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ESCRITÓRIO DE PROJETOS: Metodologia de Acompanhamento de Ações de Governo.

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Apresentação em tema: "ESCRITÓRIO DE PROJETOS: Metodologia de Acompanhamento de Ações de Governo."— Transcrição da apresentação:

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2 ESCRITÓRIO DE PROJETOS: Metodologia de Acompanhamento de Ações de Governo

3 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PMV Gestão Compartilhada Foco no Resultado Planejamento Estratégico 2013-2016

4 METODOLOGIA DO PLANEJAMENTO Balanced Scorecard (BSC) = Indicadores Balanceados de Desempenho integradabalanceada Metodologia que permite, a partir de uma visão integrada e balanceada da instituição, descrever a estratégia da organização de forma clara, por meio de objetivos estratégicos em quatro perspectivas.

5 PERSPECTIVAS DO BSC

6 PLANEJAMENTO 2013-2016 MissãoVisãoValoresDiretrizes EstratégicasObjetivos Estratégicos

7 DIRETRIZES ESTRATÉTICAS Desenvolvimento com Sustentabilidade Promover o desenvolvimento sob os pontos de vista ambiental, cultural, social e econômico, voltado ao bem estar coletivo, à geração de oportunidades, ao dinamismo e à sustentabilidade da cidade, compromissado com o equilíbrio planetário e com a qualidade de vida das futuras gerações. Ambiente Social de Paz Promover uma cultura de paz ancorada em um “conjunto de valores, atitudes, comportamentos e modos de vida que rejeitam a violência e previnem os conflitos, atacando suas causas para resolver os problemas através do diálogo e negociação entre indivíduos, grupos e nações” (ONU, 2000).

8 DIRETRIZES ESTRATÉTICAS Gestão Compartilhada, Transparente e Eficiente Garantir uma gestão baseada em valores éticos, com planejamento e políticas integradas e articuladas, métodos e instrumentos eficazes e foco em resultados, assegurando uma efetiva participação da sociedade na construção, execução, monitoramento e avaliação das ações e dos projetos de governo. Equidade e Justiça Social Priorizar a redução das desigualdades, com garantia de direitos e ampliação do acesso aos bens e serviços, oferecendo apoio e oportunidade às pessoas e aos grupos em situação de vulnerabilidade.

9 INVENTÁRIO MUNICIPAL Relação de todas as ações desenvolvidas pelas Secretarias; Análise de pertinência; Análise de sobreposições; Correlação de ações por objetivos comuns; Classificação de projetos e atividades; Criação de programas; Seminário de Alinhamento (Validação); Definição do portfolio.

10 PORTFOLIO MUNICIPAL 20 Programas Estruturantes: Os programas estruturantes são aqueles que possuem capacidade para produzir mudanças significativas na cidade, com atendimento a um maior número de objetivos estratégicos da administração. 13 Programas Prioritários: Os programas prioritários são aqueles que atendem a um menor número de objetivos estratégicos da administração. O portfolio, acompanhado pelo Escritório de Projetos, sofre alterações anuais (no período de revisão do PPA e elaboração de orçamento), de acordo com os resultados obtidos e a demanda da gestão.

11 GERENCIAMENTO DE PROJETOS Escritório de Projetos

12 O Escritório de Projetos é um núcleo de trabalho que integra a a Secretaria de Gestão Estratégica e congrega profissionais com conhecimento em gerenciamento de projetos. ESCRITÓRIO DE PROJETOS - PMO

13 O Escritório de Projetos tem como função aumentar a capacidade de gestão do portfolio, atuando como elo entre os níveis de gestão. ESCRITÓRIO DE PROJETOS - PMO

14 O QUE É GERENCIAMENTO DE PROJETOS?  O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos. GERENCIAMENTO DE PROJETOS

15 QUAL METODOLOGIA A SER APLICADA?  Buscando uma forma de melhorar a gestão por intermédio de boas práticas, metodologias e padrões de gerenciamentos de projetos tendo em vista a grande variedade de opções de padrões e bibliografias existentes, optou-se em adotar a metodologia e padrões do Instituto de Gerenciamento de Projetos (Project Management Institute - PMI).  O PMI é uma das maiores associações para profissionais de gerenciamento de projetos do mundo.  Os padrões para gerenciamento de projetos, programa e de portfolio do PMI são os padrões com mais alto reconhecimento na profissão – e que, cada vez mais, vêm se tornando o modelo para o gerenciamento de projetos em empresas e governos.  Esses padrões são desenvolvidos pelos milhares de voluntários qualificados e atualizados do PMI, com experiência em todos os tipos de projetos, e estabelecem uma linguagem comum para o gerenciamento de projetos em todo o mundo. GERENCIAMENTO DE PROJETOS

