A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lição 5 Pr. Luiz Ferreira Pedroso As novas tendências evangélicas e seu enfrentamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lição 5 Pr. Luiz Ferreira Pedroso As novas tendências evangélicas e seu enfrentamento."— Transcrição da apresentação:

1 Lição 5 Pr. Luiz Ferreira Pedroso As novas tendências evangélicas e seu enfrentamento

2 Texto Áureo Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos. 2 Timóteo 4.3

3 OBJETIVOS DA LIÇÃO Conhecer: As novas tendências de práticas ministeriais entre os evangélicos.Perceber: Que podemos mudar, renovar conceitos sem perder a essência de nossa história e doutrina.Praticar: Incentivar a classe a pesquisar sobre o assunto mais aprofundadamente.

4 Texto Bíblico Inspirativo Judas 1.3,4 Gálatas 1.9

5 Judas 1.3,4 Amados, embora estivesse muito ansioso por lhes escrever acerca da salvação que compartilhamos, senti que era necessário escrever-lhes insistindo que batalhassem pela fé uma vez por todas confiada aos santos. Pois certos homens, cuja condenação já estava sentenciada há muito tempo, infiltraram-se dissimuladamente no meio de vocês. Estes são ímpios, e transformam a graça de nosso Deus em libertinagem e negam Jesus Cristo, nosso único Soberano e Senhor.

6 Gálatas 1.9 Como já dissemos, agora repito: Se alguém lhes anuncia um evangelho diferente daquele que já receberam, que seja amaldiçoado!

7 INTRODUÇÃO A Igreja vive dentro de uma diversidade de métodos e sistemas para atender a todos os tipos de pessoas, de tal maneira que as mensagens são mais para suprir os sentimentos e as necessidades, do que para apresentar o impacto da verdade que liberta do pecado. “Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos” (2 Timóteo 4.3)

8 INTRODUÇÃO Quando a verdade é aplicada, logo se percebe a reação do verdadeiro crente, porque aquele que vive o evangelho sem compromisso de transformação, rapidamente ignora os conselhos de Deus e por isso exclui as mensagens de exortação e corretivas.

9 INTRODUÇÃO Hoje, o que a mídia mostra a todos, é um modismo religioso. Enfim, há muita coisa que não tem nada a ver com o Evangelho do Senhor Jesus. No entanto, precisamos separar o que a Palavra de Deus tem para cada um de nós, como pessoa e como igreja do Senhor Jesus na face da terra.

10 1 - A TENDÊNCIA DE GANHAR DINHEIRO Crescimento a qualquer preço. conquistar as multidões com mensagens de prosperidade, curas e milagres, sem considerar os aspectos da salvação com seus princípios bíblicos.

11 “ O momento atual tem sido marcado por inovações perigosas, discrepantes da autenticidade da mensagem do evangelho. Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores” (Mateus 7:15). 1 - A TENDÊNCIA DE GANHAR DINHEIRO

12 O chamado do Senhor Jesus, longe de ser um passaporte a uma vida de luxos, com garantia de especial proteção, é uma convocação para seguirmos os passos do Mestre, em uma vida de renúncias e sacrifícios” (Jilton Moraes – O Clamor da Igreja pag.124,126 e 130).

13 . Alguns pensamentos do livro O que Estão Fazendo com a Igreja, de Augustus Nicodemus: “Cânticos permeados de conceitos neopentecostais, da teologia da prosperidade e da batalha espiritual, característicos daquilo que é produzido pelos músicos e cantores gospel da atualidade”. Som alto como exibições individuais de desempenho dos instrumentistas que apenas chamam a atenção para eles, não para Deus Repetições dos mesmos cânticos e o líder do louvor esquece de que a tarefa dele é cantar conduzindo a congregação a louvar ao Senhor, Deus é Deus de ordem.

14 2 - OUTRA TENDÊNCIA: RELACIONAMENTOS SUPERFICIAIS Esta é mais uma marca deste tempo. Pessoas com agenda cheias e com falta de tempo. Principalmente nas grandes cidades e centros urbanos onde se encontram as maiores dificuldades em aprofundar os relacionamentos.

15 Porque preferem entrar e sair sem que ninguém pergunte seus nomes, também não querem compromissos e não serem cobrados por nada. A individualidade e o isolamento são uma característica nas megaigrejas,

16 Assim, verificamos nos dias de hoje o fato de muitas pessoas não criarem raízes nas igrejas. Não há compromisso ou engajamento com a vida cristã. Não há nenhuma preocupação em refletir sobre as questões da existência e da eternidade. Como consequência, em muitos púlpitos as mensagens estão centradas no homem em primeiro lugar, e depois, Deus.

17 Aplicação O que fazer diante dessas tendências modernistas que permeiam nossas vidas e igrejas? Você identifica algumas dessas tendências em sua vida?

18 3 - TENDÊNCIA AO RELATIVISMO O que acontece com a influência da pós-modernidade na formação dos novos crentes nos dias hoje? Que fazer quando os valores e princípios da Palavra de Deus estão sendo atacados pela mídia de maneira que pecado não é mais pecado e sim uma ofensa à pessoa?

19 Há uma imposição para o relativismo que se utiliza dos meios de comunicação para inserir nas mentes das pessoas que o que é certo ou errado, pode se conviver sem confronto com a verdade absoluta. A globalização pelo consumismo encara o mundo como ausente de valores e do sentido para vida.

