A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

América Porções Central e Sul

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "América Porções Central e Sul"— Transcrição da apresentação:

1 América Porções Central e Sul
8º Ano

2 Canal do Panamá construído pelos Estados Unidos, com o objetivo de interligar os oceanos Atlântico e Pacífico. Devido à elevada altitude do terreno, foi preciso construir um lago artificial e eclusas, para que se pudesse navegar. Até o ano de 1999, estava sob o domínio norte-americano, hoje o controle é do próprio país.

3 América Central Insular
As ilhas são divididas em três grupos: Grandes Antilhas, Pequenas Antilhas e Bahamas. A população caribenha também tem problemas relacionados à educação, saúde e renda. Além disso, há várias ilhas politicamente dependentes de estados europeus. A economia da América Central insular se baseia na agricultura, atividade que tem destaque e o maior cultivo é o de cana-de-açúcar. A banana, o fumo, o café e o algodão também são cultivos importantes. Na produção mineral, a Jamaica se destaca com a produção de bauxita e Trinidad e Tobago, Aruba e Curaçao se destacam com a produção de petróleo. Outra atividade importante para a região é o turismo e os paraísos fiscais. A atividade industrial é pouco desenvolvida.

4 É possível afirmar que a América Central continental e insular está sujeita a uma atividade sísmica intensa, pois a América Central está localizada sobre a Placa do Caribe e em uma área de choque com outras três placas: a Placa Norte-Americana, a Placa de Cocos e a Placa Sul-Americana.

5 Revolução Cubana foi um movimento popular, que derrubou o governo do presidente Fulgêncio Batista, em janeiro de Com o processo revolucionário foi implantado em Cuba o sistema socialista, com o governo sendo liderado por Fidel Castro.

6 América Andina Elemento físico, presença e a influência da Cordilheira dos Andes no relevo e no clima. Elemento social, baixa qualidade de vida da maioria da população. Aspectos culturais, costumes e práticas herdadas dos povos pré-colombianos: língua espanhola; resquícios arqueológicos dos povos pré-colombianos. Aspectos econômicos, os países dependem da exploração mineral; não tem indústrias tão desenvolvidas, muitas são voltadas para a produção de bens de consumo com a finalidade de abastecer o mercado interno; tem grandes plantações de monoculturas voltadas para o mercado externo, dependem da exploração mineral; não tem indústrias tão desenvolvidas, muitas são voltadas para a produção de bens de consumo com a finalidade de abastecer o mercado interno; tem grandes plantações de monoculturas voltadas para o mercado externo.

7 Gasoduto Bolivia-Brasil - CBS TN Brasil
Um gasoduto é uma rede de tubos que leva gás de uma região produtora, como a Bolívia, para uma região consumidora, como o Brasil. O gás é transportado pelos tubos com a ajuda da diferença de pressão: em um ponto, chamado estação de compressão, a pressão no duto é elevada e "empurra" o fluido para o ponto de menor pressão. No gasoduto entre a Bolívia e o Brasil, o gás percorre mais de 3 mil quilômetros quilômetros no país vizinho e quilômetros por aqui. Esse "minhocão", que transporta até 30 milhões de m3 de gás natural por dia, tornou-se um dos assuntos mais inflamáveis do momento depois que o presidente boliviano, Evo Morales, anunciou a nacionalização do gás natural no país. Na prática, a medida significa um aumento imediato (de 50% para 82%) no imposto sobre o gás que o Brasil importa, além do controle da Bolívia sobre as duas refinarias da Petrobras no país.

8 Farc - Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia
A FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) é a maior guerrilha da Colômbia e controla uma grande parte das áreas rurais do país. A FARC surgiu em 1964 como uma facção informal do Partido Comunista. As ideias iniciais da organização eram de lutar por uma revolução social. Porém, nas últimas décadas, a FARC tem ajudado e protegido a produção de cocaína na Colômbia. A FARC, que é composta por aproximadamente combatentes, ataca o governo colombiano por meio de sequestros, assassinatos e combate armado.

9 América Platina Elemento natural que integra os três países (Paraguai, Uruguai e Argentina) é a Bacia Platina. A maior dificuldade encontrada pelo Paraguai no que se refere ao comércio externo é que o país depende dos países vizinhos para escoar seus produtos destinados à exportação via marítima, já que não possui saída para o mar. Seus fluxos de importação e exportação passam pela Hidrovia Paraná-Paraguai e pelos portos de Paranaguá, no Brasil e de Buenos Aires, na Argentina. A Hidrelétrica de Itaipu gera energia compartilhada pelo Paraguai e Brasil. O Rio Paraná surge no encontro entre os rios Grande e Paranaíba, no Brasil. Mais adiante, serve como fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Ao encontrar com o Rio Paraguai, segue pela Planície Platina, até unir-se ao Rio Uruguai, originando o Rio da Prata. Nas margens deste estão as capitais Montevidéu e Buenos Aires

10 Ditaduras da AMÉRICA LATINA
As ditaduras na América Latina se estabeleceram no período em que a ordem internacional sofria pelos enfrentamentos da Guerra Fria. Na época, os Estados Unidos desenvolveram uma série de mecanismos de combate ao expansionismo comunista. Já nos anos 1950, fora estabelecida pelas autoridades do país a Doutrina de Segurança Nacional, cujas diretrizes procuravam combater o “perigo vermelho” dentro e fora do território norte-americano.


Carregar ppt "América Porções Central e Sul"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google