A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A América Central e o Caribe Capítulo 8 – 3º Bimestre

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A América Central e o Caribe Capítulo 8 – 3º Bimestre"— Transcrição da apresentação:

1 A América Central e o Caribe Capítulo 8 – 3º Bimestre
Professora: Maria Christina Geografia – 8º Ano 2011

2 América Central Aspectos Humanos A formação étnica do continente é bem diversificada. Na parte ístmica do país predominam os mestiços originados da mistura de índios e brancos espanhóis. Já a parte insular tem uma população em maior número de negros e brancos europeus. A América Central é bem povoada, com cerca de 100 hab./km2. O crescimento demográfico também é bastante elevado devido à queda da mortalidade e o aumento da natalidade. A população da América Central está distribuída irregularmente, na parte continental a concentração está nas regiões próximas da Costa do Pacifico e nas regiões centrais, pois são áreas que apresentam solos favoráveis para a atividade agrícola. Já na parte insular, a população se concentra no litoral e próximo das grandes cidades, onde se localizam os maiores portos.  Aspectos Físicos É uma região demarcada ao norte pela Península de Iucatã, que fica no México, e ao sul pela Colômbia, demarcando também a oeste com o Oceano Pacífico e a leste com o Oceano Atlântico. Ela tem uma área de km². A dimensão da América Central entre o Oceano Pacífico e Atlântico pode ser de até 560 km. O relevo da América Central é recente e montanhoso, e pode apresentar terremotos e vulcões. É formado por planícies litorâneas e planaltos interiores. O clima predominante é o tropical, quente e úmido, com uma corrente marítima, que influencia nas variações de temperatura e quantidades de chuva. A rede hidrográfica possui rios curtos e torrenciais, que ficam cheios em épocas de chuva. O potencial hidrelétrico não é muito explorado devido ao baixo nível de industrialização e urbanização. 

3 América Central Aspectos Econômicos Na América Central, a agricultura é a base da economia. Os produtos mais cultivados e exportados são: café, algodão, açúcar, fumo, cacau, banana e carne. O extrativismo mineral também é uma atividade importante na América Central, mas este setor não se destaca muito, pois os recursos minerais metálicos estão limitados neste continente, apenas a Jamaica se destaca como uma das maiores produtoras de bauxita. O setor industrial ainda está no início do seu desenvolvimento e por isso contribui pouco com o PIB. Na porção continental o setor do turismo vem crescendo com muita força, contribuindo assim para a economia dos países istmos. 

4 América Central Continental
A América Central Ístmica ou Continental é uma subdivisão da América Central, que por sua vez é uma subdivisão do continente americano. Sua principal característica é o fato de estar integrada ao continente (entre a América do Norte e do Sul). Ela é composta pelos seguintes países: Belize, Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica e Panamá. Todos, com exceção de Belize (ex-colônia britânica), têm sua origem ligada à colonização espanhola. Além disto, ela separa o Oceano Atlântico do Oceano Pacífico.

5 A América Continental ou Ístmica
A América Central Continental é constituída por uma faixa de terra – denominada istmo – que separa o Oceano Pacífico do Oceano Atlântico e liga a América do Norte à América do Sul. Na vertente voltada para o Oceano Pacífico, encontra-se uma imensa cadeia montanhosa, que se estende da Guatemala ao Panamá. Na vertente Atlântica, predominam as planícies e as terras baixas, em boa parte ainda recobertas, por florestas tropicais. Grande parte da população atual da América Central Ístmica é composta por mestiços de índios e brancos descendentes de espanhóis.

6 América Central Insular
A América Central Insular abrange milhares de ilhas, dispostas em forma de arco. Como é turismo é bastante desenvolvido na região, para muitos o Caribe é sinônimo de férias, belas praias e ritmos musicais quentes. Costuma-se dividir a América Central Insular em três conjuntos de ilhas:

7 GRANDES ANTILHAS Grandes Antilhas: são as quatro maiores ilhas que se encontram no norte do Caribe (ou Mar das Caraíbas) e são: Cuba Hispaniola (dividida entre o Haiti e a República Dominicana), Jamaica Porto Rico.

8 PEQUENAS ANTILHAS PEQUENAS ANTILHAS: (entre Porto Rico e o litoral da Venezuela ) inclui Antígua e Barbuda, Dominica, Granada, Santa Lúcia, São Cristóvão e Nevis, São Vicente e Granadinas, Trinidad e Tobago, Barbados e Guadalupe, entre outras.

9 Arquipélago das Bahamas
Arquipélago das Bahamas: (entre os EUA e Cuba) é um arquipélago com mais de 700 ilhas, situado ao norte de Cuba.

10 Correção cap. 8 – pg. 159 1. Qualquer das alternativas poderá ser escolhida por você. Justifique sua escolha. 2. Istmo é uma faixa de terra que interliga diferentes continentes. No caso do istmo centro-americano, o relevo é cada vez mais montanhoso em direção ao centro. As regiões costeiras são constituídas de planícies. 3. Os colonizadores implantaram núcleos esparsos de colonização no istmo centro-americano, nos quais estabeleceram a agricultura de produtos tropicais, como cana-de-açúcar, banana e cacau. 4. O processo de independência do Panamá foi subsidiado pelos Estados Unidos, que tinham interesse na construção de um canal que interligasse o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico.

11 5. Os monarcas desses países financiaram piratas para atacar e saquear as colônias espanholas.
6. Porque os países da América Central são basicamente exportadores de produtos agrícolas e são mantidos por governantes com baixa sustentabilidade política. 7. O Haiti sempre foi marcado por governos de elites locais que atendem os próprios interesses e mantêm a população em condições de extrema pobreza. A instabilidade política também é responsável por fazer do Haiti o país mais pobre da América. 8. A Revolução de 1959 visava ao fim da ditadura de Fulgêncio Batista e da dominação norte-americana. A reforma agrária, pondo fim aos latifúndios, e a nacionalização de empresas estrangeiras foram as primeiras medidas dos revolucionários; a indústria e o comércio foram estatizados. Desde o fim da URSS, Cuba enfrenta graves problemas de mercado para suas exportações e de abastecimento de petróleo e bens de produção. A saúde e a educação são dois grandes trunfos da revolução socialista em Cuba. Os índices de analfabetismo são bastante baixos e a expectativa de vida atinge os 76,7 anos.

12 A Teoria do Destino Manifesto Anotar na pg. 127 do seu livro
O Destino Manifesto é o pensamento que expressa a crença de que o povo dos Estados Unidos é eleito por Deus para comandar o mundo, e por isso o expansionismo americano é apenas o cumprimento da vontade Divina. Os defensores do Destino Manifesto acreditavam que os povos da América Latina e Andina deveriam ser seus escravos, pois estavam no mesmo continente e, por a maioria dos países latino-americanos serem subdesenvolvidos. O Destino Manifesto se tornou um termo histórico padrão, frequentemente usado como um sinônimo para a expansão territorial dos Estados Unidos pelo Norte da América e pelo Oceano Pacífico


Carregar ppt "A América Central e o Caribe Capítulo 8 – 3º Bimestre"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google