A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciências Físico-Químicas. Ciências Físico-Químicas – Terra no Espaço O que é o Universo? Como é constituído? Qual a sua origem? Como evoluiu o nosso conhecimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciências Físico-Químicas. Ciências Físico-Químicas – Terra no Espaço O que é o Universo? Como é constituído? Qual a sua origem? Como evoluiu o nosso conhecimento."— Transcrição da apresentação:

1 Ciências Físico-Químicas

2 Ciências Físico-Químicas – Terra no Espaço O que é o Universo? Como é constituído? Qual a sua origem? Como evoluiu o nosso conhecimento do Universo? Estaremos sozinhos no Espaço? 1 – Universo 1.1 – O que existe no Universo

3 O que é o Universo? É tudo o que existe à nossa volta… … incluindo nós próprios! Ciências Físico-Químicas – Terra no Espaço Do Sistema Solar às estrelas mais distantes, dos seres vivos, até às partículas que os constituem. Astronomia é a ciência que estuda os astros.

4 Observando o Céu Vivemos num planeta a que chamamos Terra. Do nosso planeta podemos observar o céu… … todo o espaço por cima de nós. E ele é deslumbrante! Desde sempre a humanidade o contemplou com curiosidade e admiração… … e tentou desvendar os seus mistérios. Ciências Físico-Químicas – Terra no Espaço

5 O que vemos? Quais os astros que se destacam? DDurante o dia… O Sol DDurante a noite… A Lua Ciências Físico-Químicas – Terra no Espaço a “nossa” estrela É um corpo luminoso, astro com luz própria. o nosso satélite É um corpo iluminado, não tem luz própria, reflecte a luz do Sol.

6 Como observamos o céu  Pode observar-se a olho nu. Vêem-se imensos pontinhos cintilantes – estrelas … e também é possível observar planetas e estrelas cadentes. PPodem usar-se telescópios TTelescópios ópticos RRadiotelescópios TTelescópios espaciais Foi Galileu Galilei quem pela primeira vez construiu e usou uma luneta para observar o céu (no séc. XVII). Ciências Físico-Químicas – Terra no Espaço Telescópio espacial Hubble em órbita da Terra desde 1990

7 Para além do Sistema Solar  G Galáxias Agrupamentos de muitas estrelas com gases e poeiras. Muitas estrelas têm planetas à sua volta, formando sistemas planetários. Podem ter diversas formas:  Espiral líptica  Irregular As galáxias agrupam-se em enxames de galáxias e estes em superenxames. Ciências Físico-Químicas – Terra no Espaço Estas galáxias têm um núcleo central brilhante, do qual partem vários braços, formando um disco, com estrelas de diferentes idades. Estas galáxias são o tipo mais comum, têm forma quase esférica e são formadas por estrelas mais velhas. Estas galáxias não têm forma definida, são formadas por estrelas muito jovens e ricas em gases e poeiras.

8 A nossa galáxia: Via Láctea. Tem a forma de espiral. Todas as estrelas visíveis a olho nu estão na Via Láctea. O Sistema Solar encontra-se num dos braços da espiral. A Galáxia roda em torno do seu centro demorando 225 milhões de anos a dar uma volta completa. Nas noites escuras pode ver-se no céu, parecendo uma enorme mancha esbranquiçada.

9 As galáxias nossas vizinhas:  N Nuvens de Magalhães (Grande e Pequena) A Grande Nuvem de Magalhães é a galáxia mais próxima de nós. Apesar do nome é mais pequena que a nossa Galáxia. Apenas visíveis no hemisfério sul, foram descobertas no tempo do navegador português. Têm forma irregular. AAndrómeda Visível no hemisfério norte. É semelhante à nossa Galáxia, mas maior. Tem a forma de espiral.

10 A Via Láctea, Andrómeda e as Nuvens de Magalhães são galáxias que pertencem ao mesmo aglomerado ou enxame de galáxias: o Grupo Local Este, por sua vez, pertence ao Superenxame da Virgem ou Superenxame Local

11 NNebulosas Nuvens gigantes de gás (sobretudo hidrogénio) e poeiras, resultantes da explosão de estrelas. Umas são escuras – nebulosas difusas e outras brilhantes – nebulosas planetárias. As nebulosas difusas são berçários de novas estrelas. BBuracos Negros Restos de uma estrela grande, no final da sua vida, muito densos, que “sugam” tudo à sua volta…até a luz! QQuasares Objectos (quase-estelares) nos confins do Universo. Parecem estrelas muito brilhantes mas são galáxias muito distantes e intensamente activas. São os objectos mais longínquos e continuam a afastar-se.

12 Como evoluiu o Universo? Os cientistas pensam que: O Universo explodiu há cerca de 15 mil milhões de anos, a partir de algo mais pequeno que um átomo. Foi o… Big Bang Desde esse instante o Universo está em expansão. Será que vai continuar a expandir-se para sempre? Ou, a certa altura, vai parar e começar a contrair- se, num Big Crunch? E voltará novamente a explodir, originando novo Universo? Ciências Físico-Químicas – Terra no Espaço


Carregar ppt "Ciências Físico-Químicas. Ciências Físico-Químicas – Terra no Espaço O que é o Universo? Como é constituído? Qual a sua origem? Como evoluiu o nosso conhecimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google