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IMPLANTAÇÃO – NOVOS CURSOS DEPARTAMENTO DE ENSINO – BASILIO FECHINE ABRIL 2016 Basílio Rommel A. Fechine.

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1 IMPLANTAÇÃO – NOVOS CURSOS DEPARTAMENTO DE ENSINO – BASILIO FECHINE ABRIL 2016 Basílio Rommel A. Fechine

2 ETAPAS DE IMPLANTAÇÃO 1ª etapa - Reunião com a comunidade interna. 2ª etapa - Reunião com a comunidade externa – da região. 3ª etapa - Planejamento e aplicação da enquete: consulta aos setores da sociedade em forma de enquete – escolas, indústrias, setores de serviços e outros segmentos da sociedade. 4ª etapa - Audiência Pública. 5ª etapa – Elaboração do Projeto Pedagógico do Curso – PPC* Basílio Rommel A. Fechine

3 5ª etapa – Elaboração do Projeto Pedagógico do Curso – PPC A partir dos cursos definidos na Audiência Pública, deverão ser cumpridas as seguintes etapas: Constituição de uma comissão interna para a elaboração do PPC pretendido pelo campus, observando-se as recomendações da PROEN; Elaboração de parecer pedagógico pela Coordenação Pedagógica do Campus; Realização de uma autoavaliação das condições de funcionamento para o curso, utilizando o Instrumental de avaliação dos cursos (de acordo com a modalidade pretendida), disponível em http://www.ifce.edu.br/ensino/2013-11-20-17- 55- 14.html#instrumental; Orientamos que os Projetos Pedagógicos somente deverão ser submetidos à PROEN após o cumprimento de todas as etapas acima. http://www.ifce.edu.br/ensino/2013-11-20-17- 6ª etapa - Submissão do PPC à PROEN e avaliação in loco. 7ª etapa – Submissão ao CONSUP - Apresentação da Proposta do Curso realizada pelo Coordenador, com o apoio da Gestão do Campus. Basílio Rommel A. Fechine

4 OFERTAS DO IFCE 50% - ENSINO TECNICO (MÉDIO) INTEGRADOS, CONCOMITANTES, SUBSEQUENTES; 20% - LICENCIATURAS; OUTROS 30 % - BACHARELADOS, GRADUAÇÕES TECNOLÓGICAS, ESPECIALIZAÇÕES, MESTRADOS PROFISSIONAIS E DOUTORADOS VOL­TADOS PRINCIPALMENTE PARA A PESQUISA APLICADA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA.

5 CURSOS DO CAMPUS CANINDÉ GRADUAÇÃO LICENCIATURAS: EDUCAÇÃO FÍSICA; MATEMÁTICA EIXO-HOSPITALIDADE E LAZER: GESTÃO DE TURISMO GESTÃO DE EVENTOS (I – S) EIXO-TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: REDE DE COMPUTADORES TELECOMUNICAÇÕES (I –S) PÓS-GRADUAÇÃO: GESTÃO E PLANEJAMENTO EM POLITICAS PUBLICAS EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Basílio Rommel A. Fechine

6 EIXOS TECNOLÓGICOS - IF 1.Ambiente e Saúde 2.Controle e Processos Industriais 3.Desenvolvimento Educacional e Social / Apoio Escolar 4.Gestão e Negócios 5.Informação e Comunicação 6.Infraestrutura 7.Produção Alimentícia 8.Produção Cultural e Design 9.Produção Industrial 10.Recursos Naturais 11.Segurança 12.Turismo, Hospitalidade e Lazer 13.Militar*

7 COMISSÃO EXTERNA MEMBROS A DECIDIR Basílio Rommel A. Fechine

8 DEFESA DO CURSO CAMPO CONCEITUAL DO CURSO: Segundo Vergnaud (1998) é um conjunto informal e heterogêneo de problemas, soluções, situações, conceitos, relações, estruturas, conteúdos e operações de pensamento, conectados uns aos outros. CAMPO OPERACIONAL DO CURSO: Condições e recursos indispensáveis ao funcionamento do curso. Apresentando condições já existentes ou, as necessárias para a implantação de uma ideia (JACK WELCH, 2000). No nosso caso, um curso. Basílio Rommel A. Fechine

