A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciências Físico-Químicas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciências Físico-Químicas"— Transcrição da apresentação:

1 Ciências Físico-Químicas
Terra no Espaço

2 Ciências Físico-Químicas – Terra no Espaço
1 – Universo 1.1 – O que existe no Universo O que é o Universo? Como é constituído? Qual a sua origem? Como evoluiu o nosso conhecimento do Universo? Estaremos sozinhos no Espaço?

3 Ciências Físico-Químicas – Terra no Espaço
O que é o Universo? É tudo o que existe à nossa volta… … incluindo nós próprios! Do Sistema Solar às estrelas mais distantes, dos seres vivos, até às partículas que os constituem. Astronomia é a ciência que estuda os astros.

4 Ciências Físico-Químicas – Terra no Espaço
Observando o Céu Vivemos num planeta a que chamamos Terra. Do nosso planeta podemos observar o céu… … todo o espaço por cima de nós. E ele é deslumbrante! Desde sempre a humanidade o contemplou com curiosidade e admiração… … e tentou desvendar os seus mistérios.

5 Ciências Físico-Químicas – Terra no Espaço
O que vemos? Quais os astros que se destacam? Durante o dia… O Sol Durante a noite… A Lua a “nossa” estrela É um corpo luminoso, astro com luz própria. o nosso satélite É um corpo iluminado, não tem luz própria, reflecte a luz do Sol.

6 Ciências Físico-Químicas – Terra no Espaço
Como observamos o céu Pode observar-se a olho nu. Vêem-se imensos pontinhos cintilantes – estrelas … e também é possível observar planetas e estrelas cadentes. Podem usar-se telescópios Telescópios ópticos Radiotelescópios Telescópios espaciais Foi Galileu Galilei quem pela primeira vez construiu e usou uma luneta para observar o céu (no séc. XVII). Telescópio espacial Hubble em órbita da Terra desde 1990

7 Para além do Sistema Solar
Ciências Físico-Químicas – Terra no Espaço Para além do Sistema Solar Galáxias Agrupamentos de muitas estrelas com gases e poeiras. Muitas estrelas têm planetas à sua volta, formando sistemas planetários. Podem ter diversas formas: Espiral Elíptica Irregular As galáxias agrupam-se em enxames de galáxias e estes em superenxames. Estas galáxias não têm forma definida, são formadas por estrelas muito jovens e ricas em gases e poeiras. Estas galáxias têm um núcleo central brilhante, do qual partem vários braços, formando um disco, com estrelas de diferentes idades. Estas galáxias são o tipo mais comum, têm forma quase esférica e são formadas por estrelas mais velhas.

8 Ciências Físico-Químicas – Terra no Espaço
A nossa galáxia: Via Láctea. Tem a forma de espiral. Todas as estrelas visíveis a olho nu estão na Via Láctea. O Sistema Solar encontra-se num dos braços da espiral. A Galáxia roda em torno do seu centro demorando 225 milhões de anos a dar uma volta completa. Nas noites escuras pode ver-se no céu, parecendo uma enorme mancha esbranquiçada.

9 Ciências Físico-Químicas – Terra no Espaço
As galáxias nossas vizinhas: Nuvens de Magalhães (Grande e Pequena) A Grande Nuvem de Magalhães é a galáxia mais próxima de nós. Apesar do nome é mais pequena que a nossa Galáxia. Apenas visíveis no hemisfério sul, foram descobertas no tempo do navegador português. Têm forma irregular. Andrómeda Visível no hemisfério norte. É semelhante à nossa Galáxia, mas maior. Tem a forma de espiral.

10 Ciências Físico-Químicas – Terra no Espaço
A Via Láctea, Andrómeda e as Nuvens de Magalhães são galáxias que pertencem ao mesmo aglomerado ou enxame de galáxias: o Grupo Local Este, por sua vez, pertence ao Superenxame da Virgem ou Superenxame Local

11 Ciências Físico-Químicas – Terra no Espaço
Nebulosas Nuvens gigantes de gás (sobretudo hidrogénio) e poeiras, resultantes da explosão de estrelas. Umas são escuras – nebulosas difusas e outras brilhantes – nebulosas planetárias. As nebulosas difusas são berçários de novas estrelas. Buracos Negros Restos de uma estrela grande, no final da sua vida, muito densos, que “sugam” tudo à sua volta…até a luz! Quasares Objectos (quase-estelares) nos confins do Universo. Parecem estrelas muito brilhantes mas são galáxias muito distantes e intensamente activas. São os objectos mais longínquos e continuam a afastar-se.

12 Como evoluiu o Universo?
Ciências Físico-Químicas – Terra no Espaço Como evoluiu o Universo? Os cientistas pensam que: O Universo explodiu há cerca de 15 mil milhões de anos, a partir de algo mais pequeno que um átomo. Foi o… Big Bang Desde esse instante o Universo está em expansão. Será que vai continuar a expandir-se para sempre? Ou, a certa altura, vai parar e começar a contrair-se, num Big Crunch? E voltará novamente a explodir, originando novo Universo?


Carregar ppt "Ciências Físico-Químicas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google