20 Pós-modernismo não está disposto a deixar que o intelecto se torne o determinador do que devemos crer. Para o pós- modernismo a verdade é relativa a comunidade que o indivíduo pertence.” (Brian McLaren) – Livro Ortodoxia Generosa. “O pós- modernismo se rebela, com a idéia moderna de linkar a verdade à razão e à argumentação lógica para se tornar o arbitro único da verdade.

21 Por tudo isso, as mensagens sobre arrependimento estão mais ausentes, porque o que interessa para as pessoas é a solução para seus problemas aqui e agora. No entanto, precisamos responder com a nossa fé em Cristo como aconteceu no dia de Pentecostes quando as pessoas perguntavam “Que faremos, homens irmãos?” (At 2:37,38 e 16:30,31)

22 Ao visitar um cliente para renegociar uma dívida, assim que entrei naquele escritório o ambiente estava carregado de pessimismo. Aquele empresário me disse que estava sem condições para negociar e que não sabia o que fazer. Percebi que aquele homem não estava bem. Após o meu expediente de trabalho, voltei àquele escritório, não mais como gerente, mas como servo de Deus. Perguntei se podia ler a Bíblia e a resposta foi sim. Tenho uma experiência pessoal do tempo em que trabalhei como gerente de uma instituição financeira.

23 Houve naquele momento lágrimas de um coração arrependido, como resultado veio a salvação dele e de sua família. Ao terminar de ler, orei por ele. Em seguida, ele tirou um revólver da gaveta e me disse que se eu não tivesse vindo trazer uma Palavra de esperança, aquele era seu último dia de vida, pois iria suicidar-se.

24 Seja no trabalho, nas escolas, faculdades, universidades, nas casas e apartamentos através de pequenos grupos a Igreja chega e a esperança também. Onde houver um crente haverá perspectiva do evangelho chegar ao próximo.

25 Aplicação Temos conhecimentos que nos dão subsídios para testemunhar com nossa vida diante da sociedade?

26 4 - COMO ENFRENTAR AS NOVAS TENDÊNCIAS “o justo viverá pela fé, e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele” (Hebreus 10.38). Nosso desafio é lutar contra as forças espirituais da maldade que atuam nas regiões celestes, conforme a Palavra de Deus em Efésios 6:10-18.

27 Precisamos viver na plenitude do poder de Deus, porque nossas lutas estão acima das coisas que enxergamos e nossas forças não são suficientes para vencer os inimigos de nossas vidas. Muitos vivem debaixo de conflitos, frustrações e estresses, o que os faz enfraquecerem ainda mais na fé. “Sem mim nada podeis fazer” (João 15:5), mas também deu-nos condições e esperança, “No mundo tereis aflições. Mas tende bom ânimo! Eu venci o mundo” (João 16.33b).

28 A Igreja, que é o corpo de Cristo, sempre passou por lutas em todos os tempos, Hoje não é diferente, mas temos alguns inimigos que a nossa geração deste século vai precisar enfrentar com muita determinação, fé, oração e conhecimento da Palavra de Deus Não vamos nos conformar com esse mundo (Rm 12.2). Não deixemos de congregar (Hb 10.24,25). Vamos guardar a nossa fé no Senhor Jesus, como fez o apóstolo Paulo (2Tm 4.7,8).

29 Aplicação Como crentes temos batalhado pela fé de maneira prática? Somos crentes com raízes profundas na igreja? Estamos comprometidos com a obra local e missionária? Como crentes temos batalhado pela fé de maneira prática? Somos crentes com raízes profundas na igreja? Estamos comprometidos com a obra local e missionária?

30 Conclusão O Senhor Jesus tem nos dado uma missão de sermos testemunhas do seu amor. Precisamos ser luz neste mundo que vive em trevas, onde Satanás vem atuando com suas artimanhas para destruir tanto os crentes como aqueles que estão mergulhados no pecado. Ainda que as tendências de muitos crentes não correspondam com o que é o evangelho da salvação e princípios de vida, nossa postura de fé será de permanecer fiéis ao Senhor Jesus (Mateus 24.11-14).

31 editora.pedidos@cibi.org.br Ainda não pediu a sua RED e ou REJ do 1º trimestre de 2016?

32 Revisão Gramatical Jeferson Turbay Braga Apoio Pedagógico Igmar Freitas Gilson Silveira Suellem Spolador Revisão Gramatical Jeferson Turbay Braga Apoio Pedagógico Igmar Freitas Gilson Silveira Suellem Spolador Redatores desta Edição Heber de Oliveira Elton Batista de Melo Luiz Ferreira Pedroso Waldemi Pereira Lima Jackson Jean Silva José T. R. Lima Pedro Mendes Roberto Monteiro de Castro Redatores desta Edição Heber de Oliveira Elton Batista de Melo Luiz Ferreira Pedroso Waldemi Pereira Lima Jackson Jean Silva José T. R. Lima Pedro Mendes Roberto Monteiro de Castro Presidente EBI Elton Batista de Melo Jornalista Responsável Heber de Oliveira MTB 65.520/SP Revisores Teológicos José T. R. Lima Roberto M. de Castro


Carregar ppt "Lição 5 Pr. Luiz Ferreira Pedroso As novas tendências evangélicas e seu enfrentamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google