A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revolução Inglesa Definição: movimento político, militar e religioso que pôs fim ao Absolutismo na Inglaterra instalando naquele país a primeira Monarquia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revolução Inglesa Definição: movimento político, militar e religioso que pôs fim ao Absolutismo na Inglaterra instalando naquele país a primeira Monarquia."— Transcrição da apresentação:

1 Revolução Inglesa Definição: movimento político, militar e religioso que pôs fim ao Absolutismo na Inglaterra instalando naquele país a primeira Monarquia Parlamentar da História; Quando: século XVII; Antecedentes/causas: Atritos entre os reis (dinastia STUART) e o Parlamento, principalmente, em relação aos impostos estipulados pelos reis.

2 Jaime I (1603 – 1625) Apoiava o rei: nobreza tradicional (senhores feudais), Igreja Anglicana e alta burguesia. Apoio ao Parlamento: pequena e média burguesia, gentry (nobreza mercantil) e puritanos (calvinistas ingleses). Destaque: - perseguições a puritanos e católicos colonização da Irlanda. Convocou o Parlamento para aumentar os impostos com o intuito de combater a católicos: Câmara dos Comuns não aceitou o aumento. Dissolução do Parlamento (1614 – 1622) e aumento dos impostos. Intensa migração para a América.

3 Carlos I (1625 – 1649) Caráter Absolutista.
1628: Petição dos Direitos (cobrança de impostos com a autorização do Parlamento). O rei novamente aumentou os impostos e fechou o Parlamento por onze anos, ampliou o Ship Money, tentou impor o Anglicanismo na Escócia (revolta). Guerra Civil (1642 – 1649): ANGLICANOS X PURITANOS (monarquistas, chamados de “Cavaleiros”) X (forças contrárias ao rei, representadas pelo Parlamento chamados de “Cabeças Redondas”). − 1645: Batalha de Naseby (vitória dos Puritanos). − 1649: Carlos I foi decapitado.

4 Decapitação de Carlos I

5 A República de Cromwell (1649 – 1658)
Ditadura pró-burguesia puritana. 1653: Cromwell nomeiou-se Lorde Protetor da Inglaterra, Escócia e Irlanda. Estabeleceu o Instrumento de Governo (“Constituição). Repressão a opositores: − externos (Escócia e Irlanda) − internos (Levelers – niveladores e Diggers – escavadores). 1651: Atos de Navegação – somente navios ingleses transportariam mercadorias inglesas. Em caso de venda para a Inglaterra, apenas navios do país de origem dos produtos estariam autorizados a transportá-los para a Inglaterra.

6 Atos de Navegação

7 A República de Cromwell (1649 – 1658)
Guerra contra a Holanda (1652 – 1654): vitória da Inglaterra (supremacia naval). Desenvolvimento da Marinha e do Capitalismo (aceleração dos enclousures). 1658: morte de Oliver, seu filho, Ricardo Cromwell assume o poder, porém, sem a habilidade enfrenta nova guerra civil no país, que acaba com a sua derrota e recoloca os monarquistas no poder (Restauração).

8 Restauração STUART (1660 – 1688)
Carlos II (1660 – 1685). Anglicano, pró-católicos. Aproximação com a França. 1666/65: enfrentou uma epidemia de Peste Negra e um grave incêndio. Dissolveu o Exército Modelo de Cromwell. Dois grupos se formaram no Parlamento: Partido Tory ( Partido Conservador) e o Partido Whig (Partido Liberal). 1683: Parlamento foi novamente fechado pelo rei. 1688: morte de Carlos II.

9 Jaime II (1683 – 1688) Irmão de Carlos II , duque de York e católico.
Tentativa de restabelecer o Absolutismo e a restituição do Catolicismo. Apoiado por Luís XIV (França). Parlamento temeroso com a restituição do Catolicismo ofereceu a coroa a Guilherme de Orange (Holanda), casado com Maria Stuart, filha mais velha e protestante de Jaime II. Em troca, pediu o Parlamento livre e a manutenção do Anglicanismo.

10 Revolução Gloriosa (1688-1689)
1688: Guilherme de Orange foi para a Inglaterra com seus exércitos e Jaime II fugiu para a França. 1689: Guilherme III (na Inglaterra) acatou ao Bill of Rights (Declaração dos Direitos), através do qual o Parlamento decidia sobre impostos, garantia a propriedade privada, as liberdades individuais e dividia o poder com o Rei. O Anglicanismo foi definido como religião oficial.

11 Rei reina, mas não governa.
Conclusão O processo revolucionário na Inglaterra permitiu o fim do Absolutismo. A burguesia assumiu o poder por meio do Parlamento. Monarquia Parlamentar: poder Executivo (rei ) passa a ser controlado e moderado pelo Legislativo (parlamento). Rei reina, mas não governa. Implantação gradual do Liberalismo econômico (Banco da Inglaterra, Tesouro Nacional).


Carregar ppt "Revolução Inglesa Definição: movimento político, militar e religioso que pôs fim ao Absolutismo na Inglaterra instalando naquele país a primeira Monarquia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google