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Android – uma visão informal José Antonio Borges - 2014 Inst. Tércio Pacitti da UFRJ.

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1 Android – uma visão informal José Antonio Borges - 2014 Inst. Tércio Pacitti da UFRJ

2 O Android é um sistema operacional baseado no kernel do Linux, destinado originalmente a dispositivos móveis. Dá suporte a muitos dispositivos Biblioteca de interface de usuário rica, suporta gráficos 2-D e 3-D usando os OpenGL ES (OpenGL) Dá acesso ao sistema de arquivos do Linux Vem com banco de dados SQLite embutido. Grande suporte a dispositivos de hardware (GPS, sensores, acelerômetro, áudio/vídeo, etc.) Teoricamente, código aberto

3 No Android a reutilização de outros componentes de aplicação é um conceito muito comum, conhecido como task (tarefa). Um aplicativo pode acessar outros componentes do Android para realizar uma tarefa, mesmo se este componente não fizer parte desta aplicação.

4 Programação em Java – Mas as bibliotecas são totalmente diferentes do padrão de Java Classes em Java são compiladas para dex (Dalvik Virtual Machine)  não é Java bytecode – Just in time compiler on Dalvik – Android RunTime (ART)  tendência

5 Classificação geral dos programas: Applications (interativas, visuais, em tempo real) Services (tarefas longas, não visuais, em background) Broadcast receivers (Registrados no Android para atender a mensagens do sistema e pedidos das aplicações  intents) Content providers (usados para organizar, armazenar e compartilhar dados entre aplicações)

6 O kernel do Linux, as bibliotecas e o runtime são encapsuladas na estrutura do aplicativo. O desenvolvedor do aplicativo Android normalmente trabalha com as duas camadas de cima para criar novos aplicativos Android. Estrutura conceitual do Android

7 Framework: altamente burocratizado, acessado através de “gerentes” AccessibilityManager AccountManager AlarmManager AppWidgetManager AudioManager BackupManager BatteryManager FragmentManager GlowManager InputMethodManager KeyguardManager LoaderManager LocationManager NotificationManager PackageManager PowerManager PreferenceManager RingtoneManager SearchManager SensorManager ServiceManager SupportFragmentManager SyncManager TelephonyManager WaveManager WindowManager Quase tudo tem que ser requisitado através destes gerentes, solicitados em tempo de execução.

8 A programação não é tão simples... Telefones fazem muitas coisas ao mesmo tempo, e elas não se podem interferir, por exemplo... Programa tem que se preocupar com o estado do telefone: – p.ex.: parar de executar quando a tela está desligada ou se alguma chamada telefônica em curso. – Android provê callbacks para que se saiba quando ocorrem mudanças de estado  ciclo de vida. Proteção é pequena quanto ao monopólio da CPU. – Os programas têm que ser “bem educados”. – Usar um pouquinho e retornar. – Tarefas grandes: threads em background

9 Proteção: Os aplicativos do Android são isolados de outros aplicativos em execução. Se os dados precisarem ser compartilhados, o aplicativo deve fazer isso de forma explícita através de um componente Android que trata da partilha dos dados: um serviço ou de um provedor de conteúdo. Permissões são tratadas com cuidado: Programas indicam explicitamente o que vão usar ou atender  AndroidManifest.xml O Android pode deixar automaticamente ou pode pedir autorização ao usuário.

10 Ferramentas de desenvolvimento Android SDK Inclui emuladores Android NDK Android debug bridge (adb) Android Developer Tools (Eclipse) – and Android Studio (Google)

11 http://developer.android.com/sdk/index.html Ambiente de desenvolvimento gratuito, pré-configurado Eclipse + ADT plugin Android SDK Tools Plataforma Android-tools A plataforma Android mais recente A imagem do sistema mais recente do Android para o emulador Instalação Stand-alone do ADT (CD distribuído) Extraia o arquivo zip e inicie o Android Developer Tools (Eclipse), que está localizados na pasta eclipse. Clique duplo em eclipse.exe ou crie atalho no desktop

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15 Usando o Assistente (wizard) para criar um projeto File → New → Other... → Android → Android Application Project

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19 Interface com o usuário Activity  base da interface com o usuário Views  componentes visuais LayoutManager  calcula a posição das Views A partir do 4.0, as Views são colocadas em fragmentos (sub-janelas da activity) para permitir reconfiguração mais fácil de telas.

20 Organização do fonte Mais importantes para conhecer logo.

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22 Layout

23 Código Java (no estilo antigo, sem fragmentos)

24 AndroidManifest.xml

25 Para debugs e informação Log.d (“tag”, “informação”); ou Log.i, Log.e, Log.w Mensagens popup simples Toast.makeText(this, “Oi mamãe”, Toast.LENGTH_LONG).show(); (*) Toast precisa do contexto da aplicação: this

26 Referências de hoje vogella.com/tutorials/Android/article.html developer.android.com/sdk


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