A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Educação Ambiental e a Escola como Espaço Educador Sustentável

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Educação Ambiental e a Escola como Espaço Educador Sustentável"— Transcrição da apresentação:

1 A Educação Ambiental e a Escola como Espaço Educador Sustentável
José Constantino Sommer Professor e Educador Ambiental

2 A ESCOLA SUSTENTÁVEL Histórico da Educação Ambiental
1972: Conferência de Estocolmo – educar o cidadão. 1975: Carta de Belgrado – princípios e orientações. 1977: I Congresso Internacional de EA em Tibilisi, Geórgia – relatos dos países. 1981: PNMA – EA em todos os níveis de ensino.

3 A ESCOLA SUSTENTÁVEL 1987: II Congresso Internacional de EA em Moscou – vinculação do tema ambiental a outros temas emergentes. 1988: Constituição Federal, art.225, & 1°, inciso IV – promover a EA na Educação. 1989: Relatório Brundtland – ênfase à EA. 1992: Eco-92 – EA e desenvolvimento. 2002: Conferência de Joanesburgo –reforço à EA. No Brasil diversos encontros ocorreram desde a década de 1980.

4 A ESCOLA SUSTENTÁVEL Legislação específica de educação ambiental
A Política Nacional de Educação Ambiental (LF 9795/99 e Decreto 4281/02). A Política Estadual de Educação Ambiental (LE 13558/05). A Política Municipal de Educação Ambiental (LC 404/03 – revogada e Código Municipal de Meio Ambiente – LC 747/10).

5 A ESCOLA SUSTENTÁVEL Instituições e programas em EA
Federais: Órgão Gestor da PNEA (DEA/MMA e COEA/MEC), Comitê Assessor do Órgão Gestor e Câmara Técnica de EA do Conama. Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA).

6 A ESCOLA SUSTENTÁVEL Estaduais: Gerência de Planejamento e Educação Ambiental/DSMA/SDS, Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA-SC)e Câmara Técnica de EA do Consema. Programa Estadual de Educação Ambiental (ProEEA). Municipais:Diretoria de Educação Ambiental/FAEMA e CIEA Municipal (previsto).

7 A ESCOLA SUSTENTÁVEL Fundamentos da educação ambiental
A educação ambiental precisa atuar de forma transversal, isto é perpassando todas as áreas do conhecimento e atingir indistintamente todos os públicos, visando à sustentabilidade em seus diferentes níveis.

8 A ESCOLA SUSTENTÁVEL A dimensão social deve ser incorporada pela educação, em função da indissociabilidade entre natureza e ser humano. Os problemas ambientais e sociais têm a mesma raiz. Assim, fala-se em socioambientalismo, como paradigma moderno.

9 A ESCOLA SUSTENTÁVEL Temas como qualidade de vida humana, mais especificamente saúde e alimentação, têm sido cada vez mais abordados pela educação ambiental, pela interface que apresentam com a temática ambiental.

10 A ESCOLA SUSTENTÁVEL A educação ambiental não formal, aquela externa ao ambiente escolar, deve priorizar a formação de educadores, os processos ligados à preservação e conservação, o consumo, a economia, a gestão, a difusão (educomunicação) e o conhecimento.

11 A ESCOLA SUSTENTÁVEL Um novo (nem tanto) problema se impõe à educação ambiental: lidar com o desconhecimento sobre como compatibilizar o desenvolvimento humano e as necessidades das outras espécies.

12

13 A ESCOLA SUSTENTÁVEL Mais do que tecnologias novas e eficientes, precisaremos de uma nova humanidade (nem tão nova), que construa o paradigma necessário ao equilíbrio. É um olhar para o futuro (tecnologias) e outro para o passado (humanidade). A educação ambiental deve atuar nos dois.

14

15 A ESCOLA SUSTENTÁVEL Mas, e na escola?
Não há como se pensar em uma escola sustentável do ponto de vista socioambiental sem uma mudança de paradigma na própria escola mas, principalmente, em cada pessoa que compõe a comunidade escolar. Não haverá uma escola “nova” com cabeças “velhas”.

16 A ESCOLA SUSTENTÁVEL Por isso, é necessário um amplo programa de educação ambiental, menos para apoiar os projetos que irão ser desenvolvidos e mais para promover a mudança comportamental das pessoas num sentido mais amplo (consumo, ética,...).

17 + A ESCOLA SUSTENTÁVEL É necessária uma perspectiva de:
GESTÃO EDUCAÇÃO Mas, acima de tudo, social e ambiental = SOCIOAMBIENTAL

18 A ESCOLA SUSTENTÁVEL DESAFIOS Comportamento consumista.
Falta de uma visão sistêmica sobre os problemas sociais e ambientais e até mesmo educacionais. Ensino tradicionalista. Falta de democracia.

19 A ESCOLA SUSTENTÁVEL Falta de motivação e envolvimento de todos (interdisciplinaridade). Espaço físico inapropriado. Estrutura escolar arcaica. Desconhecimento sobre a potencialidades. Descontinuidade dos projetos.

20 A ESCOLA SUSTENTÁVEL E então, o que é uma escola sustentável?
Podemos começar dizendo que é um espaço educacional de contexto ambiental. Nela a questão está presente em todos os momentos, no espaço físico, nas relações e no fazer pedagógico. Mas, é preciso refletir verdadeiramente sobre como fazê-lo. O caminho é analisar, planejar, implementar e verificar, nos moldes da gestão e da educação ambiental.

21 A ESCOLA SUSTENTÁVEL ética envolvimento compromisso planejamento
conhecimento A ESCOLA SUSTENTÁVEL gerenciamento relacionamento participação criticidade

22 A ESCOLA SUSTENTÁVEL Agora, é hora de se pensar um projeto para a escola: VERDE

23 A ESCOLA SUSTENTÁVEL Divulgar amplamente a ideia (organizar um evento e mural). Definir a equipe gestora democraticamente. Fazer um diagnóstico da escola (e da comunidade). Ver os projetos já existentes (especialmente os pedagógicos), fazer croqui, identificar os atores e as instituições. Fazer uma pesquisa (bem elaborada), envolvendo percepções, expectativas e envolvimento. Realizar o planejamento. Executar, de acordo com o cronograma e as metas.

24 A ESCOLA SUSTENTÁVEL

25 A ESCOLA SUSTENTÁVEL É preciso trabalhar com projetos.

26 A ESCOLA SUSTENTÁVEL

27 A ESCOLA SUSTENTÁVEL

28 A ESCOLA SUSTENTÁVEL

29 A ESCOLA SUSTENTÁVEL

30 A ESCOLA SUSTENTÁVEL

31 A ESCOLA SUSTENTÁVEL

32 A ESCOLA SUSTENTÁVEL


Carregar ppt "A Educação Ambiental e a Escola como Espaço Educador Sustentável"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google