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TRABALHO DE TGA- I Administração da Qualidade Cleiton de Matos.

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Apresentação em tema: "TRABALHO DE TGA- I Administração da Qualidade Cleiton de Matos."— Transcrição da apresentação:

1 TRABALHO DE TGA- I Administração da Qualidade Cleiton de Matos

2 Administração da Qualidade: Introdução Qualidade: é uma palavra que faz parte do dia-a-dia e desempenha papel importantes em todos os tipos de organização e em muitos aspectos da vida das pessoas. Na administração, o enfoque da qualidade nasceu para resolver, em primeiro lugar, o problema da uniformidade. A expansão da produção de massa, que utiliza e produz grandes quantidades de peças virtualmente idênticas, inspirou os estudos dos primeiros especialistas da qualidade industrial.

3 Administração da Qualidade: Principais Autores  WILLIAM EDWARDS DEMING  SHEWHART, DODGE E ROMIG;  ARMAND V. FEIGENBAUM;  JOSEPH M. JURAN;  KAORU ISHIKAWA.

4 Administração da Qualidade: W. EDWARDS DEMING – O Pai da Qualidade  Centraliza sua filosofia nos recursos humanos da empresa;  Enfatiza que o homem é o componente mais importante na definição do destino da organização. William Edwards Deming

5 Administração da Qualidade: O MÉTODO DEMING DE ADMINISTRAÇÃO: a visão de um mundo melhor  Organização quando cria uma identidade, uma estrutura.  Precisa ser organizada e administrada por meio de processos ou por instrumentos eficazes.  Aplicação de novos princípios e filosofia, uma ser aplicada seria filosofia da qualidade.

6 Administração da Qualidade: Os 14 Pontos de Deming 1.Estabelecer constância de finalidade para melhorar o produto e serviço; 2.Adotar a nova filosofia; 3.Acabar com a dependência da inspeção em massa para garantir a qualidade; 4.Cessar a prática de avaliar as transações apenas com base nos preços; 5.Melhorar sempre e constantemente o sistema de produção e serviços;

7 Administração da Qualidade: Os 14 Pontos de Deming 6.Instituir o treinamento e o retreinamento; 7.Ponto Adotar e instituir a liderança; 8.Afastar o medo, de modo a que todos possam trabalhar eficazmente na empresa; 9.Romper as barreiras entre os diversos setores de pessoal; 10.Eliminar slogan, exortações e metas para os empregados; 11.Suprimir as cotas numéricas;

8 Administração da Qualidade: Os 14 Pontos de Deming 12.Remover as barreiras ao orgulho da execução; 13.Instituir um sólido programa de formação e auto-desenvolvimento; 14.Agir no sentido de concretizar a transformação.

9 Administração da Qualidade: Demais Autores da Administração da Qualidade  SHEWHART, DODGE E ROMIG;  ARMAND V. FEIGENBAUM;  JOSEPH M. JURAN;  KAORU ISHIKAWA.

10 Administração da Qualidade: Eras da História da Qualidade ERA DA INSPEÇÃO Observação direta do produto ou serviço pelo fornecedor ou consumidor Produtos e serviços inspecionados um a um ou aleatoriamente ERA DA INSPEÇÃO Observação direta do produto ou serviço pelo fornecedor ou consumidor Produtos e serviços inspecionados um a um ou aleatoriamente ERA DO CONTROLE ESTATÍSTICO Observação direta do produto ou serviço pelo fornecedor, ao final do processo produtivo Produtos e serviços inspecionados com base em amostras ERA DO CONTROLE ESTATÍSTICO Observação direta do produto ou serviço pelo fornecedor, ao final do processo produtivo Produtos e serviços inspecionados com base em amostras ERA DA QUALIDADE TOTAL Produtos e serviços definidos com base nos interesses do consumidor Observação de produtos e serviços durante o processo produtivo Qualidade garantida do fornecedor ao cliente ERA DA QUALIDADE TOTAL Produtos e serviços definidos com base nos interesses do consumidor Observação de produtos e serviços durante o processo produtivo Qualidade garantida do fornecedor ao cliente

11 Administração da Qualidade: FERRAMENTAS DA QUALIDADE Por que as ferramentas? Um caminho lógico e gradativo para identificar e solucionar problemas que utilizam, em cada fase, ferramentas apropriadas.

