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História da Música III A música na Inglaterra após a Restauração.

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1 História da Música III A música na Inglaterra após a Restauração

2 A corte de Carlos II Sobrinho de Luís XIII – Formação cultural francesa Exilado durante o governo de Oliver Cromwell Casado com Catarina de Bragança, filha de Dom João IV, restaurador da coroa portuguesa Crença católica Uma “corte francesa” – Mathew Locke torna-se a grande figura musical da Restauração Formação francesa Cria um conjunto de violinos, imitando os “Vingt-Quatre Violons” de Luís XIV Atenção na produção de canções

3 John Blow (1649 – 1708) Organista da Catedral de Saint Paul e Westminster (doutor em música por Oxford) Autor do que é considerada a primeira ópera inglesa – Venus and Adonis Tradição dos Anthems Mestre dos “meninos” da Capela Real – Jeremiah Clarke e Willian Croft

4 Anthems Tradição da Igreja Anglicana – Tem sua definição na obra de Willian Byrd Funções litúrgicas similares aos motetes – Execução no Ofertório e no Comunion Restauração – Pese a crença católica dos Stuarts, os Anthems segue a sua tradição William Child – Na Restauração os Ahthems passam a intercalar passagens homorrítmicas com partes solistas Surgem anthems policorais, como os de Henry Du Mont – A influência francesa logo se nota, nos padrões rítmicos Obras de Mathew Locke

5 Cancioneiro palaciano da restauração Tradição de canções que segue o gosto da corte Renascentista – Thomas Tallis A restauração estimula a composição de Odes – Henry Purcell e John Blow notabilizaram-se nesse gênero O King’s Musick destacavam seus cantores para interpretar as odes nos teatros de Londres ou nas Igrejas fora da capela Real

6 A tradição das canções e danças Gosto burguês pelas canções estróficas – Aparecem também coleções sobre danças cortesãs como a courante, minueto, sarabanda e giga As suites – Os conjuntos reais interpretavam frequentemente suítes de danças Estilo inglês pode ser definido pela country-dance (contradança) – Transcritas por John Playford – Instrumentação que usa sonoridades tidas como típicas, como a hornpipes – No Estados Unidos desenvolvem-se, na tradição da country- dances as square dances (quadrilhas) » Suítes de John Bunister

7 A ópera A substituição das masques pelo teatro – Teatro cantado Textos de Shakespeare com música de Thomas Shadwell Purcell – Purcell não recusa os coros e o recitativo da ópera francesa, porém não se fecha para a força das árias Como toda a música inglesa, mostra uma variedade de influências – França: estilo da abertura e corais homofônicos escritos com ritmos de danças – Itália: clara diferenciação entre recitativo e ária, fazendo seu recitativo um intermediário entre o estilo seco italiano e o declamatório francês


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