A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO DE LEITURA – O MUNDO CABE EM UM LIVRO X SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO À DOCENCIA E VII ENCONTRO INTEGRATIVO DO PIBID/UFRN UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO DE LEITURA – O MUNDO CABE EM UM LIVRO X SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO À DOCENCIA E VII ENCONTRO INTEGRATIVO DO PIBID/UFRN UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO."— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO DE LEITURA – O MUNDO CABE EM UM LIVRO X SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO À DOCENCIA E VII ENCONTRO INTEGRATIVO DO PIBID/UFRN UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE Ana Clarissa Viana DUARTE (UFRN) Fernando Laerty Ferreira da SILVA (UFRN) Geane da Silva SANTANA (UFRN) Orientadora: Prof.ª Leidivânia Mendes de Araújo Melchuna 1. INTRODUÇÃO Este trabalho tem por objetivo relatar as experiências, destacando os pontos positivos e negativos, vivenciados em sala de aula e para isso, tomamos por base as perspectivas de Dallabona e Mendes (2004), que apontam que “o lúdico serve como um meio pedagógico que envolve o aluno nas tarefas da sala de aula”. Assim, foi desenvolvido o Projeto de Leitura - O mundo cabe em um livro. Essa proposta foi elaborada pela Prof.ª Leidivânia Mendes de Araújo Melchuna em parceria com o Pibid de Língua Portuguesa da UFRN, sendo aplicado em uma turma do 9º ano, turno vespertino, da Escola Estadual Professor José Fernandes Machado na cidade de Natal. Para atender a proposta do Projeto, foram trabalhadas quatro obras literárias e, partir da leitura desses livros, foram abordados os seguintes gêneros: seminário, sinopse, debate e, por fim, o teatro. Dessa forma conseguimos despertar o prazer e o hábito da leitura nos alunos, assim como desenvolver habilidades necessárias para uma leitura e escrita significativas.. 2. MATERIAL DE ANÁLISE: 3.2 Metodologia: Partindo da teoria de Belane Melo, que afirma: “o lúdico é uma ferramenta pedagógica que facilita o desenvolvimento da criatividade, autonomia e iniciativa dos aprendizes”, foi feita a inserção dessa metodologia em sala de aula, buscando aumentar a interação dos alunos. Dentro dessa estratégia e visando atender os objetivos do projeto, foi realizada uma visita, dos alunos envolvidos, à feira da Cientec, onde esses tiveram a oportunidade de assistir à uma peça teatral e, em seguida, participar de uma roda de conversa com os atores, conduzida por dinâmicas. Esse primeiro momento motivou os alunos a uma participação mais significativa e qualitativa, principalmente, no tocante a peça teatral. Para dar suporte, teórico e prático, aos alunos envolvidos na elaboração desse gênero dramático, houve uma interdisciplinaridade com o Pibid de Teatro. Essa interação proporcionou aos discentes aperfeiçoamentos quanto aos detalhes imprescindíveis para obter êxito na conclusão do projeto. 4CONSIDERAÇÕES FINAIS. No processo de execução do projeto não houveram interrupções nem mudanças no planejamento. Essa constatação vem provar que houve interação e participação dos alunos no decorrer de todo o trabalho, ou seja, por meio do lúdico foi possível proporcionar um ambiente favorável para a construção do conhecimento no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, comprovamos nesse projeto que “o lúdico é uma estratégia insubstituível para ser usada como estímulo na construção do conhecimento humano e na progressão das diferentes habilidades operatórias, além disso, é uma importante ferramenta de progresso pessoal e de alcance de objetivos institucionais” (SANTOS, Élia Amaral do Carmo). 3. ANALISE DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO 3.1 Gêneros e objetivos A sequência acima ilustrada, teve como finalidade desenvolver nos alunos do ensino fundamental o interesse pela leitura, bem como, capacitá-los a desenvolver um senso crítico, mediante as temáticas abordadas em cada livro. A escolha desses gêneros não se constituiu de forma aleatória, uma vez que o seminário foi trabalhado com o objetivo de apresentar o enredo e a temática de cada obra. Pensando na possibilidade de uma peça teatral, a sinopse foi empregada visando a elaboração de um folder. Dando continuidade a sequência, o debate veio ilustrar as problemáticas e os sentimentos, fortemente, presentes nas obras. Por fim, a peça, desenvolvida por eles no decorrer de todo processo conclui o ciclo do Projeto. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: SANTOS, Élia Amaral do Carmo. http://need.unemat.br/4_forum/artigos/elia.pdfhttp://need.unemat.br/4_forum/artigos/elia.pdf DALLABONA, Sandra Regina. MENDES, Sueli Maria Schimitt. “O lúdico na educação infantil: jogar, brincar, uma forma de educador” In: Revista de divulgação técnico-científica Vol. 1 n. 4 - jan.-mar./2004. MELO, Belane Rodrigues de. A importância da brincadeira como recurso de aprendizagem.s/d. PIAGET, J. A Formação do Símbolo na Criança: imitação, jogo e sonho, imagem e Representação. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. SeminárioSinopseDebateDrama Competência Crítica e Literária.


Carregar ppt "PROJETO DE LEITURA – O MUNDO CABE EM UM LIVRO X SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO À DOCENCIA E VII ENCONTRO INTEGRATIVO DO PIBID/UFRN UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google