Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouThomaz Dias Corte-Real Alterado mais de 8 anos atrás
1
Belo Horizonte, uma Cidade Cada vez Melhor !
3
População por Região Administrativa de Belo Horizonte
4
Principais equipamentos
5
PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE Estrutura Organizacional
6
SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE MODERNIZAÇÃO
8
É a forma pela qual as diversas atividades são divididas, organizadas e coordenadas. Por meio da estrutura organizacional são estabelecidas: Relações de autoridade e responsabilidade; Atribuições e competências de cada unidade. Estrutura Organizacional
9
ADMINISTRAÇÃO DIRETA Órgãos públicos gerenciados diretamente pelo poder Executivo Municipal. ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL 1° NÍVEL: 26 SECRETARIAS MUNICIPAIS OU ÓRGÃOS CORRELATOS 2° NÍVEL: 45 SECRETARIAS MUNICIPAIS ADJUNTAS OU ÓRGÃOSCORRELATOS 3° NÍVEL: GERÊNCIAS DE NÍVEL I, II, III, IV OU CORRELATAS
10
ADMINISTRAÇÃO INDIRETA Órgãos e entidades vinculadas à Prefeitura de Belo Horizonte: Fundações Públicas: Fundação Municipal de Cultura, Fundação de Parques Municipais e Fundação Zoo-Botânica; Autarquias: SLU, SUDECAP e HOB; Sociedade de Economia Mista: BELOTUR, PRODABEL, URBEL e BHTRANS ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL
11
SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA ( COORDENAÇÃO TEMÁTICA) DEFINIÇÃO, NORMATIZAÇÃO E MONITORAMENTO DE PLANOS E PROGRAMAS. INSTÂNCIA CENTRAL (ADMINISTRAÇÃO DIRETA E INDIRETA) INSTÂNCIA REGIONAL UNIDADES ADMINISTRATIVAS (GERÊNCIAS) EXECUÇÃO DE PROGRAMAS E AÇÕES. SECRETARIA MUNICIPAL OU EQUIVALENTE COORDENAÇÃO DE POLÍTICAS E AÇÕES ESTRATÉGICAS. SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO REGIONAL COORDENAÇÃO REGIONAL DOS PLANOS E PROGRAMAS. UNIDADES ADMINISTRATIVAS (GERÊNCIAS E EQUIPAMENTOS) EXECUÇÃO DE PROGRAMAS E AÇÕES.
12
ALTERAÇÃO NA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL- ADMINISTRAÇÃO DIRETA 1° E 2° NÍVEIS Por meio de lei elaborada pelo Executivo e aprovada pelo Legislativo - Câmara Municipal de Belo Horizonte. 3º NÍVEL Por meio de decreto elaborado pelo Executivo. As leis e decretos são publicados no Diário Oficial do Município – DOM http://www.pbh.gov.br/dom Os organogramas atualizados, legislação e demais informações referentes a estrutura organizacional da PBH, encontram-se disponíveis no endereço: http://www.pbh.gov.br Link: Estrutura Organizacional (Sistema de informações Organizacionais do Município - SIOM) Estrutura Organizacional
13
SIOM Sistema de Informações Organizacionais do Município de Belo Horizonte Sistema oficial de gestão da estrutura organizacional instituído pelo Decreto 13.984, de 27.05.2010. SMAM: Órgão responsável por sua gestão Estrutura Organizacional
14
Portal da PBH (www.pbh.gov.br) Estrutura Organizacional
17
Estrutura Organizacional do século XXI
18
Reflexões QUAL É A IMAGEM QUE AS PESSOAS TÊM DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ? 1 1
19
INSERIR IMAGENS DE SERVIÇOS PÚBLICOS INEFICIENTES
20
QUAL A IMAGEM QUE O ADMINISTRADOR PÚBLICO QUER QUE O CIDADÃO TENHA DO SEU GOVERNO ?
22
Por Que? 2 2 PORQUE ESSE COMPORTAMENTO REFLETE OS ANSEIOS DA POPULAÇÃO. Eficiente Imparcial Transparente Confiável Justa
23
Não existe um modelo ideal de estrutura organizacional. A estrutura organizacional: deve estar alinhada aos objetivos estratégicos da organização; deve ser orientada para os resultados da organização, servindo de ponte entre a estratégia e os processos que a implementam; deve ser adequada ao tamanho e complexidade da organização IMPORTANTE: o foco no cidadão; a melhoria dos processos organizacionais e serviços; a redução de custos, a eliminação de retrabalhos e de atrasos e a redução da burocracia; devem ser os estímulos constantes para a revisão das estruturas organizacionais de qualquer empresa. Estrutura Organizacional do século XXI
24
COMPROMISSO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA COMPROMISSO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Prestar serviços públicos de modo a promover o direito, o bem estar e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, por meio de uma gestão eficiente.
25
Obrigada! Lídia Vasconcellos Secretária Municipal Adjunta de Modernização
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.