12 Evite armadilhas O hábito de disciplinar a busca de soluções, com ferramentas adequadas, evita uma série de armadilhas muito comuns nas decisões do quotidiano: Ferramentas da Qualidade:

13 Armadilhas - concluir por intuição: ir direto à solução do problema sem analisar os ângulos da questão, sem explorar outras alternativas; 1- concluir por intuição: ir direto à solução do problema sem analisar os ângulos da questão, sem explorar outras alternativas; 2- decidir pelo caminho mais curto: desprezar dados e fatos fundamentais, por pressa ou dificuldade em obtê-los; Ferramentas da Qualidade:

14 Armadilhas 3- dimensionar mal o problema: muitas vezes, a solução encontra-se em esfera superior de decisão - fora do controle da empresa - ou depende de negociações em outras esferas, pois não são da competência do grupo encarregado de resolver a questão; 4- contentar-se com uma única solução: insistir na solução encontrada, tentar justificá-la, passando por cima de objeções, dificuldades e custos; Ferramentas da Qualidade:

15 Armadilhas 5- isolar-se com o problema: não consultar pessoas-chave para a solução e nem aquelas que serão responsáveis pela implementação da decisão; 6- desprezar os detalhes: encontrar a solução sem aprofundar sua viabilização, com o planejamento dos recursos financeiros, humanos e materiais. Ferramentas da Qualidade:

16 Brainstorming É a grande percursora e, provavelmente, a mais conhecida das técnicas de geração de idéias. Foi originalmente desenvolvida por Osborn em 1930. Ferramentas da Qualidade:

17 O brainstorming é baseado em dois princípios e quatro regras básicas. O primeiro princípio é o da suspensão do julgamento, o que requer esforço e treinamento. Dos dois tipos de pensamento humano, o criativo e o crítico, usualmente predomina o último (Osborn, 1962). Assim, o objetivo da suspensão de julgamento é o de possibilitar a geração de idéias, sobrepujando o pensamento de julgar e criticar. Só após a geração das idéias consideradas suficientes, é que se fará o julgamento de cada uma. Ferramentas da Qualidade:

18 O segundo princípio do brainstorming sugere que quantidade origina qualidade. Quanto maior o número de idéias geradas, maior será a possibilidade de encontrar a solução do problema. Maior será também o número de conexões e associações a novas idéias e outras soluções. Ferramentas da Qualidade:

19 Também conhecido como Diagrama Espinha de Peixe (por seu formato) e Diagrama de Ishikawa (Kaoru Ishikawa - quem o criou), foi desenvolvido para representar a relação entre o "efeito" e todas as possíveis "causas" que podem estar contribuindo para este efeito. O efeito ou problema é colocado no lado direito do gráfico e as causas são agrupadas segundo categorias lógicas e listadas à esquerda. DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO Ferramentas da Qualidade:

20 Ele é desenhado para ilustrar claramente as várias causas que afetam um processo por classificação e relação das causas. Para cada efeito existem seguramente, inúmeras categorias de causas. As causas principais podem ser agrupadas sob seis categorias conhecidas como os "6 M": Método, Mão-de-obra, Material, Meio Ambiente, Medida e Máquina. Nas áreas administrativas talvez seja mais apropriado usar os "4P": Políticas, Procedimentos, Pessoal e Planta (arranjo físico). Estas categorias são apenas sugestões, é possível utilizar outras que ressalte ou auxilie as pessoas a pensar criativamente. Ferramentas da Qualidade: DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO

21 MATERIAIS METODO MEDIDAS QUALIDADE CAUSAS EFEITO MÃO DE OBRA MAQUINA MEIO AMBIENTE DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO Ferramentas da Qualidade:

22 O QUÊ ? COMO ? QUEM ? QUANDO ? PORQUÊ ? VERIFICADO ? PLANO DE AÇÃO 5W1H Ferramentas da Qualidade:

23 Ciclo de Controle do PDCA (Plan, Do, Check e Action) AÇÃO CORRETIVA PLANEJAR (definir objetivo, meta e método) DESENVOLVER (treinar e implantar) CHECAR Objetivo Meta Método P D Treinar Implantar C A Ferramentas da Qualidade:

24 1 2 3 4 5 ? IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA OBSERVAÇÃO ANÁLISE PLANO DE AÇÃO AÇÃO VERIFICAÇÃO O BLOQUEIO FOI EFETIVO ?? PADRONIZAÇÃO CONCLUSÃO Definir o Problema e reconhecer sua importância Investigar as caracter. específicas do Problema com uma visão ampla e sob vários pontos de vista Descobrir a Causa Fundamental Elaborar um plano com ações para bloquear a Causa Fundamental Bloquear a Causa Fundamental Verificar se o bloqueio foi efetivo Prevenir contra o reaparecimento do Problema Recapitular todo o processo de solução do Problema para trabalho futuro N S 6 7 8 P P D D C C A A Fase Objetivo

25 NORMAS

26 Normas:

27 NORMAS ISO O QUE É ISO? QUAL A IMPORTÂNCIA DA ISO? A ISO COMO SISTEMA RACIONAL DE TRABALHO PREMISSAS BÁSICAS A EMPRESA DEVE OPERAR BASEADA EM UM SISTEMA E NÃO NO HOMEM, EMBORA O HOMEM SEJA UM FATOR IMPORTANTE DO SISTEMA! TUDO O QUE É FEITO E COMO É FEITO DEVE ESTAR POR ESCRITO, E TUDO DEVE SER FEITO COMO ESTÁ ESCRITO!Normas:

28 Normas:

29 Normas:

30 Normas:

31 Normas:

32 Normas:

33 A série de normas ISO 9000 foram elaboradas em meados dos anos oitenta com objetivo de criar e gerenciar Sistemas da Qualidade de forma padronizada em todo o mundo. São sistemas bem definidos a serem utilizados a fim de alcançar níveis consistentes de produtos ou qualidade em serviços. SIGNIFICADO DAS NORMAS ISO 9000Normas:

34 A ISO 9001 é o documento que possibilita a organização planejar o seu sistema da qualidade com intuito de atender os requisitos internacionais. Pode ser utilizada pelo cliente para critérios de seleção e como base de auditoria de fornecedor. O certificado ISO 9001 atesta que o Sistema da Qualidade de uma organização está em conformidade com os requisitos da norma selecionada. O certificado ISO não certifica produto e sim o sistema da qualidade. UTILIZAÇÃO DA NORMA ISO 9001Normas:

35 É um conjunto de requisitos comuns para sistemas da qualidade automotiva, cuja base é a ISO 9001:2000. Tais requisitos, somados àqueles específicos de cada montadora. Desenvolvida pelo International Automotive Task Force (IATF) em conjunto com a ISO, a TS 16949 engloba os padrões de sistema da qualidade descritos a seguir: A NORMA ISO TS 16949:2002Normas:

36 IO S QS 9000 GM Ford Chrysler Cat Inc Volvo Komatsu VDA 6.0 M. Benz (DC) BMW Volkswagem Audi Opel (GM) AVSQ Fiat EAQF Renault Peugeot - Citroen Normas:

37 BENEFÍCIOS COM A ISO TS 16949 Melhoria da qualidade de produtos e processos; Confiança adicional nos fornecimentos globais; Reavaliação dos recursos do fornecedor para a melhoria da qualidade; Enfoque comum do sistema da qualidade na cadeia de fornecimento para o desenvolvimento e consistência de fornecedores e subcontratados; Redução de múltiplas certificações das empresas.Normas:

38 A era da qualidade do produto está a dar lugar à da qualidade do produtorNormas:

39 SA-8000 – Responsabilidade Social O que significa Responsabilidade Social Responsabilidade Social Responsabilidade Social é um termo amplo, complexo, dinâmico, com significados diferentes em contextos diversos, concebido como uma resposta do mundo dos negócios para um conjunto de fatores operacionais que afetam as diferentes partes interessadas de uma organização. Partes Interessadas  Os funcionários  A comunidade  Organizações governamentais  Organizações não governamentais  A direção da empresa  Seus proprietários e  Acionistas

40 Norma SA-8000 - Definição Social Accountability SA-8000 (Responsabilidade Social SA 8000) é uma norma mundial verificável para administrar, auditar e certificar a colaboração com as questões envolvendo o ambiente de trabalho. A SA-8000 é uma norma internacional de avaliação da responsabilidade social que existe para empresas fornecedoras e vendedoras Traz todos os requisitos e a metodologia de auditoria para uma correta avaliação das condições do local de trabalho É o primeiro padrão global de certificação de um aspecto da responsabilidade social das empresas Tem como foco a garantia dos direitos dos trabalhadores envolvidos em processos produtivos

41 Requisitos que compõem a SA-8000 8000 SA Trabalho Infantil Trabalho Forçado Segurança e Saúde no Trabalho Liberdade de Associação e Direito à Negociação Coletiva Discriminação Práticas Disciplinares Horário de Trabalho Remuneração Sistemas de Gestão

42 “ Só se pode fundar uma paz universal e duradoura com base na justiça social ” (OIT) Comentários - Conclusão Façamos a nossa parte... Os céticos dizem: “O que um gestor ou empresa pode fazer acerca de questões altamente sociais como o trabalho infantil e a discriminação?” Margareth Mead escreveu: “Nunca duvide que um pequeno grupo de cidadãos de fato interessados possa mudar o mundo. Na verdade, são todos juntos que poderão conseguir esta façanha.”

43 Administração da Qualidade: Custos da Qualidade

44 Administração da Qualidade: Custos da Não-Qualidade

45 Administração da Qualidade: Prêmios da Qualidade  PRÊMIO DEMING;  PRÊMIO BALDRIGE;  PRÊMIO EUROPEU.

46 Administração da Qualidade: Conclusão Numa Empresa deve-se desenvolver um espírito de qualidade, a partir da alta administração, para que através de sensibilização e treinamento todas as pessoas envolvidas no processo contribuem para o alcance do objetivo principal da empresa, que é a sobrevivência. As empresas só sobrevivem no mercado se tiverem competitividade em relação a preço de venda, assistência técnica e uma boa qualidade de seus produtos.


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