16 PMBOK O Guia PMBOK® é o padrão para gerenciar a maioria dos projetos, na maior parte das vezes em vários tipos de setores. Descreve os processos, ferramentas e técnicas de gerenciamento de projetos usados até a obtenção de um resultado bem-sucedido. Esse padrão é exclusivo ao campo de gerenciamento de projetos e tem relacionamento com outras disciplinas de gerenciamento de projetos, como gerenciamento de programas e gerenciamento de portfolios. O gerenciamento de projetos é realizado através da aplicação e integração apropriadas de 47 processos, agrupados logicamente em 10 áreas de conhecimentos, abrangendo 5 grupos de processos. GERENCIAMENTO DE PROJETOS

17 GRUPOS DE PROCESSOS Iniciação – Consiste na definição de um novo projeto ou uma nova fase de projeto existente, com a obtenção de autorização para seu início. Planejamento – São delineados os planos que serão utilizados para cumprir os propósitos do projeto. Encerramento – Término formal e ordenado do projeto. Reúne e armazena todas as informações para referências futuras. Execução – Compreende a concretização do projeto. Assegura que a execução aconteça em sincronia com os objetivos visados. Monitoramento e Controle – Responsável pela medição e monitoramento regular do progresso do projeto, permitindo a tomada de ações corretivas, quando necessário para atender os objetivos do projeto. GERENCIAMENTO DE PROJETOS

18 ÁREAS DE CONHECIMENTO Os processos de cada grupo de processos também podem ser agrupados por áreas de conhecimento. As áreas de conhecimento agrupam processos a partir das suas características comuns e os grupos de processos do gerenciamento de projetos apresentam mais ou menos a ordem em que os processos devem ser executados. GERENCIAMENTO DE PROJETOS

19 SISTEMA INFORMATIZADO - PPAWEB O acompanhamento dos programas e projetos é realizado pelos supervisores do Escritório de Projetos, por meio do sistema informatizado (PPAWeb). O sistema é alimentado pelos gerentes de projetos e monitorado pelos gerentes de programa. INTRANET http://portalti.pmv.local/ Portal de Gestão INTERNET http://sistemas7.vitoria.es.gov.br/Gerencial/PPAWeb/Default.aspx

20 ESTRUTURA DO ESCRITÓRIO DE PROJETOS Escritório de Projetos Supervisão 1 Gerente de Programa X Gerente de Projeto A Gerente de Projeto B Gerente de Projeto C Gerente de Programa Y Gerente de Projeto D Gerente de Projeto E Supervisão 2

21 NÍVEL OPERACIONAL 1. Reuniões técnicas Segundas-feiras - Gerentes de Programas e de Projetos. - Discussão técnica do programa e seus projetos. - Nivelamento das informações entre os gerentes de projeto e programa, a fim de identificar os principais resultados e desafios. NÍVEL TÁTICO 1. Reuniões de Acompanhamento Terças-feiras – Escritório de Projetos e Gerentes de Programas. - Repasse para a gestão dos principais resultados e desafios. - Orientação para superação de entraves em nível tático. 2. Reuniões de Alinhamento Quartas-feiras – Escritório de Projetos com SEGES/GAB. - Alinhamento das informações dos programas por diretriz. - Orientação em nível estratégico. - Elaboração de pauta para os Comitês por Diretriz. MODELO DE GESTÃO

22 NÍVEL ESTRATÉGICO 1. Comitês por Diretriz Segundas-feiras - Secretários por diretriz, Escritório de Projetos e Gerentes de Programa/Projeto. - Discussão em nível estratégico dos principais resultados e desafios dos programas, por diretriz. - Deliberações e encaminhamentos envolvendo várias secretarias. 2. Conselhos Estratégicos Sextas-feiras – Prefeito, Secretários e Escritório de Projetos. - Apresentação de principais resultados. - Discussão de desafios que não foram superados em reuniões anteriores. - Decisões de gestão. 3. Conselhos Estratégicos Ampliados Trimestralmente – Prefeito, Secretários, Subsecretários, Escritório de Projetos, Gerentes de Programas e de Projetos. - Socialização das principais ações desenvolvidas nos programas e projetos. MODELO DE GESTÃO

23 CEA Conselhos Estratégicos Comitês por Diretriz Reuniões de Alinhamento por Diretriz Reuniões de Acompanhamento por Diretriz Reuniões Técnicas FLUXO DECISÓRIO ESCALA DE PROBLEMAS

24 OBRIGADA! Bianca Assis Ribeiro de Sousa Loureiro Secretária de Gestão Estratégica (27) 3382-6083 / (27) 98818-4532 barsousa@vitoria.es.gov.br


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