A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise do consumo de fast food por adolescentes e suas influências, Escola Móbile, São Paulo Ana Luiza Makul; Beatriz Soares; Bruno Garrubbo; Pedro Duarte.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise do consumo de fast food por adolescentes e suas influências, Escola Móbile, São Paulo Ana Luiza Makul; Beatriz Soares; Bruno Garrubbo; Pedro Duarte."— Transcrição da apresentação:

1 Análise do consumo de fast food por adolescentes e suas influências, Escola Móbile, São Paulo Ana Luiza Makul; Beatriz Soares; Bruno Garrubbo; Pedro Duarte Perguntas de investigação Será que os alunos que mais consomem fast food apresentam pior desempenho escolar? Será que o consumo de fast food a 5 anos atrás era menor do que hoje? Resumo metodológico: Os dados desta pesquisa foram coletados dos dias 09/09 a 20/09 de 2013. As entrevistas se basearam em um pequeno questionário com 3 perguntas e foram abordados 25 alunos de cada classe (A, B, C e D) do 8º ano da escola Móbile, totalizando 100 alunos amostrados para o estudo com relação ao consumo de fast food por adolescentes. Além disso, abordamos também uma nutricionista que nos falou um pouco sobre o consumo exagerado deste tipo de alimento, dentre outras informações. Resultados Gráfico 1: Número de recuperações pegas pelos alunos do 8º ano da Escola Móbile que consomem fast food de 1 a 4 vezes ao mês (74% da amostra total) Gráfico 2: Número de recuperações pegas pelos alunos do 8º ano da Escola Móbile que consomem fast food mais de 4 vezes (26% da amostra total) Fast Food é o nome dado às refeições que podem ser rapidamente preparadas e servidas. É muito associado à comida vendida em lojas de grandes redes de alimentação (normalmente rica em gorduras e açúcares), ainda que outros exemplos sejam alimentos prontos e congelados, pastéis e pizzas, além de que refeições desse tipo podem ser vendidas também em restaurantes. Este trabalho pretende, basicamente, avaliar algumas características do consumo desses alimentos entre adolescentes. Imagem: refeição do tipo fast food

2 Gráfico 3: Número de alunos do 8º ano da escola Móbile que consomem fast food de acordo com diferentes frequências mensais (o gráfico considera 100% da amostra). Conclusões Com base nos dados coletados podemos concluir que os alunos que consomem muito fast food não apresentam, de modo geral, desempenho escolar pior do que aqueles que consomem menos deste tipo de alimento. Isso por que, podemos observar que não há uma mudança significativa no percentual de alunos que não pegaram recuperação (ou no número de recuperações pegas) daqueles que comem fast food com alta frequência (mais de 4 vezes) para aqueles que consomem esse tipo de alimento com frequência menor. Além disso, segundo a nutricionista, Giovana Saab Tormena, não existe relação direta entre o consumo desses alimentos e o desempenho escolar. Considerando a segunda pergunta científica, podemos ver que, comparando os dados do gráfico 3 e as informações da pesquisa “Consumo de lanches de Fast Food entre adolescentes de 14 a 18 anos em escola pública e privada de Pelotas – RS”, não houve um aumento significativo na principal frequência em que os adolescentes amostrados em cada pesquisa consomem/consumiam fast food. A frequência que prevaleceu entre os alunos em ambas pesquisas foi de 2-3 vezes/mês. Porém, a comparação foi feita com os dados obtidos por trabalhos que tinham entre si muitas variáveis e os resultados não são, portanto, muito significantes, mesmo existindo a possibilidade de que em um período de aproximadamente 5 anos tal consumo não tenha realmente aumentado. Ainda assim, segundo a nutricionista, atendência é que a ingestão de lanches desse tipo seja cada vez mais frequente, tanto por adolescentes como por adultos, devido ao acúmulo de tarefas diárias que levam as pessoas a buscar alimentação rápida como forma de ganhar tempo. Dados obtidos a partir da pesquisa “Consumo de lanches de Fast Food entre adolescentes de 14 a 18 anos em escola pública e privada de Pelotas – RS” (realizada em outubro de 2007): Segundo essa pesquisa, a frequência que de consumo de fast food que prevaleceu entre o total de adolescentes amostrados (172 adolescentes) foi de 2-3 vezes/mês. Fontes de informação/Referências bibliográficas: http://www.ufpel.tche.br/cic/2009/cd/pdf/CS/CS_01661.pdfhttp://www.ufpel.tche.br/cic/2009/cd/pdf/CS/CS_01661.pdf (pesquisa usada como referência); http://www.significados.com.br/fast-food/http://www.significados.com.br/fast-food/; http://candostreet.com/blog-parents/2011/10/3083/http://candostreet.com/blog-parents/2011/10/3083/ (imagem); Entrevista com a Dra. Giovana de Godoy Saab Tormena, Nutricionista, CRN 6947.


Carregar ppt "Análise do consumo de fast food por adolescentes e suas influências, Escola Móbile, São Paulo Ana Luiza Makul; Beatriz Soares; Bruno Garrubbo; Pedro Duarte."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google