A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Imagem Linguagem Visual. Considerar a imagem como uma mensagem visual composta de diversos tipos de signos equivale a considerá-la como um discurso e,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Imagem Linguagem Visual. Considerar a imagem como uma mensagem visual composta de diversos tipos de signos equivale a considerá-la como um discurso e,"— Transcrição da apresentação:

1 Imagem Linguagem Visual

2 Considerar a imagem como uma mensagem visual composta de diversos tipos de signos equivale a considerá-la como um discurso e, portanto, como uma ferramenta de expressão e de comunicação.

3

4 Imagem Polissêmica (permite várias interpretações), ambígua Estratificação de sentidos 1º nível - denotativo 2º nível - conotativo Seu sentido é composto de camadas sucessivas de sentidos

5 Toda imagem é portadora de uma dupla mensagem: uma codificada ( conotação ), que remete a um determinado saber cultural e seus significados, e outra não codificada ( denotação ).

6 sentido primeiro - denotação Uma mulher em primeiro plano e um frasco de perfume ao fundo Agora procura-se o sentido segundo - conotação da imagem O que é que isso significa? Requer compreender porções do plano simbólico que correspondem a um conjunto de práticas e técnicas.

7 O segundo sentido apoia-se sobre o primeiro, mas os dois não coexistem pacificamente. Focar um implica desfocar o outro. Segundo Barthes, há um ponto comum para o qual remetem todos os sistemas conotativos: a ideologia. A ideologia é a forma dos significados de conotação Toda a linguagem icônica é resultado de uma estratégia significativa e como tal persuasiva Cada imagem, seja publicitária institucional, educativa, etc., esforça-se por convencer à sua maneira. Ao usarmos determinadas imagens revelamos orientações subjetivas e únicas.

8 Imagem Relações com a linguagem Ancoragem- retira a ambigüidade Revezamento- partes do sentido completo Na linguagem do dia-a-dia usamos as palavras conforme as situações que nos são apresentadas. Por exemplo, quando alguém diz a frase Isso é um castelo de areia, pode atribuir a ela sentido denotativo ou conotativo. Denotativamente, significa construção feita na areia da praia em forma de castelo; conotativamente, ocorrência incerta, sem solidez. Denotação : É o uso do signo em seu sentido real. Conotação : É o uso do signo em sentido figurado, simbólico; refere-se a associações sugeridas pela imagem.

9 Quando a ilustração é uma imagem que acompanha um texto, então, é preciso reconhecer que a ilustração não tem função isoladamente, mas em relação a um texto. Funções das imagens no texto Representativa : quando imita a aparência do ser ao qual se refere; Descritiva: quando detalha essa aparência; Narrativa: quando situa o ser representado em devir, através de transformações (no estado do ser representado) ou ações (por ele realizadas); Simbólica: quando sugere significados sobrepostos ao seu referente, mesmo que arbitrariamente, como é o caso das bandeiras nacionais; Estética: quando enfatiza a forma da mensagem visual, ou seja, sua configuração visual; Lúdica: quando orientada para o jogo, incluindo-se o humor como modalidade de jogo; Conativa: quando orientada para o destinatário, visando influenciar seu comportamento, através de procedimentos persuasivos ou normativos; Pontuação: quando orientada para o texto junto ao qual está inserida, sinalizando seu início, seu fim ou suas partes, nele criando pausas ou destacando alguns de seus elementos.

10 REFERÊNCIAS A relação entre imagem e texto na ilustração de poesia infantil Semiótica na comunicação publicitária: alguns pingos nos is Semiótica: A lógica da Comunicação


Carregar ppt "Imagem Linguagem Visual. Considerar a imagem como uma mensagem visual composta de diversos tipos de signos equivale a considerá-la como um discurso e,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google