A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Definição: movimento político, militar e religioso que pôs fim ao Absolutismo na Inglaterra instalando naquele país a primeira Monarquia Parlamentar da.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Definição: movimento político, militar e religioso que pôs fim ao Absolutismo na Inglaterra instalando naquele país a primeira Monarquia Parlamentar da."— Transcrição da apresentação:

1 Definição: movimento político, militar e religioso que pôs fim ao Absolutismo na Inglaterra instalando naquele país a primeira Monarquia Parlamentar da História; Quando: século XVII; Antecedentes/causas: Atritos entre os reis (dinastia STUART) e o Parlamento, principalmente, em relação aos impostos estipulados pelos reis.

2 Apoiava o rei: nobreza tradicional (senhores feudais), Igreja Anglicana e alta burguesia. Apoio ao Parlamento: pequena e média burguesia, gentry (nobreza mercantil) e puritanos (calvinistas ingleses). Destaque: - perseguições a puritanos e católicos - colonização da Irlanda. Convocou o Parlamento para aumentar os impostos com o intuito de combater a católicos: Câmara dos Comuns não aceitou o aumento. Dissolução do Parlamento (1614 – 1622) e aumento dos impostos. Intensa migração para a América.

3 Caráter Absolutista. 1628: Petição dos Direitos (cobrança de impostos com a autorização do Parlamento). O rei novamente aumentou os impostos e fechou o Parlamento por onze anos, ampliou o Ship Money, tentou impor o Anglicanismo na Escócia (revolta). Guerra Civil (1642 – 1649): ANGLICANOS X PURITANOS (monarquistas, chamados de Cavaleiros) X (forças contrárias ao rei, representadas pelo Parlamento chamados de Cabeças Redondas). 1645: Batalha de Naseby (vitória dos Puritanos). 1649: Carlos I foi decapitado.

4

5 Ditadura pró-burguesia puritana. 1653: Cromwell nomeiou-se Lorde Protetor da Inglaterra, Escócia e Irlanda. Estabeleceu o Instrumento de Governo (Constituição). Repressão a opositores: externos (Escócia e Irlanda) internos (Levelers – niveladores e Diggers – escavadores). 1651: Atos de Navegação – somente navios ingleses transportariam mercadorias inglesas. Em caso de venda para a Inglaterra, apenas navios do país de origem dos produtos estariam autorizados a transportá-los para a Inglaterra.

6

7 Guerra contra a Holanda (1652 – 1654): vitória da Inglaterra (supremacia naval). Desenvolvimento da Marinha e do Capitalismo (aceleração dos enclousures). 1658: morte de Oliver, seu filho, Ricardo Cromwell assume o poder, porém, sem a habilidade enfrenta nova guerra civil no país, que acaba com a sua derrota e recoloca os monarquistas no poder (Restauração).

8 Carlos II (1660 – 1685). Anglicano, pró-católicos. Aproximação com a França. 1666/65: enfrentou uma epidemia de Peste Negra e um grave incêndio. Dissolveu o Exército Modelo de Cromwell. Dois grupos se formaram no Parlamento: Partido Tory ( Partido Conservador) e o Partido Whig (Partido Liberal). 1683: Parlamento foi novamente fechado pelo rei. 1688: morte de Carlos II.

9 Irmão de Carlos II, duque de York e católico. Tentativa de restabelecer o Absolutismo e a restituição do Catolicismo. Apoiado por Luís XIV (França). Parlamento temeroso com a restituição do Catolicismo ofereceu a coroa a Guilherme de Orange (Holanda), casado com Maria Stuart, filha mais velha e protestante de Jaime II. Em troca, pediu o Parlamento livre e a manutenção do Anglicanismo. Jaime II (1683 – 1688)

10 1688: Guilherme de Orange foi para a Inglaterra com seus exércitos e Jaime II fugiu para a França. 1689: Guilherme III (na Inglaterra) acatou ao Bill of Rights (Declaração dos Direitos), através do qual o Parlamento decidia sobre impostos, garantia a propriedade privada, as liberdades individuais e dividia o poder com o Rei. O Anglicanismo foi definido como religião oficial.

11 O processo revolucionário na Inglaterra permitiu o fim do Absolutismo. A burguesia assumiu o poder por meio do Parlamento. Monarquia Parlamentar: poder Executivo (rei ) passa a ser controlado e moderado pelo Legislativo (parlamento). Rei reina, mas não governa. Implantação gradual do Liberalismo econômico (Banco da Inglaterra, Tesouro Nacional).


Carregar ppt "Definição: movimento político, militar e religioso que pôs fim ao Absolutismo na Inglaterra instalando naquele país a primeira Monarquia Parlamentar da."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google