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CIÊNCIA E ATIVIDADE CIENTÍFICA: CONCEPÇÕES DE RECÉM- INGRESSOS EM UM CURSO DE LICENCIATURA. Autores: Viviane Barbosa dos Santos - Universidade Federal.

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1 CIÊNCIA E ATIVIDADE CIENTÍFICA: CONCEPÇÕES DE RECÉM- INGRESSOS EM UM CURSO DE LICENCIATURA. Autores: Viviane Barbosa dos Santos - Universidade Federal do Pará, viviane.santos77@hotmail.com Janes Kened Rodrigues dos Santos - Universidade Federal do Pará, kened@ufpa.br RESULTADOS CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS IEMCI/FEMCI METODOLOGIA INTRODUÇÃO Estudos sobre as concepções da natureza do conhecimento cientifico de estudantes e professores mostram que, em geral, as concepções dos professores acerca da ciência influenciam as concepções de seus alunos (LEDERMAN, 2007). Estas, na maioria das vezes, são inadequadas e encontram-se incorporadas ao imaginário científico popular (SONG e KIM, 1999). Neste contexto Cachapuz et al. (2005) salientam que é importante identificarmos tais concepções para superá-las. Contudo o trabalho faz parte de uma pesquisa em andamento, cujo objetivo é identificar as concepções de ciência e atividade científica expressas pelos estudantes de licenciatura ao ingressarem no curso de graduação. O estudo está centrado em uma abordagem quanti-qualitativa. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o Teste de Evocação de Palavras, onde os sujeitos participantes da pesquisa, totalizando 102 licenciandos, escreveram vocábulos ao ouvirem os termos indutores: ciência e atividade científica. Posteriormente, eles fizeram desenhos sobre o que seria a atividade desenvolvida pelos cientistas e, após o agrupamento das informações, foram entrevistados para saber mais sobre suas produções e ideias. Para tratamento das informações do teste, utilizou-se a versão online do software openEvoc (0.8rc1). Para análise dos dados, tomou-se como referência teórica Cachapuz et al. (2005) Aqui será apresentado o resultado referente aos termos indutores utilizados para o teste de evocação de palavras analisados por meio do Open evoc a seguir: Quadro 1: Dados gerados pelo Evoc – Termo indutor: Ciência é ? A partir dos dados obtidos acima, deduz-se que uma possível teia do trabalho realizado pelo cientista está no desenvolver: “estudos” e “experimentos”. Atrelar exclusivamente o trabalho científico ao empirismo e indutivismo, por exemplo, podem produzir uma visão ingênua da ciência uma vez que a mesma não pode ser tomada como um conhecimento pleno nem tão pouco como verdade absoluta, pautando-se somente em observações, por estas serem falhas e reducionista. Os desenho dos sujeitos, com sua posterior explicação, sobre o que é atividade científica corrobora para essa discussão: CACHAPUZ, A. [et. Al.]. A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005. SONG, F.; KIM, K. How Korean students see scientists: the images of the scientist. International Journal of Science Education, v.21, n.9,p.957-977.1999 TEIXEIRA, O. P. B. A visão de Ciências dos professores das séries iniciais do ensino fundamental, a construção do conhecimento e a História das Ciências num curso de educação continuada. In: Anais do I Congresso Luso-Brasileiro de História da Ciência e da Técnica. Universidade de Évora e Aveiro, outubro, p.777-786, 2000. Figura 1 – Desenho realizado pelo licenciados para expressar o que seria a atividade cientifica. Com base nos resultados, identificamos que os sujeitos, em geral, apresentam indícios de visões deformadas de ciência como expõe Cachapuz et al. (2005). Nos desenhos realizados, bem como na explicação sobre eles, observa-se, principalmente, indícios de uma visão de ciência empiro indutivista, ateórica, aproblemática, descontextualizada. Estas visões são consequências da transmissão de conhecimentos descontextualizados, socialmente difundido e aceite, que não fazem menção ao corpus de conhecimento muito menos de suas dificuldades e limitações ao longo de todo processo. Isso corrobora para a construção de uma concepção de ciência acumulativa de crescimento linear que concebe o desenvolvimento científico como um simples processo progressivo, onde este é interpretado de forma simplista, com produções mágicas e pirotécnicas. Levando por sua vez à transmissão de uma visão descontextualizada, individualista, elitista e neutra da ciência, omitindo seus impactos sociopolíticos ambientais. Além de atribuir o trabalho científico a uma minoria de gênios isolados, dotados de inteligência em busca sempre do descobrimento feliz e desinteressado, sem um problema norteador. Apesar de estar com a pesquisa ainda em fase de desenvolvimento, foi possível identificar, nesta primeira etapa, a presença de concepções equivocadas nos sujeitos participantes. Salientamos que pelo fato destes sujeitos participarem de um curso de formação de professores de ciências, torna-se relevante considerar o arcabouço de ideias e visões sobre o mundo e, principalmente, sobre a ciência. Neste sentido, conhecer as ideias iniciais sobre a ciência e a atividade científica apresentadas pelos licenciandos, contribui para realizar intervenções e promover discussões sociais e filosóficas durante todo o curso de graduação; tais ideias são essenciais para que visões estereotipadas possam ser superadas e, dessa forma, contribuir para uma prática pedagógica diferenciada. E esta impulsione a construção do conhecimento cientifico de forma consciente e crítico, considerando que as repercussões que determinadas concepções e visões de mundo influenciam o fazer docente e, consequentemente, o processo de construção de conhecimento. “bom o que acontece é que desenhei o foguete porque eu entendo a Ciência como um estudo[...] Então seria pra representar um estudo cientifico[...] Por que precisa de um grande estudo por trás dessa ação, vários estudos, cálculos[...] posso observar que o estudo é responsável pela produção da Ciência[...] é um estudo para uma descoberta”. Figura 2 – Desenho realizado pelo licenciados para expressar o que seria a atividade cientifica. “Porquê tu sabe, né!? Cientistas é quem faz essas coisas[...]sei pelo meu conhecimento de mundo,[...] a atividade cientifica realiza algum projeto ou descoberta analisada pelo cientista [...]o cientista busca novos conhecimentos.” Agradecimentos: Prof. Dr. Jesus Brabo Coordenador PIBID-IEMCI Termo indutorDescrição estatística para tratamento de dados Núcleo central das associação e frequência representativa Nº total de evocações Por termo indutor CiênciaFrequência >= 8 Ordem de evocação < 2 Estudo (11.63%) Conhecimento (10.85%) 31 28 Atividade científica Frequência >= 2 Ordem de evocação < 2 Experimento (8.54%) Pesquisa (6.1%) Trabalho (2.85%) 27 15 7


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