteriormente na tela de criação do módulo. Barra de Pesquisas – Barra de pesquisa padrão, com uma checkbox que permite procurar no texto inteiro. Botão de Novo Item – Este botão permite a criação de um novo item no glossário, de acordo com as configurações previamente definidas.

8 Exemplo: Utilizando o Glossário (formato Dicionário) Aba de Pesquisas – Uma sequência de abas que permite ordenar a pesquisa de acordo com sua preferência, seja por ordem alfabética, por autor, por categoria ou mesmo por data de inscrição. Índice Alfabético – Uma barra alfabética que pode aparecer ou não dependendo da sua configuração, e auxilia nas pesquisas dividindo os itens de acordo com a primeira letra do item. Área de Itens – Nesta parte aparecem os itens que já foram incluídos, ordenados de acordo com as abas de pesquisas e o índice alfabético.

9 Exemplo: Utilizando o Glossário (formato Dicionário)

10 Adicionando Novo Item (formato Dicionário) - Geral Conceito – Nome do novo Item. Definição – Descrição/Definição do Item. Outras Palavras que serão linkadas ao mesmo item - Cada item do glossário pode ser associado a uma lista de palavras-chave (ou aliases). Estas palavras-chave podem ser usadas como referências alternativas ao item associado. Anexo – Permite adicionar um arquivo do seu computador ao item do glossário.

11 Adicionando Novo Item (formato Dicionário) - Geral

12 Adicionando Novo Item (formato Dicionário) – Auto-Link Link Automático – Quando esta função está ativada é possível criar links automáticos aos itens do glossário toda vez que o conceito/título aparecer em textos do mesmo curso. Isto inclui mensagens em fóruns, materiais, sumários, etc. Para evitar que sejam criados links em um texto específico é necessário adicionar as tags e antes e depois do texto em questão. Item sensível à distinção entre maiúsculas e minúsculas – Esta opção define se a criação automática de links a estes itens do glossário deve estabelecer uma correspondência exata entre as palavras, considerando as diferenças entre maiúsculas e minúsculas. Criar links apenas a partir de palavras inteiras - Se ativada, esta opção estabelece que os links criados automaticamente devem ser associados apenas a palavras inteiras.

13 Adicionando Novo Item (formato Dicionário) – Auto-Link


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