A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE LABORATÓRIO DE ENSINO DE GEOGRAFIA CAPES/PIBID SUBPROJETO DE GEOGRAFIA DO CERES ASTRONOMIA E GLOBALIZAÇÃO CAICÓ-RN.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE LABORATÓRIO DE ENSINO DE GEOGRAFIA CAPES/PIBID SUBPROJETO DE GEOGRAFIA DO CERES ASTRONOMIA E GLOBALIZAÇÃO CAICÓ-RN."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE LABORATÓRIO DE ENSINO DE GEOGRAFIA CAPES/PIBID SUBPROJETO DE GEOGRAFIA DO CERES ASTRONOMIA E GLOBALIZAÇÃO CAICÓ-RN OUTUBRO DE 2013

2 O QUE É A ASTRONOMIA? É a ciência que estuda o universo (astros), numa tentativa de perceber a sua estrutura e evolução.

3 INTRODUÇÃO À ASTRONOMIA A ciência mais antiga. Desde que se conhece por racional, o homem admira e tenta desvendar os mistérios dos astros. Seu brilho, movimentos e distância sempre levaram a espécie humana a buscar respostas para entendê-los. Os registros astronômicos mais antigos datam de aproximadamente 3000 a.C. e se devem aos chineses, babilônios, assírios e egípcios. O estudo do céu ajudou o ser humano a desenvolver calendários para exercerem suas atividades como: caça, agricultura, navegação, exploração terrestre, etc.

4 INSTRUMENTOS DE OBSERVAÇÃO DO CÉU - Durante muitos anos o principal instrumento utilizado pelo ser humano foi o seu próprio olho, o que limitou o detalhamento das observações.

5 INSTRUMENTOS DE OBSERVAÇÃO DO CÉU - Em 1608, o neerlandês Lippershey inventou um instrumento chamado telescópio, para fins militares.

6 - Em 1609, o astrônomo italiano Galileu Galilei (1564- 1642), aperfeiçoou este instrumento e descobriu uma nova utilidade: a observação de astros celestes.

7 - Atualmente, depois de muito desenvolvimento tecnológico, o telescópio passou por muitas modificações e hoje encontramos até mesmo no espaço, enviando imagens de regiões situadas a distâncias inimagináveis.

8 TELESCOPIO HUBBLE IMAGEM DE UMA NEBULOSA

9 A CORRIDA ESPACIAL A conquista da Lua designa o principal objetivo da Corrida Espacial entre os Estados Unidos e a URSS, ocorrida na década de 1960, e é considerada pela maioria do público como um dos episódios mais emocionantes da história da exploração espacial.

10 A CORRIDA ESPACIAL

11 Historicamente, a exploração espacial começou com o lançamento do satélite artificial Sputnik pela URSS a 4 de outubro de 1957, no Cosmódromo de Baikonur ; O primeiro ser vivo no espaço não foi um homem, mas a cadela Russa Kudriavka, da raça laika. Ela subiu ao espaço em 3 de novembro de 1957 a bordo da nave espacial Sputnik II. A URSS NA CORRIDA EXPACIAL

12

13 Yuri Gagarin (1934-1968) foi o primeiro homem no espaço, em um vôo orbital de 48 minutos, a bordo da nave Vostok I. O vôo de Gagarin ocorreu em 12 de Abril de 1961. Neste vôo ele disse a famosa frase: "A Terra é azul, e eu não vi Deus". A URSS NA CORRIDA EXPACIAL

14 Num famoso discurso de 1961, John F. Kennedy lançou o desafio de "enviar homens à Lua e retorná-los a salvo" antes que a década terminasse. "Nós decidimos ir à Lua nesta década e fazer as outras coisas, não porque elas são fáceis, mas porque elas são difíceis". EUA NA CORRIDA EXPACIAL

15 Chegada de Alan Shepard – Cosmonauta do Projeto Gemini - 1961 EUA NA CORRIDA EXPACIAL

16 Aqui os homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez na Lua. Julho de 1969. Viemos em paz, em nome de toda a humanidade “A CHEGADA DO HOMEM A LUA”

17 ASTRONOMIA NO PERÍODO TÉCNICO-CIENTIFICO- INFORMACIONAL Atualmente a informática tem oferecido um enorme conjunto de ferramentas no auxilio do ensino. Uma diversidade de softwares foram criados com a finalidade de apoiar desde a redação de textos didáticos, até a simulação de situações muitas vezes conhecidas apenas na teoria, dentre elas podemos destacar a astronomia. O Stellarium é um dos softwares mais usados atualmente no ensino de astronomia, em uma perspectiva de visão de dentro da terra observando o posicionamento das estrelas e foram observados muitos fenômenos astronômicos como um eclipse solar

18 CONHECENDO O STELLARIUM


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE LABORATÓRIO DE ENSINO DE GEOGRAFIA CAPES/PIBID SUBPROJETO DE GEOGRAFIA DO CERES ASTRONOMIA E GLOBALIZAÇÃO CAICÓ-RN."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google