9 DEFESA DO CURSO (ANÁLISE CONCEITUAL) A concepção, finalidades e objetivos do curso; O objeto de estudo do curso; a vocação; as áreas de formação e aprofundamento; principais vertentes constituintes; Contexto Educacional do Curso; A articulação da formação do curso com outras áreas do conhecimento; O perfil do egresso nas dimensões formativa e educativa (especificação das habilidades gerais, específicas, intelectuais e técnicas desejadas e as competências que serão adquiridas/desenvolvidas pelo aluno durante o curso) - Titulação a ser conferida ao formando; Basílio Rommel A. Fechine

10 Definição de conteúdos; Cronograma de desenvolvimento e implantação do projeto ; Ano / semestre proposto para início da vigência do curso; O número de vagas anuais / entrada; O turno de funcionamento do curso; Espaço físico para atividades pedagógicas e administrativas: disponibilidade atual, necessidades de construção ou ampliação do espaço, com orçamento e prazo previsto para o uso; aquisição de mobiliário, material ou equipamentos, com especificação e orçamento *; Acervo bibliográfico: disponibilidade e necessidade de aquisição de novos títulos;* Corpo docente: perfil da capacidade instalada e necessidades de contratação *; Corpo técnico-administrativo: disponibilidade, demanda, e necessidades de contratação *. DEFESA DO CURSO (ANÁLISE OPERACIONAL) Basílio Rommel A. Fechine

11 SUGESTÕES DO DEP.ENSINO OBJETIVO DO CURSO: SUGESTÃO DO DEP.ENSINO - Estabelecer uma relação entre os objetivos do curso com os compromissos institucionais de formação tecnológica e humana, bem como as demandas do setor produtivo da região EVIDENCIAR : A Importância, necessidade e propriedade da criação do curso e sua inserção na realidade institucional, regional e nacional. Basílio Rommel A. Fechine

12 CONTEXTO EDUCACIONAL DO CURSO: SUGESTÃO DO ENSINO : Estabelecer uma relação entre o contexto educacional do curso, desenvolvimento econômico, demanda do setor produtivo da região, população do ensino médio e técnico local, com a política institucional de expansão para a área tecnológica. EVIDENCIAR: Os aspectos sociais, econômicos e culturais ; SUGESTÕES DO DEP.ENSINO Basílio Rommel A. Fechine

13 PERFIL DO /EGRESSO SUGESTÃO DO ENSINO: Estabelecer o perfil das competências profissionais tecnológicas dos alunos formados no curso. EVIDENCIAR: O mercado de trabalho e o espaço potencial para o profissional formado; A Importância da inserção, ante os novos contornos de aplicação do conhecimento, do novo perfil profissional no mercado de trabalho (caso o curso esteja propondo um profissional com um novo ou um perfil diferente dos já existentes); SUGESTÕES DO DEP.ENSINO Basílio Rommel A. Fechine

14 É VITAL que a DEFESA para a implantação de NOVOS CURSOS permita às instâncias de apreciação na AUDIÊNCIA PÚBLICA, uma avaliação completa, clara e objetiva tanto da proposta em si, quanto da sua pertinência, relevância, propriedade e adequação aos aspectos legais, objetivos e preceitos institucionais do IFCE e da sua VOCAÇÃO REGIONAL que o abriga, assim, como das condições já existentes e das necessárias para viabilizar a implementação do novo curso. FINALIZANDO Basílio Rommel A. Fechine

15 FONTE: BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. A investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994. MORAN, J. M. Ensino e Aprendizagem inovadores com tecnologias - http://www.eca.usp.br/ prof/moran; SINAES - http://portal.inep.gov.br/superior-condicoesdeensino- manuais;http://portal.inep.gov.br/superior-condicoesdeensino- manuais SEED/MEC. Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia - http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/catalogo_coletiva.pdf http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/catalogo_coletiva.pdf VERGNAUD, G. Teoria dos campos conceituais. In NASSER, L. (Ed.) Anais do 1º Seminário Internacional de Educação Matemática do Rio de Janeiro. p. 1-26. 1993


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